21 julho 2012

Resenha: Persuasão - Jane Austen

Persuasão
Título Original: Persuasion
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark

Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Resenha: Persuasão é o último romance completo escrito por Jane Austen e o segundo que leio da autora sendo o primeiro Orgulho e Preconceito e não pude evitar de fazer comparações. Antes de tudo preciso dizer que a escrita da Jane Austen já me conquistou, eu sinceramente não entendo porque tem tantos leitores que reclamam, eu não encontrei dificuldade alguma em acompanhar a leitura.

A família de Anne Elliot não aprova o relacionamento dela com o capitão Frederick Wentworth por ele não possuir um poder financeiro semelhante ao que a família possui e os dois acabam rompendo. Anos depois a família de Anne passa por dificuldades financeiras e é obrigada a se mudar para uma cidade menor para reduzir os gastos e ela acaba se reencontrando com o capitão Frederick, agora rico. Ironias da vida.

Sabe aquele romance fofo, singelo que você torce pelo casal porque eles são simplesmente perfeito juntos? Persuasão é bem assim. Diferentemente de Orgulho e Preconceito não há personalidades fortes e uma história intensa, o livro conta apenas uma história bem comum com personagens cativantes.

"Já não consigo permanecer em silêncio. Sinto-me entre a agonia e a esperança. Não me diga que é muito tarde, que sentimentos tão preciosos morreram para sempre. Declaro-me novamente a si com um coração que é ainda mais seu do que quando o despedaçou há oito anos e meio."

Anne é uma protagonista muito sensata e determinada, sensata até demais pro meu gosto já que ela aceita calada as reclamações e críticas que recebe do pai e da irmã mais velha. Frederick é o tipo de personagem que você gosta, mas nem de longe é capaz de conquistar como Mr. Darcy foi capaz de fazer.

As descrições dos lugares mais uma vez é encantadora, Jane Austen consegue fazer com que você se sinta no mesmo ambiente que os personagens, além de nos presentear com detalhes que te fazem desejar ter nascido naquela época.


Como já disse antes não tive dificuldade com a escrita por está adepta há uma época diferente da que vivemos hoje. A única desvantagem é que as edições bilíngues da editora Landmark possuem uma letra bem pequena o que torna ruim de ler. Um romance bonito e que apesar de simples consegue passar perfeitamente a sua mensagem. Recomendo a todos!


17 comentários:

  1. Oi, Naty.
    Já tentei ler um livro da Jane mas eu achei um pouco difícil, pelas várias críticas boas, tenho vontade de tentar ler novamente...
    Gostei bastante da sua resenha, é bom saber que a escrita da Jane é "fofa"!
    Beijinhos>

    ResponderExcluir
  2. Aí está uma escritora DIVA para mim e que admiro muito, Austen, é demais!
    Ainda não li esse livro, mas estarei lendo em breve, ganhei o livro em um top comentário Õ|
    E sei que irei amar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Comprei recentemente esse livro, mas ainda não o li...
    Estou bastante ansiosa para começar!!

    bJOOOS

    ResponderExcluir
  4. Oi,Naty!

    Eu ainda não tenho este livro.Alcho que quem lê Orgulho e Preconceito fica encantado e deseja ir para o próximo. Mas a gente tem que ler com a consciência de que a linguagem é arcaica.Bem,confesso que este livro não estava na minha mira de compra.Eu sempre tive vontade de comprar o Razão e Sensibilidade,mas depois da sua resenha ...incluirei Persuasão na minha lista!

    Abraços e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. oiee,
    adorei a resenha. Ainda não li nenhum da Jane Austen mas tenho muita vontade! Adoro esse tipo de romance e tenho certeza que adorarei o livro.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oooi Naty!
    Adorei sua resenha.. Nunca li nada da Jane Austen e me sinto meio culpada por isso, sabe? aheopihaeoihaeoi; Mas como também não tenho nada dela acabo deixando pra lá e continuando minhas leituras "cultura pop" de agora, rs. Persuasão nunca me chamou muito a atenção exatamente por parecer bem simples assim, acho que se tiver que ler um clássico e tal, com certeza seria Orgulho e Preconceito que como você falou tem personagens mais fortes e uma história mais tcham :) rs.

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar da sua resenha super positiva, eu ainda não tenho vontade de ler livros da Jane Austen.
    Só fiquei curiosa com o romance que você disse ser super fofo *-*

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!
    Esse é meu favorito da Jane!
    Eu acho a história linda demais e o casal conseguiu me conquistar mais até do que Mr. Darcy e Elizabeth!
    Apesar da sensatez em excesso da Anne, esse é um dos pontos que mais gosto do livro, o fato de ela ser tão fiel aos próprios princípios!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi xará :))

    São bons os comentários sobre os livros da Jane, mas ainda não li nenhum dela D:
    PARABÉNS pela resenha, ficou mara.

    Beijos :*
    Natalia do blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  10. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se você puder visite esse blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  11. Oi, Naty!
    O novo lay ficou lindo demais, adorei!
    Estou curiosa para ler Persuasão, todos falam tão bem dessa história e também é o único da Austen que divide preferência com o Orgulho e Preconceito. Também tenho essa versão da Landmark e as letras são bem pequenas mesmo, podiam ser um pouquinho maiores, mas é uma versão bonita mesmo assim e o legal é o fato de ser bilíngue para aqueles que querem praticar um pouco!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Tenho medo de começar a ler um livro da Jane, confesso. Muitas pessoas dizem que a escrita é complicada, e não tenho paciência para ler com um dicionário do lado. Embora vários livros da autora sejam bem aclamados, não pretendo ler eles por enquanto, mas sei que serão leituras minhas no futuro.

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ler Razão e Sensibilidade nessas férias, mas tive que parar pra ler os livros dos autores que estarão presentes na Bienal e tudo o mais, rs
    Mas sempre tive vontade de ler um livro dela e só leio resenhas positivas, principalmente de "Orgulho e Preconceito". "Persuasão" também parece ser um bom livro e me empolguei com sua resenha... Pena que no meu box 3x1 J.A. não tem essa obra. =/
    Bela resenha! Amo personagens fofos e romances bonitinhos, rs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Comecei a ler Orgulho e Preconceito há algum tempo, mas não terminei. Vou acabar ele e partir logo pra este *-*

    Isabela

    ResponderExcluir
  15. Oi ..

    Não sou muito fã de clássicos, infelizmente. Porém, os comentários positivos que leio e que ouço falar despertam a minha curiosidade. Algum dia ainda irei ler algo dela ^^

    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Austen é uma DIVA!
    tenho esse livro |õ| ganhei em um sorteio.
    ainda não li, mas farei em breve.
    E com certeza irei amar, gosto dos livros dela *oo*
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nati, Natica, Natalia! Tenho muita vontade de ler os livros da Jane Austen. Sério, muita vontade mesmo. Os livros dela são os únicos clássicos que eu tenho vontade de ler ;) Ok, tem uns outros... poucos. A história desse livro deve ser muito linda, sei lá. Quero logo ler os livros dela! PRECISO COMPRAR LIVROS DA JANE LOGO! Vou comprar os livros dela pela editora Martin Claret. Sério, as novas capas são simplesmente perfeitas.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo