27 setembro 2012

Top 5 [Clássicos]

Vocês costumam ler clássicos? Eu não vou dizer que leio muitos, mas não tem restrições quanto a eles e pra ser sincera tenho grande vontade de ler vários clássicos. Faz um tempo que não faço nenhum top 5 e dessa vez decidi fazer esse com clássicos da literatura que eu já li.


1 - Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte

Em primeiro lugar um romance clássico que tenho certeza que a maioria de vocês conhece. Nunca vi um livro ser citado em tantos  outros livros. O livro narra a paixão de Heathcliff e Catherine, amigos de infância que acabam sendo separados ao longo do tempo. O livro no início é bem chato, cheguei a deixar ele de lado por duas vezes antes de finalmente conseguir engatar na leitura mas quando o fiz não consegui mais largar. Achei a história incrível, o amor dos dois é totalmente intenso e insano, ouso dizer. 



2 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Jane Austen é definitivamente uma das minhas autoras preferidas. Orgulho e Preconceito creio que seja o seu livro mais conhecido e está entre os melhores. Mr. Darcy e Elizabeth são o casal principal desse romance e Jane nos mostra as divergências e conflitos que existem entre esses dois valores que são o orgulho e o preconceito. O livro é maravilhoso o romance é tão lindo quanto se pode imaginar para um romance de época.


3 - Um Conto de Natal - Charles Dickens 

Li esse livro já faz um tempo, ele possui várias adaptações para o cinema, televisão e teatro. Conta a história do velho Scrooge, um homem frio e sem sentimentos que em uma noite recebe a visita de espíritos que lhe mostram acontecimentos passados e futuros e o fazem refletir sobre sua própria vida e suas atitudes diante das pessoas em geral. O livro traz uma ótima mensagem, além de ter um clima natalino bastante agradável.  


4 - Dom Casmurro - Machado de Assis

Clássico da literatura brasileira, tenho certeza que qualquer um de vocês já ouviu falar de Machado de Assis e mesmo que não tenham lido conhecem a obra Dom Casmurro. É nesse livro que temos a conhecida Capitu com seus "olhos de ressaca" e Bentinho, que se apaixonam e que resultam nessa história.  Machado de Assis criou um mistério que até hoje é indecifrável e discutido por todos os leitores.

5 - Revolução dos Bichos - George Orwell

Morro de vontade de ler mais livros do George Orwell mas por enquanto o único que li foi Revolução dos Bichos e acredito que ele pode ser considerado um clássico. É um livro que foi escrito em plena segunda guerra mundial e é uma sátira clara a ditadura soviética da época. Pra quem gosta de história, esse certamente é um livro que deve ser lido.

Já leram alguns desses 5 clássicos que citei? Quais outros vocês já leram? Espero que tenham gostado desse top 5 e não deixem de comentar!

18 comentários:

  1. Hey Naty.
    Desses só li O Morro dos Ventos Uivantes e acho que você definiu bem o amor dos dois, intenso e insano!

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns clássicos (pesar de poder ter lido mais) e gosto principalmente de Shakespeare, o que pode ser um tanto clichê, mas mesmo assim. Da sua lista, já li 'O Morro dos Ventos Uivantes', 'Um conto de Natal' e 'A Revolução dos Bichos', que aliás, integra a lista dos meus livros preferidos até agora, até porque Orwell se mostrou um autor valoroso, mesmo eu tendo lido apenas esse e '1984', que é outra obra magnífica.
    Eu não gosto de ficar falando muito que curto clássicos, porque as pessoas acabam me achando metida a intelectual. Mas eu acho que a intelectualidade não está nos livros que você lê, ou na sua quantidade, mas sim no que você consegue absorver de cada obra, tanto as lições positivas quanto as negativas. E isso é uma coisa que as pessoas se esqueceram (vide Paulo Coelho, auto intitulado "o maior intelectual brasileiro").

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty
    Destes citados eu já li O morro dos ventos uivantes,mas para falar a verdade eu não gostei não,e Dom Casmurro,que vale a pena ler pois é bem interessante.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  4. Naty, literatura clássica é estupendamente boa! hahha Eu tieto demais esses autores fantásticos, reconhecidos pela Literatura Mundial! Mas... fanatismos à parte, achei a sua seleção muito boa. Desses, já li 3 livros, "Dom Casmurro", meu predileto de todos os tempos, "Orgulho e Preconceito", sutil e romântico e "A Revolução dos Bichos", que é, à sua maneira, um livro genial. "O Morro dos Ventos Uivantes" comecei a ler quando era bem mais nova, acho que tinha uns 12 anos, e acabei desistindo. Se eu lesse hoje, acho que acabaria adorando.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oie querida, eu gosto de clássicos, principalmente os Ingleses, mas também não li
    muitos. Desse aí só li Orgulho e Preconceito e Um Conto de Natal - Charles Dickens.
    Pretendo ler O morro do vento Uivantes.
    E vou deixar uma dica, leia: Jane Eyre assim que for possível, tenho certeza que vai amar! *oo*
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Coisas que me Acontecem
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiii Naty o/
    Clássicos são meu fraco, eu não li nenhum seriamente até hoje, rs. Desses que você falou, eu li "Conto de Natal" e nem foi inteiro, acabei não terminando, nem lembro porquê :(
    Tenho MUITA vontade de ler Orgulho e Preconceito *-* parece maravilhoso!

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  7. eu nunca li o Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte eu vi ai e pesquisei sobre ele e achei ele muito legal, agora eu anotei ele aqui para eu comprar eu tenho uma lista aqui cheia de livros so falta mesmo tempo para ir comprar rrs.

    seguindo se quiser visita la
    blognew-girl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Hi Naty!
    Destes aí, começei a ler O Morro Dos Ventos Uivantes, mas parei e li também Revolução Dos Bichos (mas acho que ele não estava completo, porque ele é bem fininho)

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Dos cinco eu aó li Dom Casmurro, e só porque a escola pediu. Não odiei, mas não achei tão bom assim.
    Tenho curiosidade para ler Revolução dos Bichos e Morro dos Ventos Uivantes!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu só li Dom casmurro geeente :///
    Assisti ao filme Orgulho e preconceito e aaamei, um arraso de filme, rs, quero muito ler o livro, mas estou deixando o tempo passar para eu esquecer um pouco a estória do filme e me encantar ainda mais pelo livro.
    Beijo Naty!

    ResponderExcluir
  11. Amei o post Naty! O Morro dos Ventos Uivantes e Orgulho e Preconceito são os meus livros favoritos! Dentre os clássicos nacionais, o que eu li e mais gostei até hoje foi Dom Casmurro, principalmente devido ao seu final enigmático. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adoro 'O Morro dos Ventos Uivantes' e tambémj já li 'Dom Casmurro'.
    Tenho muita vontade de ler os livros da Jane Austen (invejinha do seu box! haha)
    Tem vários clássicos que pretendo ler, acho fundamental.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi de novo Naty! Desses eu só li os dois primeiros lugares e com certeza preferi Orgulho e Preconceito. Mas mesmo assim adorei O Morro dos Ventos Uivantes, nunca li nada parecido! Com certeza quero ler os outros livros da outras irmãs Bronte!


    Beijocas (:

    ResponderExcluir
  14. Naty! Adorei os clássicos, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles ainda :/ Estão na minha lista a muito tempo, tenho que dar prioridade a eles *toma vergonha na cara, Lorena* haha
    Beijinhos
    enclausuradas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Naty!
    Shame on me, mas não li nenhum da sua lista. Fiquei muito interessado por A Revolução dos Bichos, já que adoro assuntos relacionados ao momento da segunda guerra mundial. Vai para minha lista!

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Depois que li seu top cinco fiquei pensando....
    Já li todos os livros que tu citou.Gostei muito de Dom Casmurro. Acho um belo livro.
    Colocaria ainda na lista Memórias Póstumas de Bráscubas.

    ResponderExcluir
  17. Não me mate pelo que vou dizer, Naty, mas eu não gostei nem um pouquinho de O Morro dos Ventos Uivantes. Achei as personagens umas antas, que só não resolveram seu problema por culpa delas mesmas... rs...

    Em compensação, Orgulho e Preconceito eu acho perfeito!!

    Dom Casmurro eu li há tanto tempo que nem consigo opinar sobre ele. Preciso reler.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo