19 abril 2012

Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Título Original: Shatter me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Resenha: Depositei muitas expectativas sobre esse livro ao ler a sinopse, muito antes de o livro ser lançado aqui no Brasil. Fiquei extremamente curiosa para conhecer essa história. Comecei a ler o livro e me surpreendi ao perceber que se tratava de uma distopia. O livro apresenta a principal característica de um livro distópico que é o controle autoritário de uma sociedade. O governo nesse livro é intitulado de O Restabelecimento.

Abandonada pelos pais e desprezada pela sociedade Juliette vive aprisionada há 264 dias porque possui uma maldição: seu toque é letal. Ninguém sabe o motivo, ninguém se importa em saber.

A narração é feita em primeira pessoa, portanto tudo o que sabemos é através dos olhos de Juliette. A autora criou uma narrativa incrível, com frases curtas e impactantes, onde somos totalmente envolvidos com a história e praticamente forçados a continuar a leitura. A intensidade das palavras e a forma como a autora escreve por vezes utilizando de palavras riscadas durante a narração é bastante empolgante. Certas vezes me deparei com frases sem pontuação e fiquei seriamente na dúvida se isso era um erro da editora ou fazia parte da narração da autora. Fico com a segunda opção. O mundo distópico criado pela autora foi muito bem construído não senti que precisava realmente entender regras, nem leis, nem nada demais, a história por si só já lhe diz tudo o que você precisava saber e isso basta.

Os personagens são cativantes, Juliette possui uma personalidade forte que me conquistou, senti que ela não era apenas a garota indefesa que não pode ser tocada, mas a garota que tirou disso forças para lutar. Adam é encantador e o relacionamento dos dois é envolto de tensão. A autora soube acrescentar as doses certas de romance nos momentos mais propícios. O irmão mais novo de Adam: James e até mesmo Kenji - amigo de Adam - também me conquistaram com a leveza e graça com que tratavam as coisas. Agora preciso falar do vilão dessa história: Warner. Não sou do tipo que se afeiçoa a vilões, mas Warner foi um personagem que me ganhou. Na verdade, não consegui enxergar ele como um vilão - não sei explicar exatamente o porquê, mas pra mim ele era um personagem que poderia ser interpretado de diferentes formas dependendo do ponto de vista. Por vezes na história ficava imaginando se a autora não daria uma reviravolta e inverteria os papéis, ouso dizer que gosto mais dele do que do próprio Adam, que é o mocinho da história.

O final o livro não é exatamente o que eu esperava, mas eu gostei do caminho que a história seguiu e não vejo a hora de saber que surpresas a autora tem a oferecer no próximo livro dessa trilogia.

O livro do Top Comentaristas desse mês é Estilhaça-me então comentem bastante para poder concorrer ao livro!

16 comentários:

  1. Oi, Naty!
    Quem sabe no próximo livro essa reviravolta que vc estava esperando não acontece? Mas, eu, particularmente, não torço para Warner não!!! Heheheh, achei-o malvadão demais. Acho que uma mudança nesse comportamento soaria forçado demais!

    Bjks
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Naty! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga :)
    Caracas, quero esse livro e capaz de ganhar aqui :P rsrsrsr
    Olha, depois de ler a tua resenha fiquei com mais vontade de está lendo, pois também quero ser surpreendida como foste!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty
    Ouvi muito falar deste livro
    ele parece ser bastante interessante
    estou com muita vontade de ler.
    Ainda mais agora ,depois da sua resenha
    que por sinal está ótima.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, acho essa capa linda! Sua resenha ficou ótima...você deu sua opinião e nos deixou querendo mais. Fui à Bienal Brasil DF O Melhor de Mim como disse anteriormente. Procurei o Estilhaça-me não tinha por lá... :-(

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!
    Adorei a resenha, ficou ótima! Estou super ansiosa para ler esse livro!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa no blog!
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  7. Só pela resenha já havia despertado a vontade de ler o livro em mim.
    Por Juliette não ser uma personagem indefesa torna tudo melhor, quero muito ler *--*
    Nossa, e essa do vilão, parece ótimo.. adoro isso. Haaaaaa.. e a capa nem se fala.

    Bjo.
    Leticia- http://obsessionvalley.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!
    Acho essa capa lindona!
    E gostei muito da tua resenha, quero ler esse livro!
    Gosto quando a protagonista é uma personagem forte, parece uma ótima leitura!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  9. Oie flor :)
    Nossa, agora mais que nunca quero o livro para mim!
    Como assim, apaixonaste pelo o vilão* e não pelo mocinho?
    Amo livros assim rsrsrsrsr acho que sou do contra!
    Quer dizer que o livro faz parte de uma trilogia?
    Isso também não sabia oO
    Tô firme e forte nessa disputa rsrs Junto com a Fan :p
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii! Tudo Bem? To aqui morrendo de vontade de ler esse livro! Achei muito interessante o seu cantinho aqui, alem de ser interessante é super fofo ^_^
    Adorei a suas postagens, me deixaram de boca aberta! Parabéns!
    Esperarei ansiosamente a sua visitinha no meu blog *-*

    http://bemdepoiisdosdoze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga eu só tenho lido maravilhas sobre esse livro. Realmente é uma história fascinante! E a sua resenha está incrível definitivamente eu preciso ler esse livro! *--------*
    E capa então linda demaaaaaaais! *-*
    Gostei muito do seu post parabéns!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa Naty tenho muita vontade de ler esse livro. Adorei sua resenha e estou super curiosa. Parabéns.

    Beijos
    http://www.booklanding.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahh, gostei da resenha Naty! Estão me dizendo que este livro é algo similar a Crepúsculo: ou você ama, ou você odeia. Mesmo assim, fiquei curiosa... hehe.

    Um beijo!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Naty!
    Eu quero muito ler esse livro, tanto pela sinopse, tanto pelas ótimas resenhas que estou lendo desse livro. E essa capa?? LINDA!
    Amei sua resenha, está de parabéns, e quero saber por que todo mundo adora o vilão? rsrs'
    Beejos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  15. Primeira coisa: muito obrigada por me contar um pouco sobre o que é distopia, eu não tinha a menor noção! (sei que eu devia ter vergonha de dizer isso)

    Naty, eu adoro as suas resenhas. Eu já queria ler o livro, mas ler o que você escreveu tornou-o mais que desejado, necessário. Quero ver se esse vilão vai ter o poder de me conquistar! rs

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Naty!
    Olha, eu amei o livro e acabou que a minha resenha saiu enooorme. É tão difícil com os livros que gosto!
    Estou apostando que o segundo livro vai ser demais, a Taheref fez um trabalho cujo nunca vi antes. Perfeito.

    E quanto aos erros, também prefiro acreditar que seja coisa da autora hehe.

    Beijocas,
    Mars - Letras de Chá.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo