04 outubro 2011

Resenha: O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson

O Céu Está em Todo LugarTítulo Original: The Sky is Everywhere
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida – e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda…

Resenha: "Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

Com uma escrita delicada, Jandy Nelson consegue nos emocionar e fazer-nos apaixonar por essa história arrebatadora.

Lennie Walker é uma garota de dezessete anos que perde abruptamente sua querida irmã Bailey. As duas possuíam um forte vínculo e Lennie sofre muito com essa recente perda. Ela acaba por conhecer Joe Fontaine, garoto novo da cidade, que parece não conseguir tirar o sorriso do rosto. Ele a faz voltar a viver e por breves instantes volta a ser feliz novamente. Por outro lado, Toby, o namorado de sua irmã Bailey, parece ser o único que entende o seus sentimentos e sua profunda tristeza e acima de tudo a conforta.

Dividida entre dois 'amores', Lennie se sente culpada por ainda poder sentir felicidade depois do que aconteceu e um sentimento de traição aflora dentro de si. É difícil descrever os sentimentos e atitudes de Lennie, mas é impressionante como você não só compreende os acontecimentos, como se conforta com eles e os aceita. Lennie nem de longe é uma personagem depressiva, e Jandy consegue com simplicidade repassar o sentimentos de tristeza. 

Um fato curioso do livro é as páginas em que contém as coisas que Lennie escreveu - sobre sua irmã, Joe, Toby, seus sentimentos, sua mãe, etc. - e deixou por aí, na contra capa de um livro, na parede de uma biblioteca, em um copo e em vários outros lugares inusitados simplesmente 'soltos ao vento.' São frases/trechos/poemas lindos que ela escreve e que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento da história.

Transcrever em palavras o que senti ao ler esse livro é bem difícil, acredito que muitos tiveram essa dificuldade, a simplicidade e a delicadeza da história contribuem com a emoção presente em cada página. Você se vê refletindo sobre as inquietações da personagem, consegue enxergar de forma clara como a mesma se senti, sua dor, suas dúvidas e acima de tudo se encanta por suas atitudes.

Os personagens são todos maravilhosos, cada qual com sua característica marcante, até aqueles mais secundários tem um papel importante na história e conseguem se destacar. Joe Fontaine é sem dúvida um garoto que deveria existir na vida real e de preferência bem perto de mim. 

O final da história foi o que mais gostei, acho que a autora sobre conduzi-la de maneira maravilhosa deixando o fim do livro extremamente apaixonante. A capa do livro é linda, combina perfeitamente com a história e com o título. É o tipo de livro que podemos ler e reler sem nos cansar, porque é uma leitura maravilhosamente agradável.

 "Ás vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo..."

16 comentários:

  1. Ahh este livro deve ser muito fofo!!!

    Quero muito ler mas minha lista de leitura está ENORRRRRRRME! :x

    Gostei da sua resenha e tomara que voce não fique sem internet (é horrível!).

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. ahhh eu estou louca para ler esse livro, só vejo comentários positivos sobre ele e com a tua resenha fiquei com mais vontade ainda.
    quero esse livroooo, hehe
    beijooos

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser, então, mais para o lado triste e reflexivo né? Para esse tipo de história eu preciso estar bem no "mood" para ler. Mas que bom que é um livro interessante, sutil e bom! O título e a capa são lindas, mas me deu a impressão de ser um livro mais adulto, sabe?

    Xx naty! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Naty!
    Adorei a sua resenha!
    Estou vendo muitos comentários positivos sobre este livro, inclusive recebi também este kit incrível da Novo Conceito e achei muito primoroso o trabalho deles em torno dele!
    Mal vejo a hora de poder conferir de perto a história, já está na fila de próximas leituras rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro. Adorei a capa e a textura dela e bom, eu amo histórias assim, que nos fazem pensar. Adorei a resenha!

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. oinaty
    tambem amei este livro a historia é linda
    os personagens apaixonantes principalmente o Joe ai ai
    adorei a resenha
    mil bjs

    ResponderExcluir
  7. "Ás vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo..." Profundo hein? Eu já li muita resenha positiva desse livro e cara, tenho vontade de ler, apesar de eu estar num momento "the darkness" (quero mais contos de terror e tal), eu to mto afim de saber como é essa história :D Acho interessante esses dramas de morte da família e tal, NOS LIVROS, claro!

    Beijo Naty,
    Kaká

    ResponderExcluir
  8. Já vi váaaaaarias resenhas desse livro e isso, infelizmente só aumenta a minha vontade de lê-lo!
    Amei a sua resenha, sério!
    Esse livro deve ser perfeito!

    Um beijo flor!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é mesmo muito lindo! A gente até encontra dificuldades para falar sobre um livro quando gostamos muito dele, né? :)

    Também adorei o final, ela realmente soube conduzir a história de uma maneira super interessante, não esperava mesmo uma coisinha que aconteceu (acho que você sabe do que tô falando rs)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Um livro lindo com um final melhor ainda?
    Eu com certeza quero ler!

    Espero que você não fique sem internet, Naty!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu quero muito ler esse livro e sua resenha só aumentou minha vontade!
    Parece ser aquela história linda e relaxante de se ler.
    É um livro que está na minha lista de desejados e com certeza vou dar um jeito de comprar.
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Credo, olha a greve dos correios, causando até na navegação das pessoas, credo!
    Ainda bem que a daqui chegou ontem.

    Ah nossa tema meio que polêmico né? A irmã a fim do namorado da outra, que morreu...
    Já imagino que ficarei meio com raiva do menino HAHAHA

    Adorei tua resenha, a ornamentação desse livro é linda demais.

    Cheers
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Ah, adorei a sua resenha :D
    Desde o lançamentos desse livro vi MUITOS comentário positivos sobre ele. Não vejo a hora de poder enfim lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  14. Que resenha maravilhosa, Naty! Me deixou super curiosa para lê-lo. Aliás, até hoje não vi uma resenha que falasse de modo ruim sobre o livro...
    Deve ser perfeito! Hehehe :)
    Com toda certeza será uma de minhas próximas leituras!


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Adorei a resenha! O livro parece ser uma leitura bem gostosa mesmo. :)
    O único fato que não gostei é saber que a personagem tem 17 anos... Não aguento mais essa idade nos livros! Éca! :p
    Bjss!

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto tanto desse tipo de livro meio reflexivo e dramatico. Mas acho que nao pode ser forçado e, pelo que posso perceber, ele não é nem um pouco.
    Eu comprei esses dias e espero poder lê-lo logo! Todas essas resenhas maravilhosas (como a sua) que ando vendo por ai estão me fazendo sentir cada vez mais vontade de ler o livro *-*
    Sem contar que a edição dele é linda!

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo