23 janeiro 2012

Resenha: Um Dia - David Nicholls

Finalmente trago a resenha do livro Um Dia, que considerei como o melhor que li em 2011 na retrospectiva. Eu espero sinceramente que vocês leiam tudo, ficou meio grande, mas escrevi com o coração.


Título Original: One day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Resenha: De fato essa é a resenha mais difícil que já escrevi. Faz um longo tempo que estou parado olhando para tela e tentando pensar nas palavras apropriadas para descrever o que senti ao ler esse livro e não as encontrei. Temo que a resenha não passe a profundidade do livro da maneira que gostaria, mas se vocês não lerem o livro não saberão do que estou falando.

Primeiramente David Nicholls me surpreendeu trazendo uma narrativa completamente diferente da que estou acostumada. Todos os capítulos narram episódios de um mesmo dia - 15 de julho - mas de anos diferentes. A narração segue de 1988 quando Dexter e Emma se conhecem na noite de formatura até o ano de 2007. Isso foi um fator que influenciou e muito na minha adoração por esse livro. De início, quando ouvir falar sobre isso, imaginei que fosse ser algo um tanto quando sem nexo, porque oras, narrar uma história com alternação de um ano seria palhaçada. Mas David conduziu a história com perfeição e a intercalação entre um capítulo e o outro é maravilhosa e não lhe deixa perdida ou com a sensação de ter lido uma história mal contada. É incrível.

Como já disse Dexter e Emma se conhecem na noite de formatura e a partir daí eles constroem um belo vínculo de amizade. De início, a amizade deles não é coisa grande, mas ela vai crescendo ao longo dos anos, se desenvolvendo e amadurecendo. São amigos para o que der vier, estão sempre desabafando um com o outro, consolando e puxando a orelha quando necessário (no caso, a Em puxando do Dexter já que ele quem comete mais erros).

Emma é uma garota inteligente, tudo o que ela quer é ter seus romances publicados e sair do restaurante mexicano onde trabalha. Já Dexter acredita que a fama é tudo e decide trabalhar para uma programa de televisão e adquirir o seu sucesso. Os personagens são bem estruturados e bastante reais. Acredito que a palavra real defina bem esse livro e é o que o torna tão especial.

É inacreditável como um único livro consegue te tocar de diferentes formas. Um Dia me fez chorar, suspirar, me emocionar, rir e no fim das contas refletir, e muito! Me fez perceber o real significado daquele típica frase "Nunca é tarde para amar."

19 comentários:

  1. Oi Naty
    Estou doida por esse livro.
    Quando soube do filme me lembrou De Repente é a amor sabe. Mas vejo que é bem diferente.

    Eu não conheci ninguém na minha formatura HAHA
    mas tinhas uns cats lá.

    Ótima resenha, ah nem ficou tão grande não. Tá ótima.

    Uma ótima terça
    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse faz tempo *-* sempre ouço falar super bem, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda! HAUSHA
    Isabela

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeeeeeeeei a sua resenha flor também é impossível não gostar de alguma resenha sobre esse livro. É realmente um livro incrível é um dos melhores livros que eu já li na vida. É o tipo de livro que todo mundo deveria ler! Ameeeeei o post! Mil Beijos! (♥)
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Naty, nunca tentei fazer a resenha de Um dia pelo mesmo motivo que você teve dificuldades. É dificil transformar em palavras os sentimentos que a obra despertam no autor, mas creio que sua resenha consegue transparece-los sem grandes dificuldades! Ficou muito boa, até! Adoro Um dia e foi um dos melhores de 2011 com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está na minha estante há um tempinho!!
    Ainda não o li pq não tive tempo... mas quero muito lê-lo, e com sua resenha fiquei ainda mais curiosa!!!
    Parabéns pela resenha!! muito bem escrita!!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!
    Tudo bom?
    Eu adorei a sua resenha!
    Já estava querendo esse livro, ganhei ele de aniversário, comecei a ler, mas, desanimei.
    Tenho vista tantas resenhas positivas desse livro e com certeza darei uma nova chance para ele!
    A sua resenha não está tão longa não...
    Está linda!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Vou ter um treco.
    Em uma mesma semana devo ter lido 3 ou mais resenhas deste livro.

    EU O QUERO!!!

    Beijos e linda resenhaaa!

    Bia | www.LivroseAtitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha.
    sucessoparaseublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Naty!
    Achei linda a resenha, quero ler esse livro, achei super legal os capítulos da narrativa serem sempre dia 15 de anos diferentes.
    Gostei muito

    Beijos
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece muito bom *-*

    Eu já falei aqui o quanto estou louca por esse livro :D Não vejo a hora de compra-lo.
    Ótima Resenha! :)

    Parabéns!

    Beijos

    http://www.mundodaelizabeth.blogspot.com/

    @MissLizzyAngel

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty!
    Eu admito que nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas devido a toda essa adoração que os leitores tem, acabei cedendo, ainda não comprei, mas é um dos próximos e espero poder ler logo.
    É bom ler algo mais real, com personagens com quem a gente se identifica, que tem personalidades parecidas com a nossa.
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  12. Fico abobalhada sempre que leio uma resenha do livro. Até hoje não vi sequer uma palavra que diz algo negativo à respeito dele.
    Estou super curiosa para ler e mal vejo a hora de ir na livraria para comprá-lo!
    Bela resenha! :)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  13. Depois dessa resenha eu vou ler o livro .
    http://livroserabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi! Você ganhou um selinho de qualidade da Teen's Books. Confira! http://teens-books.blogspot.com/2012/01/selinho-de-qualidade-2.html

    Beijinhos, Equipe TB.

    ResponderExcluir
  15. Oi Naaaaty!
    Já li e assisti ao filme tb, minha opinião é meio conturbada, mas acho que Um Dia é um ótimo livro *---*
    ai, adoro o novo lay do blog, *----*
    beeijos,
    Jups | Upsagas.com

    ResponderExcluir
  16. Livros super legal . http://sucessoparaseublog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa muito boa a sua resenha :) Confesso que sou louca para ler esse livro, sempre vi ótimas criticas sobre ele, e adorei saber que ele te toca de formas diferente, particularmente gosto bastante quando um livro proporciona sentimentos contraditórios.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  18. Amo Um Dia. David é o meu autor de romances favorito sem dúvida alguma. Já li os dois livros dele lançados aqui no Brasil e estou louco para ler o terceiro.

    Beijos,
    Juan Silva.
    Asas Literárias.

    ResponderExcluir
  19. Realmente palavras não descrevem tudo o que sentimos quando lemos Um Dia é simplesmente perfeito pra mim foi uma leitura super demorada pois eu nao queria de jeito nenhum que os anos passassem (especialmente depois que Dexter e Emma se acertam) reli e enfim me emocionei muito, parabéns ótima resenha. beijos Dianna.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo