02 novembro 2011

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Resenha: É impossível começar essa resenha sem deixar claro que o livro é perfeito. Sei que todo mundo diz a mesma coisa, então você terá de ler para compreender o que quão verdadeira essa palavra é. Jogos Vorazes é um livro do gênero distópico, possui uma temática diferente, meio que um reality show de jogos mortais. Panem é dividida em 12 distritos e comandada pela Capital que para mostra seu poderio criando os Jogos Vorazes onde  2 integrantes de cada um dos 12 distritos devem participar. Sendo uma menina e menino de cada um deles. Ao todo temos 24 competidores e apenas 1 vencedor. 

Suzanne Collins está de parabéns por esse livro, a narrativa é deliciosa e apesar dos acontecimentos não serem nada 'interessantes' de se ler, ela conseguiu escrever de forma que não ficasse repulsivo, ou algo parecido. O mais curioso no livro é o fato de toda essa crueldade descrita acontece com crianças e adolescentes o que torna tudo ainda mais inimaginável. 

Katniss é sem dúvida uma das protagonistas mais independentes que conheço, ela sustenta a família atráves da caça e é pratica, além de ser corajosa, fato esse que podemos perceber logo nas primeiras páginas em que ela se oferece para substituir sua irmã nos Jogos Vorazes. 

Os outros personagens também são bem marcantes, como Haymitch, seu mentor que está sempre bêbado, mas se dispõe a ajudar nos jogos, a pequena Rue, que também participa Jogos e simplesmente me conquistava a cada página e Peeta - impossível não se apaixonar por ele.

O livro não deixa nada a desejar na questão do romance, já que está perfeitamente dosado para um livro de aventura e ação como Jogos Vorazes. Uma mistura de gêneros, uma história de tirar o fôlego e um final irresistível. Leiam, não irão se arrepender.

Para quem ainda não sabe o livro ganhará sua versão cinematográfica e na semana passada foram divulgados os novos posteres do filme. Foram vários, mas abaixo coloco os que mais gostei.




Na maioria dos blogs em que vi os posteres, vi gente indagando sobre o fato de Katniss está olhando para uma direção oposta aos outros, a ausência de alguns personagens e criando teorias sobre esse fato. Aqui esse site, encontrei um post falando sobre isso, leiam que é bem interessante.

11 comentários:

  1. Só li resenhas positivas! Tenho uma amiga que pega super no meu pé para eu parar de ler todos os livros que eu estou lendo (são três, kk) e ler Jogos Vorazes. A ansiedade é grande, porém terá de esperar...

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei tua resenha! E to doida pra ler esse livro a muito tempo! E você só fez aumentar u.u kkk
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou do livro!!! Lembro de quando tu disse que tinha comprado rsrs. É bom demais e vai ficando cada vez melhor!

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Apesar do que todo mundo fala, não é uum livro que me interessa.
    Eu também só tenho visto resenhas positivas dos dois livros, mais elas ainda não conseguiram me convencer.
    Gostei da sua resenha!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Jogos Vorazes!
    Foi uma das minhas melhores leituras desde Harry Potter.
    É um livro perfeito, que tem todos os elementos essenciais pra uma boa leitura.
    Mal posso esperar pra assistir o filme, acho que o Josh vai ficar perfeito como o Peeta *-*
    Amei sua resenha!
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  6. Eu quero tanto ler esse livro.Só não sou muio fã da capa. Mesmo sendo de ação é sempre bom ver um pequeno romance. quando vc diz: acontecimentos não serem nada 'interessantes' de se ler, imagino que sejam cenas de luta e violência..E quanto ela olhar em direção oposta, acho que foi pra ficar oposto de Peeta..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha Nathi!
    Jogos vorazes realmente é muuuito bom!
    Li os 3 volumes no intervalo de uma semana e fiquei doida pela série!kkk
    beeijo!
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh, Jogos Vorazes. Eu comi esse livro em menos de um dia. Comecei às 20h de um dia e acabei às 5h da manhã do outro. Eu não consegui largá-lo antes de saber exatamente o que aconteceria no final. Como ela venceria, o que aconteceria com o Peeta, quem mataria quem e como seria a hora que ela pusesse os pés do lado de fora da Arena.
    O sistema que Suzanne criou é complexo e simplesmente magnífico.
    Não tenho palavras para esse livro, de verdade. Preciso urgentemente fazer uma resenha dessa série, haha.
    E os posteres... cara, que perfeitos. Estou surtando de verdade. Todos estão beirando a perfeição, mas o da Rue é o mais perfeito. Ela olhando para baixo? Diferente de todos os outros? CARA que spoiler, mas, ainda assim, perfeito para quem já leu os livros e sabe o que acontece.
    Ótima resenha Naty! Fico feliz que você também tenha gostado tanto dessa série :)

    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. OMG!

    MAis uma apaixonada!
    Só vou ler esse livro se ganhar!
    #FATO

    Não gosto da capa! #ProntoFalei

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  10. Naty,

    eu concordo DEMAIS com a sua resenha. Ainda não resenhei o livro, mas já o li, e lembro que as observações que fiz (eu anoto coisas pra falar no blog, haha) foram bem parecidas.

    Beijinho!
    Mariana Melo do Felizvros
    www.felizvros.com

    ResponderExcluir
  11. Todos falam super bem desse livro, estou com ele aqui, mas ainda não consegui lê-lo :S
    Meu Josh é Peeta ♥ que orgulho rs'
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo