17 maio 2012

Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Título Original: Pride and Prejudice
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Resenha: Não sei se vocês sabem, mas eu sou uma pessoa completamente apaixonada por romances históricos onde as personagens andam de carruagem, usam aqueles vestidos longos e maravilhosos, participam de bailes... Tudo isso me encanta. Se eu pudesse escolher uma época para ter nascido escolheria essa sem pensar duas vezes.

Antes de ter lido o livro, assisti ao filme (versão de 2005) com a Keira e o Matthew (capa) e fiquei encantada pela história. Sempre tive curiosidade de conhecer a escrita dessa tão aclamada autora que é a Jane Austen e decide que o primeiro livro dela que leria seria Orgulho e Preconceito. Depois de muito enrolar, consegui adquirir o livro.

Em Orgulho e Preconceito somos apresentados a família Bennet composta por cinco irmãs e uma mãe extremamente preocupada com o futuro de suas meninas, além do Sr. Bennet, um homem resignado que vive enclausurado em sua biblioteca.

Sr. Bingley, visto como um homem simpático e educado é novo na vizinhança e a Sra. Bennet enxerga nele um futuro marido para uma de suas filhas. Ao contrário do Sr. Bingley, o Sr. Darcy, amigo do primeiro não conquistou a simpatia de ninguém sendo desgostado principalmente por Elizabeth Bennet.

Quando inciei a leitura desse livro fiquei particularmente receosa de que a escrita me fosse de dificíl compreensão, mas me surpreendi ao perceber que a linguagem, cordial e formal - característico da época, poderia ser lida sem grandes precedentes.

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente." - Sr. Darcy.

Jane Austen traz uma descrição detalhada da Inglaterra do século XVIII sem grandes exageros, consegue nos mostrar de forma clara e objetiva como era a vida naquela época. Não há detalhes desnecessários como pensei que pudesse acontecer anteriormente, a autora soube colocar a dose certa de detalhes para todos os acontecimentos. O foco do livro não é apenas no romance que aflora entre Elizabeth e Sr. Darcy, mas destaca também a vida das outras irmãs Bennet, mesclando de uma história a outra sem que perdesse o sentido. A postura dos personagens, o comportamento e o pensamento de cada um dos personagens é claro, Jane Austen nos faz mergulhar nessa história de forma que parece fazermos parte dela.

Os personagens são todos cativantes, é impossível não se apaixonar pelo orgulhoso e aparentemente insensível Sr. Darcy, ou  pelo Sr. Bingley com toda sua simpatia. Elizabeth sendo uma mulher forte e com pensamentos e princípios centradas é uma daquelas personagens que conseguem se destacar. Jane, uma das irmãs Bennet é o tipo de pessoa que não consegue pensar mal de ninguém, sempre tentando enxergar o lado positivo das pessoas. E além dos personagens principais, também há outros que mesmo secundários conseguem deixar sua marca.

Certamente Orgulho e Preconceito é um livro que precisa ser lido por todo mundo, um romance incrível que nos faz refletir e querer lê-lo novamente. Sinto que comecei bem, Orgulho e Preconceito tornou-se um dos meus livros favoritos.

Peço perdão pela resenha gigante, mas espero que vocês tenha lido ela por inteiro e que não deixem de comentar! (:


11 comentários:

  1. Oi Naty
    Sua resenha está otima,li tudo viu!!!
    Nunca li nada de Jane Austen apenas vi o filme
    que por acaso é Orgulho e Preconceito que gostei bastante,agora me deu vontade de conhecer outras obras da autora.
    Mais uma vez parabéns pela resenha.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, antes de mais nada: parabéns pela sua resenha ficou incrível e não se desculpe pelo tamanho do texto. Eu mesma, prefiro resenhas longas, pois assim, a pessoa consegue colocar mais detalhes sobre o livro... Então, ao contrário de você, eu não curto muito histórias de época. Mesmo assim, eu morro de vontade de ler esse livro e ver o filme, pois essa história chama muito a minha atenção! Então, talvez eu dê uma chance á ele! Mil Beijos!*-*
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jane Diva Austen
    é muito linda essa história
    Mr. Darcy despertou minha paixão,
    dpois o meu ódio, depois me ganhou e por fim fiquei com dó
    kkkkk
    é muito muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naty

    Orgulho e preconceito merece uma resenha detalhada.Então, tenho certeza que ninguém se importou com o tsmanho dela. Eu passei a ser fã da Jane Austen depois do filme,confesso. Rs Mas assim que tive a oportunidade de ler ,amei demais. Concordo que todos os personagens são cativantes.Agora o Sr. darcy do livro é mais apaixonante que o do filme...não sei , achei o ator áspero demais apesar de lindo.rs Com certeza, este livro é um dos meus favoritos e tenho certeza que é o de muita gente também
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, mas sou suspeita em falar de "Orgulho e Preconceito" xD
    Foi o primeiro romance de época que me chamou a atenção, e o primeiro que li da Jane Austen...
    Mas vale a pena mesmo ler !
    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  6. Oie Naty ;)
    e falaste de um dos meus livros e filme favoritos.
    aaah, suspirando pelo meu Mr. Darcynho ..
    sou completamente apaixonada como ele é por mim.
    então nem adianta ficar de olho nele pois ele me ama ardentemente.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Naty,
    Nada como fazer a resenha de um livro pelo qual nos apaixonamos. Aparentemente foi o que aconteceu com você em relação a "Orgulho e Preconceito" e posso dizer que compreendo, pois trata-se, de fato, de uma bela obra. Mas acredita que eu prefiro o filme?
    Achei Jane Austen correta demais, cordial demais e senti falta de um ímpeto literário distinto no estilo dela. Claro que o fato da existência de uma escritora em sua época com protagonistas tão feministas já é, por si só, uma grande ousadia, contudo não consegui sentir aquela química perfeita, apesar de achar a obra realmente boa.
    Gostei mais do filme. Caso raro, raríssimo, pra ser honesta. Os literatos classicistas que me perdoem. hahaha
    Sua resenha ficou ótima =)

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!

    Estou sumidona daqui :/
    Eu to tentando ler Razão e sensibilidade da jane austein mas não estou curtindo muito a leitura. A narrativa tá meio devagar. Espero curtir Orgulho e preconceito como você curtiu!
    Adorei a resenha, as longas sempre são melhores \o .
    beijoo

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada da Jane Austen, mas pelo sua empolgação eu iria ler Orgulho e Preconceito. Adorei a resenha, e resenha mais longas tem mais detalhes que incentivam a querem ler logo o livro. Parabéns Naty *-* .

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ótimo, né? Também é um dos meus livros favoritos. Acho que todos começam com esse receio em relação à linguagem, mas ela acaba sendo tranquila, né? Lindo!
    Beijo, Ni
    www.ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
  11. Leia " Norte e Sul " e nao ira se arrepender. Thornton é tao encantador quanto Darcy. :)
    Stephanie

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo