06 agosto 2012

Resenha: Clube da Insônia - Tico Santa Cruz

Quero pedir desculpas a vocês por estar meio sumida do blog, mas agora que minhas férias acabaram vou abandonar a preguiça e entrar no ritmo novamente! Abaixo uma resenha para vocês, espero que gostem (:

Clube da Insônia
Título Original: Clube da Insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras

Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.

Resenha: Recebi o livro de parceria com a Editora Belas Letras, o livro tem sido bastante divulgado nas redes sociais. Tico Santa Cruz é o vocalista da banda Detonautas e nesse livro ele reúne várias crônicas, textos e poesias que foram escritos em suas noites de insônia, daí o nome do livro.

Todo o conteúdo do livro é incrível, adorei cada texto, cada crônica e cada poesia. Foram poucos os textos em que o autor falou de si mesmo, digo, na maior parte dos livros do gênero os autores tendem a narrar partes de suas vidas e extrair daí algo para pensar. Ou não. Tico Santa Cruz não faz muito uso dessa abordagem, o que me agradou. Ele fala bastante sobre violência e problemas atuais, um dos textos que mais gostei foi um em que um menino da favela tenta entender o que significa paz e amor, duas palavras que para muitos são fáceis de ser compreendida, mas para alguém que nunca "vivenciou" nenhuma delas, é incompreensível.

Além dos textos ótimos, o livro contém diversas ilustrações muito bem feitas, os traços dos desenhos são parecidos com os do desenha da capa e isso enriquece ainda mais o conteúdo do livro tornando a leitura ainda melhor.

"Abrir os olhos as vezes é complicado. A luz pode cegar, mas se tiver coragem, logo, logo estará vendo o mundo por um ângulo mais interessante. Estou abrindo as portas sem medo."


5 comentários:

  1. Oi,Naty!

    Acho esta capa linda! Nossa, me surpreendi com o livro pela sua resenha. Acho que o julguei ser fraco só pelo escritor ser artista ou talvez por ser um tanto quanto polêmico.Eu gosto bastante de crônicas e poesias.Legal ele ter esta sensibilidade de se colocar em segundo plano e deixar outros sentimentos aflorarem .Fiquei bastante curiosa ,agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas me interessei! :D
    Gostei do quote que você separou, parece que o Tico escreve bem mesmo.

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa capa!
    O Tico tem uns pensamentos bem polêmicos e questionamentos importantes, o qyue me faz querer ler o livro.
    Fiquei bem empolgada! ;*

    ResponderExcluir
  4. Ola Naty, já vi esse livro em algumas caixinhas de correio ! Achei a capa linda !!
    Parece ser um livro bem interessante, vou acrescentar na minha listinha !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu confesso que torci o nariz quando vi o nome do autor
    mas adorei a resenha, entao tentarei pegar emprestado de alguém

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo