18 janeiro 2012

Resenha: Sala de Embarque - Marcos Mantovani

Sala de EmbarqueTítulo Original: Sala de Embarque
Autor: Marcos Mantovani
Editora: Belas-Letras

Sinopse: "Atenção, senhores passageiros: nesta Sala de Embarque, qualquer das partidas (crônicas) leva a uma viagem deveras inebriante. A decolagem está autorizada a quem interessar adquirir uma preciosa experiência literária, em que as travessias propostas por Mantovani deságuam em uma bagagem de excesso gratificante. Um volume maior de própria vida, adquirido nas rotas de cultura, arte e comportamento tão bem conjugadas e traduzidas pelo autor. Com referências de mundo absolutamente oportunas, e feeling em máximo estado de alerta, perspicácia e poesia para singelos eventos cotidianos, o desfecho de cada texto incrusta na alma do leitor o sentimento de que viver é mesmo uma viagem. Um percurso que nos cabe realizar (diferente do que rege a tradicional cartilha) com os cintos rigorosamente soltos. Vocês não poderiam embarcar numa melhor!" Dudu Oltramari, cronista.


Resenha: Não sei se já disse isso aqui no blog, mas eu gosto de livros de crônicas. Não gostava antes de ler um certo livro, mas agora gosto. E esse livro, particularmente, me conquistou.

As crônicas são sobre assuntos diversos, a primeira parte é intitulada de "Viagem, arte e literatura" onde o autor fala sobre livros em geral, obras de artes famosa que possuem certo mistério que as envolve, como A Última Ceia e faz com que nós conheçamos um pouquinho mais sobre ele mesmo. Ao longo das crônicas você consegue saber de famosos que o autor gosto e desgosta, de atitudes que ele aprova e desaprova, além de nos apresentar a certos fatos curiosos.

A segunda parte do livro se chama "Comportamento e flerte" onde o autor fala mais sobre experiências próprias sobre o assunto. Praticamente todas as crônicas escritas pelo autor possui algum tipo de referência, seja a um filme conhecido, ou a algum autor de destaque. São crônicas com certo tom de ironia e sarcasmos que eu adoro além de serem escritas de forma que você acompanha sem se sentir entediado.

Uma das crônicas que mais gostei, foi a "Livros que cantam" onde o autor faz uma breve comparação sobre filmes e livros e cita um grande clássico que é O Senhor dos Anéis. Além de muitas outras crônicas maravilhosas, claro.

Gosta de crônicas? Leia esse livro, você com certeza vai gostar. Não gosta desse tipo de livro? Leia assim mesmo, dê uma chance ao livro e talvez você se surpreenda.

Não deixem de participar da promoção que está rolando no blog!

8 comentários:

  1. Não sou muito fã de crônicas, mas gosto de ler de vez em quando.
    Prefiro as mais engraçadas rs'

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de crônicas. É um dos meus generos literários favoritos.

    Amei a sinopse e a resenha =D

    Parabéns! :)

    Beijos

    http://www.mundodaelizabeth.blogspot.com/

    @MissLizzyAngel

    ResponderExcluir
  3. Não é uma coisa que eu leio todo dia, mas eu sempre gostei bastante de crônicas *-* li várias vezes aqueles livrinhos fininhos da série "para gostar de ler" quando era mais nova HAUSHAUSHA.
    Muito boa sua resenha.
    Isabela

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty!
    Eu ADORO livros de crônicas! Acho que a leitura fica mais leve, mais fácil...
    Estava meio receosa em relação à esse livro. Estou com ele em casa e estava adiando a leitura do mesmo. Mas agora que li a sua resenha, vou lê-lo o mais rápido possível!
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de crônicas, apesar de não ser meu estilo favorito. Na verdade, já tem um bom tempo que não leio nada nesse estilo.
    Bom, parece ser bem interessante o livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!

    Sou viciada em crônicas, acho que é um dos textos mais inteligentes!
    Apesar de simples gostei tanto da capa quanto do título do livro.
    Ele é fininho, ou médio?
    beijoo

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, confesso que não amo livros crônicas, porém se for necessário leio de boa vontade. Até então nunca tinha parado para ler resenha nenhuma sobre esse livro, parece legal, no entanto não sei se leria no momento.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou fã de crônicas, mas gosto.
    Algumas são tão bem escritas que encantam mais que um livro de 400 páginas.

    Não gostei muito do assunto abordado nestas crônicas do livro, mas se surgir oportunidade, lerei.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo