25 junho 2012

Resenha: A Última Carta de Amor - Jojo Moyes

O resultado da promoção de Fazendo Meu Filme 4 já saiu! Vocês podem conferir o resultado no próprio post da promoção! Aguardo os dados da vencedora (:

Quem não ganhou, não fique triste, ainda tem outras promoções rolando no blog. Mas antes de ir participar, que tal ler a resenha a seguir?


Título Original: The Last Letter from Your Lover
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca

Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Resenha: A Última Carta de Amor é mais um daqueles livros que mantém o foco no tempo. Temos a narração de duas histórias diferentes. Ellie Haworth é jornalista e está em um relacionamento complicado com um homem casado e ela acaba por encontrar cartas no arquivo do jornal datadas de 1960 contando a história de um casal no qual ela se sente particularmente próxima. Jennifer é a receptora das cartas apaixonados escritas por “B”. Ela sofreu um acidente de carro e não consegue se lembrar de nada. Ellie decidi ir atrás do autor das cartas procurando saber se essa história de anos atrás teve um final feliz.

- Você está sendo gentil.
- Não mesmo. Se você não fosse tão boa, eu teria que mandar acabarem com você. Mas você tem sorte. Gosto de você.

A narrativa vai se intercalando entre 1960 e 2005 de forma genial e vamos sendo apresentados aos personagens que foram muito bem construídos com características e sentimentos tão reais quanto poderiam ser. É um livro extremamente encantador, a narrativa é maravilhosa, rica em detalhes, mas não do tipo que torna a leitura lenta, são detalhes necessários e se encaixam perfeitamente na história. Sendo uma romântica não pude deixar de suspirar com as cartas escritas por “B” e pela história em si.

O livro trata de um assunto delicado que é a infidelidade e a autora conseguiu elaborá-la de forma a me fazer refletir sobre esse ponto. É difícil ditar o que penso sobre esse assunto porque depois de conhecer a história desses personagens e ver o ponto de vista de ambas as partes você acaba por se sentir dividido.

Aprendi uma coisa há muito tempo: o se é um jogo muito perigoso mesmo.

A história é linda e tocante com um final perfeito e que acumulou algumas lágrimas em meus olhos. É o tipo de livro que não pode faltar na estante de leitores de romance. E não posso deixar de parabenizar a editora Intrínseca que fez um trabalho maravilhoso com a diagramação do livro, ficou perfeito. Livro super recomendado!

10 comentários:

  1. Que capa linda! Estou apaixonada *o*
    Adoro romances, então esse livro não pode faltar na minha estante. Espero poder comprá-lo logo rs'
    Achei a história bem interessante, e me lembrou o livro "Ainda não te disse nada". Como toda romântica eu amo cartas, acho tão lindinho *--*
    A sua foi a primeira resenha que eu vi desse livro, e já estou desejando haha'

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai ai...como uma boa romântica, não posso perder um livro desses por nada né??rs
    Já tinha visto a capa do livro por aí, mas nunca tinha parado para ler uma resenha. E gostei muito do que li e senti.
    Tbém foi bom ler q a editora caprichou no visual do livro. Isso é um ponto muito importante.
    Certamente, vou acrescentar o livro para ler na minha estante de desejados do Skoob.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro perfeita. Faz tempo que namoro ele, mas né minha situação é complicada ú.ú . Adorei a resenha Naty, me fez ficar com mais vontade ainda de ler o livro. Mesmo ficando com um pé atrás por causa dessa traição é um livro que quero muito ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeeeei a sua resenha amiga! Sério, que livro encantador! A capa é linda, o tema do livro é super interessante e os personagens me parecem ser fascinantes! Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Adorei a dica de verdade! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse livro em muitas "caixinhas de correio", mas tudo o que eu sabia dele era que se tratava de um românce. Fiquei curiosa em como a autora tratou da infidelidade.
    Mas, acho que como todas as pessoas, adorei , adorei mesmo a capa. Quer dizer, se empenharam mesmo na história para fazer essa capa linda!

    Adorei a resenha!(Também é a primeira resenha desse livro que vejo)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi,Naty!
    Eu sou fã de romances. Passei por este livroestes dias , mas acabei não comprando .Acho que irei seguir sua indicação,pois já segui antes e não me decepcionei. E ainda mais se tratandode infidelidade...hum, polêmico. rs

    Ah, como sempre sua resenha é bem escrita e nos deixa com vonade de ir correndo na loja para comprar o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty ;D

    Fiquei muito a fim de ler este livro! Ainda nao tinha visto nenhuma resenha dele, mas a sua ja me convenceu a ler hahaha

    Vamos ver se o encontro com um precinho bom ;)

    Beijocas!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty
    Como uma romântica incurável,fiquei com muita vontade de ler este livro.Parece ser mesmo uma história bem interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie, oie oie :)
    Menina, desde a primeira vez que vi a capa do livro já queria ele para mim, e depois de ler a sinopse, quero mais ainda!
    Como disse o livro abordar um tema triste que é a infidelidade, infelizmente bem atual no dia de hoje, mas também trás algo que amoO, que são as cartas *.*.
    e sao ela que faz com que eu queria mais aí da o livro.
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Visite meus blogs
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ao contrário de você, achei a leitura extremamente lenta, por vezes até arrastada. A história é linda, verdade, mas tão lenta... Concordo que é emocionante, o final também me comoveu, e também concordo que depois de ver o lado dos personagens quanto essa questão da infidelidade... mas, mesmo assim, achei muito lento - mas essa característica, que para mim foi negativa, pode ser bem positiva para quem curte esse estilo de narrativa!
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo