10 julho 2012

Resenha: O Dia da Caça - James Patterson


Título Original: Cross Country
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro

Sinopse: Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

Resenha: Faz um tempo que estava curiosa para ler um livro do autor James Patterson cujo elogios não são poucos e talvez as expectativas criados foram altas, pois o livro não vale o que falam. Pelo menos não para mim. Se não me engano esse livro pertence a uma série, mas acredito que seja o tipo de série em que os livros podem ser lidos independentes sem atrapalhar. O detetive Alex Cross é o progatonista desse livro, uma família inteira foi morta dentro de casa e descobrindo ter uma conhecida na família morta Alex se envolve completamente na caçada por esse assassino.

A história se passa na África, onde Cross vai perseguir o assassino e lá ele tem contato com toda a miséria e a violência presente nos países desse continente. O autor conseguiu descrever bem esse cenário no livro passando um pouco dessa realidade para nós, mas me pareceu um tanto superficial nesse ponto. A história segue com acontecimentos rápidos e capítulos curtos que te prendem a história e não lhe deixa perdido com as informações. Em contra partida achei que os fatos ocorridos eram demasiados repetitivos e por vezes me pareceram um tanto forçados onde o autor encrementava ação onde não me parecia necessário fazendo com o que o desenvolvimento da história não me agradasse.

Alex Cross nem de longe foi um personagem que me conquistou, sua arrogância e senso se superioridade me irritaram profundamente. Quando digo senso de superioridade me refiro ao fato de Alex achar que tem autoridade em qualquer lugar do mundo por ser um detetive dos EUA. Tiveram alguns personagens que me pareceram perdidos na história de modo que se aparecessem ou não, não faria diferença.

Tive esperança de que o final fosse algo bem supreendente e que fizesse esse livro ganhar uns pontinhos a mais comigo, mas não foi o que aconteceu. Apesar de ter sido um final bem elaborado não foi nada que tenha me supreendido a ponto de gostar o suficiente do livro. Talvez eu tenha começado pelo livro errado do James Patterson, mas de ínicio digo que o autor não me agradou como a muitos. Por mais que não tenha gostado tanto do livro, é um romance que recomendo àqueles que gostam de livros policiais, podem ser que agradem vocês.

13 comentários:

  1. Hey
    Ah nem precisa ler na ordem mesmo não haha
    Cada um das séries do Patterson se trata de um 'caso', só que tem personagens introduzidos nos outros livros O.o
    Tipo eu li 4 de Julho e fiquei meio 'perdida' com a amiga do clube que não estava..e tals.

    Alex eu preciso ler, adoro os filmes com o Morgan!
    Uma pena que você não curtiu muito :(

    beijos e uma ótima terça
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  2. Oi,Naty!eu amo resenhas , sinceras. Eu unca li nenhum livro dele,mas estou interessada em ler um que tem uma narrativa de suspense que se passa durante os jogos olímpicos.Infelizmente, não me vem o nome à memória neste momento! Haha
    Além dos aspectos que você citou,acho que o que o fator principal para o seu desencantamento co o autor foi a alta expectativa,mesmo. Isso às vezes ocorre comigo também.
    Ah...sem "puxa-saquismo" suas resenhas são sempre muito bem escritas....é uma constatação : quem lê , tem vocabulário. E dvido a isso escreve com facilidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga linda eu amei a sua resenha mas eu não curto muito romances policiais não. Então, eu também não ia curtir esse livro não. Mesmo assim, o tema é interessante é uma ótima dica!
    Mil Beijos! (♥)
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, é uma pena que você tenha se decepcionado justo com o primeiro livro que você tenha lido dele. :/
    Eu gosto tanto de todos os livros dele, das narrativas maravilhosas.
    É uma pena mesmo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaaaaaa tenho selinho pra ti lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sou super curiosa para ler livros do Patterson, mas até agora ainda não surgiu uma oportunidade e depois da sua resenha começo a achar que isso pode ser uma coisa boa :x , eu também estava curiosa para livros do Harlan Coben e logo no primeiro que peguei dele detestei o personagem principal, então para não acontecer o mesmo com o livro do Patterson vou passar mais um tempo longe deles...rsrs'.

    Gostei da sua resenha :D .

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar muito dele, e sempre muito bem, mas não me recordo se já cheguei a ler algum livro dele..

    A sinopse deixou um "que" de vontade de ler o livro.. mas aquela coisa... se eu ganhar, eu leio, nada que me levasse a comprar ele..

    Mas a sua resenha me desanimou um pouco.. e como não sou muito fã de livros policiais.. acho que não vai fazer muita diferença..
    hehehehhhe

    Lika
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  8. Li apenas um livro do autor e era um romance.

    Como adoro Harlan Coben, tenho uma enorme curiosidade para saber como são os livros policiais do James.

    Adorei a resenha e com certeza quero ler, parece ser incrivelmente conquistador!

    beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma certa curiosidade para ler os livro do Petterson, mas não crio muitas expectativas não, principalmente depois da sua resenha...
    Já sei que esse pode não ser o livro ideal para começar!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty!

    Eu nunca tive vontade de ler um livro de James Petterson com o personagem Alez cross, e agora que não leio mesmo haha.Depois que li um do Harlan Coben e não gostei fiquei com preconceito de livros policias atuais e continuo só lendo minha Agatha <3.
    Odeio pessoas com senso de superioridade pelo país em que vive, ainda mais quando é o EUA argh.

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty, eu gosto bastante do James, você tinha que ter começado com O diário de Suzana para Nicolas. Mesmo a resenha sendo negativa, eu ainda tenho vontade de ler esse livro, quer ler a série completa, mesmo podendo ler independentemente. Parabéns pela resenha, mesmo negativa, gosto da sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. -Ooi, minha flor! :)
    Nossa, já vi no que vai dar! KKK' Odeio personagens arrogantes como esse. Mesmo. Me lembrou um pouco Harlan Coben, que é um dos escritores que eu quase odeio! kk'

    Gostei muito da resenha, e, passei a odiar o livro. TO-DO mundo diz que James Patterson é ótimo, mas eu não acho, mesmo sem ter lido nada dele. Afinal, ele e Harlan escrevem policiais, e eu não gosto esse tema. Então, juntaram o útil ao agradável e agora eu passei a "desprezar" os dois! KKKKKKKK

    Beijos, Felipe,
    Enquanto isso, na estante...

    ResponderExcluir
  13. Oie, querida =)
    li esse livro, é concordo com você espera mais, contudo não deixou de ser uma boa leitura e forte em alguns momentos com acontecimentos que preferia que não tivesse rsrs Partterson é um DIVO *o*

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo