13 outubro 2011

Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding


Título Original: Florence and Giles (É nesses momentos que perguntamos de onde eles tiram essas traduções de títulos)
Autor: John Harding
Editora: Leya

Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.

Resenha: Hoje trago para vocês a resenha do livro A Menina que Não Sabia Ler que li faz alguns dias. Comprei o livro especialmente pela capa que me chamou bastante atenção. E de certa forma por ter me lembrado o livro A Menina que Roubava Livros, que  eu adoro. 

O livro com a história de Florence, narrada por ela mesma. Se passa na Inglaterra no ano de 1891. Ela vive com seu irmão, Giles numa mansão e ambos são negligenciados pelo seu tutor e tio. Florence, de apenas 12 anos, vive cuidando do irmão e perambulando pela mansão até o dia em que descobre uma biblioteca proibida e se apaixona por ela. Naquela época era proibido que meninas frequentassem a escola e aprendesse a ler. Uma proibição claramente machista, mas Florence tenta aprender tudo sozinha como vemos no decorrer da narrativa.

Um livro cheio de mistérios, acerca dos quais Florence tenta sempre desvendar, protegendo o irmão a todo custo e encontrando  muitas respostas - sejam elas inventadas, ou não. Um suspense gótico incrivelmente irresistível. 

De início fiquei meio retraída para iniciar a leitura, porque algumas pessoas acharam que a história não valia a pena, mas mesmo assim decidi arriscar. E não me arrependi. Uma leitura totalmente intrigante onde você se vê ansioso para saber o que acontecerá em seguida e devo dizer, com um final que me surpreendeu bastante e deixou a desejar, mas de qualquer forma foi perfeito. Indico para todos aqueles que gostam de ler um bom livro com aquela pitada de suspense e mistério, perfeito.

15 comentários:

  1. Eu também peguei esse livro porque me lembrou A menina que roubava livros. Não sabia que esse era o título original.... Olha a criatividade do povo hein rsrs. Eu gostei bastante do livro, adorei o mistério e tudo mais!

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Olá, Naty! Como vai?
    Acho a história do livro muito interessante, essa abordagem a uma época em que o machismo era vigente, em que uma moça tentar ler sem o consentimento dos homens superiores era um desrespeito de grau altíssimo.
    Abomino tudo isso e as leituras dessas épocas sempre me fazem bem, criam uma revolução em minha mente.
    Creio que a protagonista, Florence, seja muito interessante pelo simples fato de se opor por uma causa tão nobre. Tanto que já ganhou meu respeito e atiçou minha curiosidade, duplamente.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Olha só!
    Eu não sabia que o livro tinha essa dose de suspense, achava que era algo mais drama! Também me lembra "A Menina que roubava livros" ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro, o comprei recentemente mas ainda nem peguei para folhear! Realmente ele divide opiniões mas acho que irei ser uma das que gosta da história, assim como você! Adooro suspenses góticos e acho a sinopse bem misteriosa, enigmática.. falam muito desse final e bom ou ruim, ele deve surpreender e só por isso vale a pena! ^^

    Bjão Naty!

    ResponderExcluir
  5. Ai, só o título do livro me faz querer lê-lo. Então junta com a capa e eu piro!!! haha

    Adoro suspenses. Quero ler este livro agora!!!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty,
    A capa deste livro é linda, estou louca pra ler... rs
    Amo livro de suspense, vou ver se coloco na minha fila de espera, que esta enoooorme. rs

    Beijinho
    Aninha | Eu Leitora
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ooie Naty! Tudo bem?

    Sua resenha me deixou curiosa, hein? Que bom que minha tia tem esse livro! Haha Só que acho que a capa é diferente. Não sabia que o livro tratava desse assunto em especifico e te confesso que quero (quero) lê-lo logo!! Taí, um tipo de leitura fantástica!

    Beijos

    http://so-soline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou louca pra esse livro, que já está na minha lista de leitura

    Beijo
    http://pensamentoselivros.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Ah se tem suspense eu quero ler!
    Adoro.

    Também achei a capa bem bonita, e compraria o livro por ela HAHA

    Mas nossa, acho que quando uma coisa é proibida é aí que as pessoas querem fazer mais.!
    Fiquei bem curiosa agora sobre esse livro

    Have a nice weekend!
    xoxo
    Nana - Obsession Valley :)

    ResponderExcluir
  10. Ai estou louca pra ler esse livro

    Beijo
    Bom final de semana
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  11. Eu sinto vontade de ler esse livro desde que li A Menina Que Roubava Livros e eu tinha perdido um pouco essa vontade até agora. Sua resenha reascendeu aquela vontade de ler e aquele interesse que eu tinha no livro.
    E a capa é mesmo linda!

    Beijoos Naty!
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que não gostei muito desse livro,achei muito estranho o final,não sei se é pq eu não tinha lido nada meio gótico antes :s!
    Mas também sou louca por essa capa !

    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  13. Suspense gótico hum..parece que ela é orgulhosa dura, quer aprender tudo sozinha..É bom quando eles alcançam nossas expectativas né..E parece que o título não tem nada a ver com a história.Sempre quis ler esse livro, espero poder..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  14. Nossa, ando vendo muito esse livro ultimamente. Minha amiga acabou de lê-lo e disse que é ótimo, até do final ela gostou, disse que deu um toque especial para o livro
    Acho que vou lê-lo também, mas não tão em breve :(
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Esse livro e perfeito
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo