02 agosto 2011

Resenha: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Essa resenha contém spoilers do livro, esteja avisado.

Título Original: The Little Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir

Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações.O reencontro,o homem-menino.

Resenha: O livro é bem fininho, uma leitura rápida e de fácil compreensão. Li  algumas opiniões sobre ele por aí e vi muita gente discutindo sobre o livro ser ou não um livro infantil. A sinopse do livro já fala por si só, mas quero falar sobre isso. Acho que o autor do livro quis fazer o livro infantil e mostrar, através dos olhos de uma criança, coisas pequenas do dia-a-dia, valores da vida que se perdem em meio á tantas coisas do mundo. A ingenuidade da criança faz com que você perceba as coisas de uma maneira diferente e entenda a mensagem que o autor quis nos passar.

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos".

 Frases como essa acima são passagens do livro e na maioria delas você aprende a valorizar os próprios sentimentos e os sentimentos alheios. O Pequeno Príncipe mostra como uma rosa que ele cuidava com tanto carinho e que na verdade não era a única no universo, como ela disse que era, pode ser diferente de tantas outras tornando-se especial. Não é que ela tenha algo á mais, ou é melhor que as outras. Ela simplesmente se destaca por ter sido cativada pelo Pequeno Príncipe.

"Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante".

Em suas visitas á outros 'planetas' o Pequeno Príncipe tem contato com adultos. Um empresário, um geólogo, um acendedor, um vaidoso, um bêbado e um rei. Ao fim de cada uma dessas visitas ele chega á conclusão de que o adulto é um ser estranho. E realmente ao ler o livro você pára pra refletir sobre tudo isso e acaba concordando com o Príncipe. Os adultos se ligam a coisas sem importância, buscam poder inexistente e acabam por não saber dar valor áquilo que realmente importa.

Adorei o livro, me encantei verdadeiramente pela história e acho que ela traz mensagens muito bonitas. Assim que terminei de ler o livro já tive vontade de ler novamente e com certeza o farei depois. Recomendo a todos!

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

12 comentários:

  1. Eu me lembro que foi um dos primeiros livros que eu li seriamente. Meu pai comprou para mim e a gente lia juntos! Quero ler novamente e ver se eu vejo a história com outros olhos.

    Gabi - Livros & Vagalumes

    ResponderExcluir
  2. Como você, acho que o autor quis mostrar a história pelos olhos de uma criança, mas não acho que seja um livro infantil.
    Não acredito que as crianças possam compreender a fundo as mensagens que o livro passa!
    É lindo e encantador mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Naty,
    Esse livro é mesmo super lindo, né? ^^
    As passagens são maravilhosas, mas devo confessar que pelo menos na minha opinião eu não o considero muito um livro de criança... acho que ele é voltado mais para a criança dentro do adulto. Eu particularmente adorei, mas acho que se o tivesse lido quando era mais nova, talvez não tivesse gostado tanto e nem absorvido a história como o fiz depois da maturidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ahh eu quero muito ler este livro!

    Estava em dúvida sobre por qual trocar no livra livro, mas acho que agora sei!

    Beijos
    Bia | Campanha de Publicação! Participa?

    ResponderExcluir
  5. Desde quando assistir uma pesa aqui na minha cidade do livro fiquei super curiosa, ele já tá na minha enorme lista. Só ouço comentários ótimos a respeito.

    http://jpabline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não considero como um livro infantil, porque apesar de ser sobre um menino, as mensagens que o autor passa são melhor compreendidas por pessoas mais adultas.
    é um livro simples e lindo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Naty!!
    Ainda nem li este livro, acredita? É mesmo um grande clássico da literatura mundial e espero ter a oportunidade de conferir a história algum dia rs.
    Adorei a sua resenha e já estou seguindo seu blog.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Aiiin, posso chorar?? Esse liro é uma gracinhaa!

    poxa querida, parabéns pela sua parceria, fiquei super feliz. Alias, esse livro é muito legal e a autora é uma fofa, vale muito a pena!


    Beiijinhos e bom final de semana!

    http://aoinfinitoealem.com

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro quando era criança e reli a pouco tempo. Confesso que tive uma ideia bem diferente da primeira vez que li.
    Livro de criança nada! Essa história serve para muito adulto repensar suas atitudes!
    Beijos!
    http://hausofdiamonds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu adooooro O Pequeno Príncipe!
    É tudo tão profundo e tão simples ao mesmo tempo!
    O autor foi simplesmente genial!
    É um clássico! e perde horrores os que ainda não leram esse livro!

    ResponderExcluir
  11. Do primeiro a gente nunca esquece. Ganhei este livro quando tinha 10 anos e fiquei fascinado com tanta pureza e simplicidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo