20 fevereiro 2012

Resenha: Um Mundo Brilhante - T Greenwood

Acabou que eu não viajei. O carro estragou no meio da estrada - apesar de ter sido arrumado antes - e não pudemos prosseguir. Enfim, eu pretendia deixar o blog sem postagens esses dias, mas mudei de idéia e decidi postar mais uma resenha. Comentem bastante!


Título Original: This Glittering World
Autor: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Resenha: Ben Bailey é um professor de história que também trabalha em um bar.Vive com sua noiva Sara em Flagstaff. Quando ele sai de casa para pegar o jornal em uma manhã de nevasca ele encontra um corpo em frente a sua casa. 

Ricky Begay é nome do rapaz encontrado. A conclusão foi de que Ricky bebeu demais, deve ter caído e como nevava ele acabou morrendo por conta do frio. Mas depois de conhecer a irmão de Ricky, Shadi, Ben acredita que foi um assassinato e decidi investigar por conta própria.

Ben é um daqueles personagens que você sente raiva por boa parte do tempo. Pelo menos comigo foi assim. Teve certos momento que conseguir sentir certa compaixão por ele, mas logo se desfazia com  sua atitude seguinte. Agia de forma incorreta, tomando várias decisões erradas. Sara é uma personagem que me agradou, gostei do jeito dela e da forma como enfrentou os acontecimentos. Já Shadi não desgosto e nem desgosto, acho que ficou sendo uma personagem indiferente para mim.

A narrativa não me prendeu como eu imaginava, às vezes me dispersava da história com muita facilidade. Mas o livro é bom, olhando de modo geral, a história é ótima, aliás gostei bastante do curso que ela tomou e apesar de não ter me prendido a ponto de não parar de ler a leitura foi rápida e agradável. Alternações entre o presente e passado fizeram parte da história e isso foi algo que gostei, justificaram a atitude final de Ben, inclusive.

Um fator interessante do livro é que é dividido em cinco 'mundos' que representam as diversas partes da vida de Ben. Mundo Vermelho, Mundo Azul, Mundo Amarelo, Mundo Preto e Branco e finalizando com Um Mundo Brilhante. Um livro que valeu a leitura.

Em breve tem promoção do livro aqui no blog!

14 comentários:

  1. Ainda não li esse livro Naty, mas não estou muito empolgada para lê-lo. Adorei sua resenha.

    Bjus
    Lay Almeida - De Tudo um Pouco
    http://layalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu me decepcionei bastante com esse livro... Não consegui gostar dos personagens, nem me interessar pela história...

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty, que m. hein, mas imprevistos acontecem e em casa sempre tem um livro para distrair...rs
    Eu gostei bastante desse livro, apesar de imaginar um desfecho diferente. Eu senti raiva de Ben também, mas em muitas partes eu sentia pena, por ele ser tão fraco a ponto de não querer mudar nada, e acabou se conformando com muitas coisas. Enfim, a narrativa me prendeu por completo, tanto que li o livro em poucos dias.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, mal posso esperar pela promoção :)
    Beijos, Teen's Books
    @teens_books
    http://teens-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ah, naty, que pena que o livro não te agradou em todos os aspectos, mas não tem que ser assim sempre né.
    gostei dos pontos negativos que você levantou, pois apesar de tudo o livro pode ser 'bom', não é?
    beijos
    samuely
    blackbird lonely

    ResponderExcluir
  6. Não sabia muito bem do que o livro tratava, mas mesmo assim queria ler rs' Agora que sei, quero mais ainda asuhush'
    Não entendi direito esse negócio de vários mundos, mas acho que foi uma coisa bem criativa do autor :)
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii *-*
    Eu acho que o livro parece bem interessante! Pena que não prende tanto, mas ainda bem que vale a pena, porque estou com bastante vontade de lê-lo logo =D IUASHEIUHASE rs
    Que legal essa divisão de "mundos" achei muiiiiito interessante! :D

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Naty! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Terminei de ler esse livro ontem, gostei bastante da historia mesmo se tratando de um gênero que eu não gosto.
    Quanto ao final, foi o que eu esperava, mas mesmo assim, torci para que ele me surpreendesse. haha'

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  10. Oi, Naty! Não é a primeira resenha que eu leio do livro e sinto que estão todos meio em dúvida do que achar dele, por assim dizer.

    Acho que não surpreendeu e todas as pessoas que resenharam também falaram mal do protagonista. Então, quer dizer, algo de estranho aí tem. haha Sinto que não vou gostar muito...

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  11. Oii Naty!

    Que saudades de passar aqui!!!
    A minha vida anda uma loucuraaa. O blog está tendo que ficar meio parado... :s

    Pois é... hoje me surpreendi com as resenhas que li sobre esse livro. A maioria falou a mesma coisa que você.
    Pela propaganda, imaginei algo melhor sabe?
    Mas preciso ler para poder opinar também. :)

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    gostei da resenha.
    parece ser um bom livro. tenho boas expectativas sobre ele. :)

    ResponderExcluir
  13. Ah, recebi esse livro faz um tempinho, porém tive que passar umas leituras mais importantes na frente, confesso que a estória não chamou muito a minha atenção, no entanto estou bem curiosa. Enfim, ótima resenha :)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  14. Oi Naty!
    Quero muito ler esse livro, tem jeito de ser muito bom!
    Adorei isso de "mundos" que mencionou *O*

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo