27 março 2012

Resenha: Delírio - Lauren Oliver


Título Original: Delirium
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Resenha: Quis ler esse livro não pela capa, mas pela sinopse. Fiquei bastante curiosa em relação a ela, um mundo futurístico onde o amor é uma doença? É um tema bem interessante para se ler.

Os cientistas descobriram uma forma de curar essa doença - amor deliria nervosa - mais conhecida como amor mesmo. Todas as pessoas precisam passar pela intervenção ao completarem 18 anos, para se verem livres dela e poderem seguir suas vidas normalmente. Lena aguarda ansiosamente por sua intervenção que está bem próxima de acontecer. Ela vive com sua Tia Carol desde o falecimento da mãe e sua melhor amiga é Hana. Ao longo das primeiras páginas Lena entra em conflito consigo mesma sobre o que lhe dizem ser certo e o que é verdadeiramente certo.

Lena conhece Alex, que de certa forma lhe ajuda a clarear a mente, podemos dizer assim. Lena é uma personagem indiferente para mim, apesar de ser a protagonista não me senti envolvida com ela, havia momentos que simplesmente não a compreendia. Alex é fofo, aquele tipo de cara que nos faz suspirar, mas não se tornou uma paixonite literária, como poderia imaginar. Hana, a melhor amiga de Lena, foi uma personagem que me decepcionou ao longo da história. De certa forma no início, ela é quem me parecia ser a pessoa mais ciente de tudo o que acontecia e de uma hora para outra ela simplesmente concordava com tudo.

Como se trata de uma distopia, podemos perceber logo uma sociedade controlada e observada pelo governo, como é característico de distopia. Logo no inicio do livro senti uma semelhança muito grande com a série Feios e isso foi algo que me desagradou. Não que eu não goste da série em questão, mas não é legal ler um livro onde você sente uma repetição.

A narrativa da autora é bastante envolvente, já havia me conquistado quando li Antes que eu vá. O livro termina de forma a me deixar ansiosa por uma continuação, fiquei um pouco surpresa com o que aconteceu, não que tenha sido algo improvável, mas não era o que eu estava esperando. Um livro que vale a pena ser lido.

17 comentários:

  1. Acho a capa desse livro linda e sou louca para ler!
    Beijos Nic
    @teens_books
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau essa capa é linda de viver
    o meu deve chegar essa semana, e estou louca para ler.
    Amei a resenha e aposto que vou sentir raiva da Lena, e me apaixonar pelo Alex kkkkkkkkkkkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro linda, e ao contrário eu acho que leria só pela capa mesmo kk' . Gostei bastante da sua resenha e já está na minha listinha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, estou completamente louca para ler esse livro. A capa é bonitinha, mas não achei ela tão linda não, confesso que estou super curiosa em relação a história, espero em breve ter oportunidade de ler o livro. Enfim, adorei a resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa quanto a história também!
    Não vejo a hora de ler. Adorei ver a resenha dele aqui! *-*

    ResponderExcluir
  6. Geeeeeeeeente mas que tema mais interessante! Concordo contigo, um livro com esse tema realmente deve ser bem interessante! Eu também gostei da capa eu achei ela simples e sofisticada ao mesmo tempo! Eu achei que a sua resenha ficou do jeito que eu gosto, objetiva e ao mesmo tempo tu conseguiu expressar a essência do livro! Parabéns amiga!*-*
    Eu gostei de conhecer um pouco mais sobre esse livro!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro ano passado. Desde então, não consigo querer tanto uma continuação, igual eu quero essa.
    Lauren Oliver, já se tornou uma das minhas favoritas. Sua escrita é fantástica.

    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://aoinfinitoealem.com

    ResponderExcluir
  8. Amigaaa tem meme pra ti lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos! (♥)

    ResponderExcluir
  9. Amiga :)
    Que capa legal e gostei bastante da resenha.
    Espero me sentir da mesma forma que você quando tiver lendo, não conseguir para ate terminar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li, mas quero ler *-*

    http://bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii Naty!!!
    Então, a capa está linda!!! Mas não gosto muito de tramas futurísticas, o amor uma doença?, acredito que eu não vá gostar...
    Esse deixo passar!!!!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty! ^^
    Quero muito ler esse livro mas já ouvi tanta comparações dele com outros já existentes. Por exemplo, já li que a história lembra bastante a série Destino (que também ainda não li) e agora você mencionou que ele lembra a série Feios!
    De certa forma distopias se parecem, não há muito como fugir muito, mas se chega a ficar desconfortável é mesmo ruim.
    O que vejo é todo mundo comentando que o livro é bom, mas que lembra tal livro e etc e meio que perde um pouco a graça, mas acho que no ponto que estou, irei adorar pois ainda não li nenhum desses outros então não terei meus parâmetros serão baixos hahaha
    Beijos, adorei a resenha! ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu sou doida para ler esta distopia desde que fiquei sabendo dela, há.. uns dois anos, ou algo assim. E depois quis mais ainda ao ler um outro livro da autora, o Antes que Eu Vá, também. Vou querer muito ler, parece ótimo <3 Beijos!


    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  14. Bem, ao contrário de todo mundo não achei a capa tãao linda assim. Não pelo menos desde que vi a versão hardcover lá fora haha.
    Gosto de distopias. Única coisa que não gostei de Destino foi o Ky.
    Talvez eu leia este livro, talvez não.

    Beijos,
    Mars- Letras de Chá.

    ResponderExcluir
  15. Oi Naty! Vim ler a resenha porque vi o livro na sua caixinha de correio!

    Ao contrário de você, gosto muito da capa! rs... E só a sinopse me convenceria de que é um livro interessante, mas sua resenha foi uma ótima apresentação dele pra mim! =)

    Que pena que te deu a sensação de repetição, isso é muito ruim mesmo... :(

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não tenho uma vontade gigantesca de ler esse livro, mas se surgir uma oportunidade não vou exitar haha'
    Qualquer distopia que eu vejo me lembra Feios, foi uma leitura tão boa, que é quase impossível não comparar os demais :s

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu li o livro... Gostei! mas Antes que eu vá é bem melhor.... O livro delirio acaba sem um fínal e como muitas pessoas estou esperando o próximo.... Beijuuuus!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo