06 agosto 2011

Resenha: Mémorias de uma Gueixa - Arthur Golden



Título original: Memoirs of a Geisha
Autor: Arthur Golden
Editora: Imaco

Sinopse: É um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens. 

Resenha: Mémorias de uma Gueixa é com certeza um dos livros mais fascinantes que li. Não só por sua riqueza e conhecimento na cultura japonesa, mas também pela descrição da vida e cotidiano de uma gueixa. O autor conseguiu retratar todos os acontecimentos de forma bem realista, fazendo que realmente pudesse sentir o que a personagem queria passar. O livro se trata da história de Sayuri (seu nome de gueixa, no livro) que é vendida pelo pai pescador juntamente com a irmã quando tinha apenas 7 anos de idade. A história se passa em Kioto, Japão e ocorreu antes, durante e depois da 2ª Guerra Mundial.

Sayuri passa de uma simples garotinha filha de um pescador, para uma das gueixas mais famosas do Japão. Suas aventuras quando ainda criança, sua vida após se tornar gueixa e todas as suas ações e atitudes são retratadas no livro. É como se tivesse viajado para a Japão e conhecido um pouco sobre a cultura e comportamento das gueixas.

O final da história me deixou um pouco surpresa, não era o que eu esperava exatamente como o fim para aquela história, havia me afeiçoado á alguns personagens que achei que foram meio esquecidos no fim do livro. Apesar de tudo o livro é perfeito e é uma leitura bastante agradável.

Quanto ao filme originado do livro eu não o assisti ainda, sei que muita gente já viu e a maioria fala muito bem dele, mas ainda não tive a oportunidade de vê-lo. Espero ver em breve, já que gostei do livro é capaz que também goste do filme.

O coração tem uma morte lenta. Perde-se a esperança como as árvores perdem as folhas, uma a uma. (Chiyo)

11 comentários:

  1. Eu ainda preciso ler o livro, só assisti ao filme e é realmente muito bom. Como os livros costumam ser melhores, eu definitivamente preciso assistir!
    E adoro quando um livro reúne leitura agradável ao conhecimento de uma cultura diferente!
    Só uma coisa, Naty, você escreveu "queixa" ao invés de "gueixa" hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. uma amiga minha tá lendo, bate direitinho :)

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ler esse livro. Quase comprei uma vez, acho a capa linda!
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante a história.
    Eu acho muito bacana livros que mostram um pouco da cultura de outros países.
    E esse livro tá sempre barato na próxima compra eu peço ele junto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Apesar desse livro ser tão popular ainda não li, não me chama muito a atenção. Mas creio que é um livro muito rico. Gostei de sua resenha, até me empolgou ;)
    Beijos
    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O filme é e não é fiel, viu??

    É mais romantizado, mas gostei da adaptação!

    O livro é lindo e achei bem interessante a forma como a cultura é diferente da nossa!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty :)
    Nossa eu tbm adooorei o livro, é fascinante né?

    Tem uma escrita leve, um enredo legal e uma historia linda!!

    Adorei a resenha :)

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  8. Já assistir o filme e foi para a minha lista de favoritos, é tão rico, as roupas magníficas, me deu até vontade de ter um quimono. kkkkkk Super aconselho assisti-lo, não irá se arrepender. Que pena que ainda não li o livro, ainda não tive a oportunidade. Mas a vontade de ler ele é enorme.

    http://jpabline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Quero ler! Mas... é muito triste? Receio né, não estou no clima de chorar litros mimimi

    ResponderExcluir
  10. Ah, comprei esse livro à um tempinho e acredita que até o momento ainda não tive tempo para lê-lo. No entanto adorei a sua resenha, parabéns :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é ótimo,gostei bastante...tbm nao foi realmente como eu esperava no final,mas ele é muito bom mesmo assim...
    adorei a resenha,beijos

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo