06 janeiro 2012

Resenha Dupla: Mapas do Acaso / Minha Aldeia

Ambas as resenhas são de livros da Editora Belas Letras, aproveito e agradeço imensamente pela parceira. Decidi postá-las juntas por serem bem curtinhas.


Título Original: Mapas do Acaso - 45 variações sobre um mesmo tema
Autor: Humberto Gessinger
Editora: Belas Letras

Sinopse: Neste livro, Humberto Gessinger passa o passado a limpo, resgata momentos especiais da sua intimidade desde menino e conta novas velhas histórias dos Engenheiros do Hawaii, nunca antes publicadas. De Passo Fundo a Moscou, passando por "Esparta Alegre", lembranças de um futuro que ele imaginava dão forma a essas linhas conduzidas pelos mapas do acaso. Para saber qualé a dele e da sua poesia, que é pura grandez a partir de coisas simples, é só embarcar... e seguir viagem...

Resenha: O que dizer desse livro? Eu sou super fã da banda Engenheiros do Hawaii e acredito que esse livro seja mais destinado a esse público, apesar de achar considerável que qualquer pessoa possa lê-lo desde que esteja pronto para conhecer um pouco mais sobre a banda.

Foi um livro cuja leitura fluiu facilmente, os textos de Gessinger me conquistavam a cada palavra. Não é um livro que fala apenas sobre a banda, mas sim de temas variados do cotidiano. No início de cada capítulo há 'Notas mentais para uma próxima vida' quase sempre com certo toque de humor, aliás o humor estava presente em grande parte do livro o que muito me agradou. O livro possui ilustrações, além de 45 letras ao final algumas com comentários do Humberto. Você que gosta da banda não perca tempo e pegue esse livro para ler. E você que nunca ouviu (acho difícil), ouça logo, pode gostar e parta para a leitura desse livro também.

é preciso saber de tudo
e não pensar em nada
fé cega e pé atrás
olho vivo, faro fino e tanto faz.

___________________________________________________