27 julho 2011

Resenha: Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks


Titulo Original: A Walk To Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não é por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos...

"Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço. Esta é a minha história - e prometo contar tudo. No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei." - Landon Carter.

Resenha:  Hoje trago para vocês a resenha de um dos recentes lançamentos da editora Novo Conceito que é o livro "Um Amor para Recordar" do meu querido autor Nicholas Sparks. Antes de ter lido o livro eu vi o filme, várias vezes por sinal, e me emocionei muito com a história linda de Landon e Jamie. O livro é narrado na primeira pessoa pelo personagem Landon Carter que se lembra de sua vida há anos atrás quando tinha 17 anos e sua vida foi mudada completamente. Ele é filho de um homem influente e quase não o vê. É considerado um bad boy irresponsável por muitos, inclusive pelo pastor Hegbert Sullivan. Jamie é filha do pastor e é uma adolescente considerada estranha por muitos na escola e que carrega sua bíblia sempre consigo, fazendo o bem para as pessoas por onde quer que passe.

Me decepcionei com o livro. Não que ele seja ruim, a história é encantadora, mas acho que esperava mais. O filme é maravilhoso, me emociona e realmente me toca, mas o livro não conseguiu chegar a isso. Sem contar que a história contada no filme é um pouco diferente no livro e é a mais tocante na minha opinião. Outra coisa também foi que senti falta da famosa frase no filme que jurava que teria no livro também, mas infelizmente não apareceu. "Nosso amor é como o vento. Não posso vê-lo, mas posso senti-lo."

A capa do livro não é bonita. Pelo menos eu não achei. Se esse não fosse um livro do Sparks e eu não tivesse interessada em lê-lo por causa do filme, acho que não chegaria a querê-lo justamente por causa da capa. Sim, eu fico com um pé atrás quando se trata de uma capa que não me agrada. É, eu quase sempre julgo pela capa!

Tanto o livro quanto o filme tratam muito sobre a fé em Deus, a crença que temos nEle e os planos que Ele reserva para cada indivíduo. Isso foi retratado de uma forma muito bonita fazendo-me refletir também sobre até que ponto a fé pode nos levar.

Uma característica dos livros de Sparks que acabo de reparar é o fato de sempre ser narrada, na maioria das vezes, pelo personagem principal quando mais velho. Eu até gosto desse tipo de história, acho que a torna mais interessante pelo fato do próprio personagem poder avaliar suas atitudes e escolhas do passado.

Por mais que não tenha gostado tanto do livro, é uma leitura que recomendo por ser agradável e encantadora, ao seu jeito. Já o filme, para quem ainda não assistiu, assista!

"O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (Carta aos Coríntios)


13 comentários:

  1. Aaah! Eu PRECISO ver esse filme! Hahaha! :P
    Eu, juro para você, gostei mais de Um Amor para Recordar do que Querido John, mas depois que li sua resenha, me bateu uma mega vontade de assistir ao filme! ^^

    Vou ver se acho por aqui, aliás, o Trailer me chamou a atenção! :)


    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro ;)

    P.S.: Eu escrevi aquela história sim... Gosto de escrever! Mas coisas pequenas, não livros... Hehe! :P

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias opiniões contraditórias sobre esse livro, o que só reforça minha vontade em lê-lo e ver o que eu acho!
    Não acredito que não tem essa frase, é uma das mais lindas de todas! Jurava que teria no livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu até gostei do livro sabe?
    O filme eu já tinha assistido antes, e realmente o livro não tem nem metade da emoção do filme. Achei o filme mais completo e tbm prefiro ele ao livro, mas achei que algumas coisas do livro meio que complementam com o filme, sei lá. E essa é muito estranha mesmo.

    Sobre o Glee, foi uma promoção do twitter que tinha que mandar frases sobre Glee ;)

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Naty, não poderia haver opiniões mais opostas sobre esse livro do que as nossas...
    não sei o que acontece, parece que ninguém gosta do livro e ama o filme...
    Deve ser pq eu já fui ler o livro preparada para o que estava por vir, sabendo que seria totalmente diferente do filme, que focaria muito mais na doença dela e li o livro abstraindo totalmente qualquer ideia pré-estabelecida pelo filme...
    Creio que esse seja o segredo, tentar esquecer que os dois são a mesma história, e tentar deixar de lado as comparações enquanto se está lendo pelo menos para não haver decepções, e pensar nas semelhanças e diferenças só depois...
    Porque eu fiz isso e amei o livro, o achei tocante, profundo, mostrando o amor dele de uma forma tão pura que me fez chorar rios..
    Mas, opiniões são opiniões

    bjuss ^^

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler este livro!

    O filme é um dos meus favoritos!



    Te indiquei pra um MEME!

    http://livroseatitudes.blogspot.com/2011/07/selos-e-memes-10.html

    Beeijos!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do livro, mas não foi aqueeeela coisa. Achei o filme mais tocante, mas enfim UASHAUSHAU foi um bom livro (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Até hoje eu não li nenhum livro do Nicholas Sparks, mas já assisti o Amor para Recordar e Diário de uma Paixão. Até gosto dos filmes, mas não tenho interesse nos livros dele, e ele adora um fim triste, hahah.

    muito boa a sua resenha,
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro e não vejo a hora de lê-lo! Amo a história desse casal! O filme é perfeito =~
    Ótima resenha ;)

    bjs
    www.desejoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente AMO o filme! É realmente perfeito, choro todas as vezes que assisto :'(
    Eu também não gosto muito dessa capa, podiam ter arranjado uma imagem melhor... mas enfim.
    beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Awn, esse filme é lindo! Simplesmente tocante. Não tem uma vez que eu não chore assistindo. Vo segurando, segurando, aí chega a cena da estrela e eu desabo hahaha.
    Puxa, não sabia que o livro seria assim. Achei até que seria ainda mais emocionante que o filme. Mas acho que é de praxe mudarem os livros do Sparks. Já viu e leu Querido John? Mas nesse caso o filme foi uma decepção. Pelo menos pra mim. hahaha.
    Ótima resenha, boa dica.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Ah, é tão ruim se decepcionar com um livro, não é mesmo? Também aconteceu isso comigo já com o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li, mas fazer o que né :S Enfim, sua resenha ficou ótima :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  12. gosto dos livros dele,mas sao tao tristes...
    esse eu só vi o filme e nao quero ler o livro nao, se nao vou chorar,hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente me decepcionei com esse livro tambem, só o comprei por que eu AMO o filme vi incontáveis vezes. Tambem senti saudade da famosa frase do livro, por causa dele nunca mais assisto um filme que tenha se baseado em livros antes de ler o livro pq em geral vc se decepciona com o filme, mas nesse caso não parabéns aos produtores desse filme pq fizeram um trabalho magnifico, e claro parabens pra vc tambem resenha maravilhosa

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo