03 março 2012

Resenha: Ultraje a Rigor - Andréa Ascenção


Título Original: Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invandir Sua Praia
Autor: Andréa Ascenção
Editora: Belas Letras

Sinopse: O Ultraje a Rigor tirou sarro de tudo e de todos, sem nunca deixar de rir de si mesmo, desmontando clichês com sua música irreverente, inteligente e descomprometida. Em busca da história das trilhas sonoras que fizeram a cabeça de pelo menos três gerações, a jornalista Andréa Ascenção revela passagens tão esquisitas como hilariantes, contadas pelos próprios protagonistas. Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir Sua Praia mostra como uma banda de letras ultrajantes ajudou – “sem firulas” – a lapidar, a partir dos anos 80, o rosto do rock brasileiro.

Resenha:  Mas eu me mordo de ciúmee 
Mas eu me mordo de ciúmee 

Lembro que quando criança eu vivia cantando essa música, mas não sabia que era do Ultraje a Rigor. Comecei a ler esse livro sem saber que conhecia tanta música da banda, aos poucos eu ia descobrindo músicas que já cantei muito quando criança e que são deles. Eu sinceramente achei que fosse ser uma leitura um tanto quanto cansativa, mas me surpreendi bastante. Eu adorei ler esse livro. Apesar de não ser fã da banda e pensar que não conhecia nenhuma de suas músicas - exceto Nós Vamos Invadir Sua Praia, que é o subtítulo - foi uma leitura extremamente agradável.

A gente somos Inútil 

O livro fala sobre os integrantes da banda, conta um pouco a história de cada um deles, fala sobre a trajetória da banda, sobre as diversas músicas e situações em que surgiram e também sobre o motivo do nome escolhido para a banda. Apesar de ter conhecido tudo isso foi algo muito legal, as partes que mais me agradavam era quando citavam outras bandas falando brevemente sobre elas e/ou relacionavam as músicas com questões da época. Depois de ler esse livro, gente, eu tive certeza de uma coisa: NASCI NA DÉCADA ERRADA!

Os integrantes da banda são bastante divertidos, viviam fazendo graça quanto a tudo e acho que com a leitura desse livro me senti até como se conhecesse cada um deles. Dei alguns risadas e fiquei o tempo todo imaginando como seria se eu tivesse vivido nessa época, porque convenhamos, o que temos hoje em dia não é música de verdade.

Qualquer pessoa que goste da banda com certeza vai amar esse livro, mas se você não é fã da banda, mas gosta da boa e velha música brasileira - como eu - dê uma chance a esse livro que você não irá se arrepender.

Nós Vamos Invandir Sua Praia ÔôÔ

8 comentários:

  1. Eu to com esse livro pra ler e eu posso te dizer uma coisa: sua resenha me surpreendeu.
    Eu também não muito fã, mas realmente adorei que você tenha gostado tanto do livro. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Virginia de Oliveira3 de março de 2012 18:57

    Nunca tinha ouvido falar dessa banda, o livro parece ser bem interessante, quero ler esse livro e ver se acho ele tão bom quanto você achou.

    ResponderExcluir
  3. Gostamos muito da banda! Com certeza o livro já é um sucesso!!! Parabéns por seu blog e resenha que nos levou a adquirir um exemplar para leitura de todos aqui do: Sebo Vitória Régia: http://www.estantevirtual.com.br/bancavitoriaregia

    ResponderExcluir
  4. adoro Ultraje *-*
    mais já me decepcionei muito com livros sobre
    algumas bandas, por isso ainda nao li e nem sei se vou ler :S

    ResponderExcluir
  5. é Provável que eu já tenha cantado algo deles.
    Que legal que lestes e gostaste.
    pra ser sincera, não pretendo ler esse livro, pelo menos não já, mas quem sabe um dia ... =D
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!
    Estou lendo resenhas bem legais desse livro que estão me deixando com vontade de lê-lo.
    Sua resenha foi um empurrãozinho para eu começlar a ler o livro.
    Não conheço as músicas da banda.
    Também acho que nasci na década errada! rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não tenho interesse nesse livro, até nem conhecia. Mas é interessante o jeito que você se expressa narrando os acontecimentos da sua infância. Bela colocação na resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei, já conhecia esse livro e sempre me encanto por ele.
    Gosto muito da banda, deve ser uma ótima leitura!

    beijoos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo