25 fevereiro 2012

Resenha: O Passáro - Samanta Holtz


Título Original: O Pássaro
Autor: Samanta Holtz
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)

Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?

Resenha: A primeira coisa que me conquistou nesse livro foi a capa, em seguida o fato do livro se passar no século XIII. Carruagens, vestidos longos, castelos, todo esse ar medieval sempre me encantou. Caroline tem um grande desejo de ser livre, tomar conta do próprio nariz; sendo filha do barão Enézio Mondevieu tem tudo o que poderia querer, exceto a liberdade. É ainda criança que conhece Bernado, o filho do domador, que lhe mostra a realidade em que ela vive.

O tempo passa mas o desejo de Caroline continua intacto e  é então que ela reencontra Bernado, depois de tanto tempo. Eles não se dão muito bem a princípio, mas logo percebem que tem algo em comum: ambos querem liberdade. E é com esse desejo que acabam se aproximando para ir atrás do sonho que almejam.

Sentia-se como uma águia no topo de uma montanha, diante de todo um horizonte a ser conquistado, porém com suas duas asas presas ao corpo.

O livro é encantador, com uma narrativa que te prende do início ao fim, a Samanta conseguiu criar uma história cheia de mistérios e reviravoltas incríveis. Os personagens são maravilhosos, começando por Caroline que apesar de ter seus momentos chatinhos é uma personagem forte e determinada. Bernado me conquistou desde o início com seu jeito meio mal-educado de ser, mas que no fundo reservava muitas surpresas. Filip também conseguiu me conquistar, torci muito para que as coisas dessem certo para ele. Caroline e Bernardo ficam muito fofo juntos, adorei ler toda a evolução dos dois.

- Quer saber se senti vontade de beijá-la?
- Sim - exaltou-se, constrangida. - Olhe... esqueça! Foi só uma curiosidade tola, eu...
- Senti.
Ela congelou (...) ficou completamente sem ação.

Eu percebi o que aconteceria no final do livro assim que comecei a leitura do último capítulo e fiquei com o coração na mão até a chegada da última página. Quando terminei a leitura concluí que esse livro é daquele tipo que fica marcado: você lê e nunca mais esquece. O final é lindo e traz uma lição muito valiosa.

Quanto a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra lugar para a felicidade.

Parabéns Samanta por ter escrito um romance tão maravilhoso e obrigada por me dar a oportunidade de apreciá-lo!

Fiquem ligados que em breve terá promoção de O Pássaro aqui no blog, mas enquanto não lanço, comentem nessa resenha e concorram a um marcador autografado do livro (:

20 comentários:

  1. Oi

    Eu preciso comprar!!! A tua resenha só me animou ainda mais e eu só leio elogios para esse livro. Adorei as frases que tu postou na resenha :D

    Gabi

    ResponderExcluir