24 novembro 2011

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins

Se você ainda não leu os primeiros livros da série, recomendo que não leia essa resenha, pois os spoilers são inevitáveis.


Título Original: Mockingjay
Autor: Suzanne Collins 
Editora: Rocco

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Resenha: Nesse último livro da trilogia de Jogos Vorazes temos um Katniss mais madura depois de ter tido de enfrentar a arena por duas vezes. O distrito 12 não existe mais, tudo o que restou dele está reduzido a cinzas. Mas o distrito 13 está mais vivo do que nunca e querem lutar. E para isso Katniss exerce um papel importante, já que é a representação da revolução, sendo considerada 'o Tordo'. Resta apenas que ela aceite ser o símbolo de tudo isso. 

A narrativa desse livro segue a mesma dos anteriores, sendo completamente envolvente além de eletrizante. Cada capítulo era surpreendente e com acontecimentos inesperados. Foi assim por toda a leitura, quando você estava ainda a absorver um fato, vinha outro ainda mais difícil de compreender. Antes de ler o livro tive a infelicidade de ler um spoiler, que quase me desmotivou a lê-lo, mas Graças à Deus não o fiz. Nesse livro temos ainda mais crueldade do que nos primeiros da trilogia, além de ser violento e chocante. Mas apesar disso é um livro deliciosamente mágico, contém um toque único que o torna um dos melhores livros que já li.

A Esperança consegue nos fazer sentir tudo aquilo que se passa com Katniss: medo, angústia, raiva, dor, dúvidas, desejo de vingança, esperança e ao longo do livro você passa a se perguntar o que ela irá fazer, se conseguirá obter sucesso com suas atitudes e quer o tempo todo tomar partido por ela. É incrível como Suzanne conseguiu nos envolver dessa forma ao livro, transferindo todos os sentimentos de Katniss para nós, tornando a leitura do livro ainda mais prazerosa.

Esse livro me fez sentir uma mistura de sentimentos e confesso que quando terminei a leitura desse livro ainda não tinha absorvido toda a história e pensava nela a todo o momento. É difícil que não fique com ela em sua cabeça após a leitura desse livro. O final é, como todo o resto... surpreendente e inesperado.

A Esperança, como todos os outros livros dessa trilogia, é um livro que ficará marcado em minha memória e entrou para a lista de favoritos.

7 comentários:

  1. Não pude ler sua resenha, porque li apenas o primeiro livro.
    Gostei aliás, gostei bastante dele. Vou deixar para ler os outros depois do filme, assim posso ir adiantando minhas leituras. (não achei que o final do primeiro livro tenha sido tão exuberante a ponto de eu necessitar urgentemente da continuação)

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Como a Beatriz disse, eu também não pude ler toda a sua resenha, li apenas umas partes menos comprometedores, porque ainda não li nem o primeiro livro =/

    grande abraço.


    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É, eu também não pude ler a sua resenha pelo mesmo motivo da Bia. Mas eu tenho certeza que como todas as resenhas que tu faz deve ter ficado muito boa! Assim como a Bia eu também estou com vontade de assistir o filme!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Ai preciso começar logo essa série.
    Vi o trailer do filme que saiu esses dias, surte com Lenny Kravitz... preciso ler rs
    Li algumas partes da resenha e final inesperado... adógo.

    Um ótimo final de semana para você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto eu sou a primeira pessoa que leu a resenha por aqui kkk
    Já lia trilogia e realmente a narrativa da suzzane Collins precisa de um tempo pra ser absolvida! é muita coisa ao mesmo tempo.Lembro que eu precisava parar algumas vezes pra conseguir entender direito!
    Ótima resenha Naty!
    beijo!

    Brenda Lorrainy
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  6. NOSSA, LI A TRILOGIA EM 3 DIAS, PRA VOCÊ TER NOÇÃO DE COMO A HISTÓRIA ME PRENDEU! DEPOIS QUE TERMINEI DE LER "A ESPERANÇA" FIQUEI MEIO DESESPERADA PQ QUERIA CONTINUAR LENDO E NÃO TINHA MAIS NENHUMA CONTINUAÇÃO PRA LER HAHAHAHA TRILOGIA PERFEITA! =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty!!

    Como a gente já andou conversando, eu amei esse livro. Chorei litros e precisei de dois dias para me recuperar. A leitura é muito envolvente, e muito forte. Amo cada linha desse livro, a resenha ficou ótima!!!

    Gabi

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo