10 outubro 2012

Resenha: A Ira de Nasi - Mauro Beting, Alexandre Petillo

A Ira de NasiTítulo Original: A Ira de Nasi
Autor: Mauro Beting, Alexandre Petillo
Editora: Belas-Letras


Sinopse: Nasi não nasceu para ser santo. Nasceu para ser a voz de um pecado capital. Quando foi fundo ele acabou indo além do permitido e recomendado. E, na volta, trouxe com ele tudo que o dragou – do melhor e do pior. Nas travessias ao céu e nas travessuras abaixo do inferno das drogas químicas e das porcarias das pessoas físicas e jurídicas que experimentou, o ex-vocalista do Ira! se tornou homem com todas as letras. Desde as bem feitas e de boa métrica até as malfaladas e malditas. Você ficará vermelho de raiva e de paixão com a história de um dos roqueiros mais polêmicos do Brasil, com tantas tretas que fizeram da vida de Marcos Valadão, este Wolverine brasileiro contraditório e solitário, coisa de ficção, de horror, de comédia e de drama, mas também de muito amor.

Resenha: A Ira de Nasi é a biografia de Marcos Valadão Rodolfo, ex-vocalista da banda Ira!, nascido no interior de São Paulo e mais conhecido pelo apelido Nasi. O livro nos apresenta a vida desse ícone do rock brasileiro desde sua infância, passando sobre sua adolescência e as fases mais complicadas de sua vida, até o encerramento da banda e os anos depois disso.

O livro é muito bem escrito, carregado de comparações e frases de impacto, o autor passava de um fato a outro sem seguir uma ordem cronológica mas que você acaba ordenando as coisas em sua própria cabeça sem que haja grandes confusões. Conhecemos um pouco mais Nasi, e confesso que em um determinado momento cheguei a pensar se esse cara não era um pouco louco porque o fato que é narrado no livro me pareceu um tanto quanto mirabolante, mas só nos resta acreditar.

Quando criança ouvia muito as músicas da banda, meu pai tinha alguns CD's piratas e passávamos as tardes ouvindo as músicas e cantando a plenos pulmões - dá até uma sensação de nostalgia - portanto acabei tendo um interesse maior no livro por conta disso.

Um girassol sem sol, um mavio sem direção. Apenas a lembrança do seu sermão 

O que eu mais gosto nesse tipo de livro é que além de conhecer mais sobre o dito protagonista descobrimos um pouco mais sobre o rock brasileiro, sobre as bandas da época, principalmente as paulistas já que o Ira! é de São Paulo além de saber sobre a história de algumas músicas da banda. 

O livro como não podia deixar de ser contém algumas fotos no meio do livro para saciar a curiosidade dos leitores para ver melhor tudo o que está sendo narrado. Uma ótima biografia cuja leitura valeu muito a pena.

11 comentários:

  1. Oi Naty!

    Minha mãe ta lendo esse livro, e ta adorando! Não tenho muito "saco" para ler biografias, mas acho que irei dar uma chance a esta ;)

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro aqui e estou bem curiosa para ler. O Nasi é bem polêmico!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Estou com o livro pra ler, mas ando adiando esse momento porque não sei bem se quero conhecer mais sobre o Nasi.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OI Naaty :)
    Não curto muito biografias, e apesar dessa parecer inteeressante, rs, acho que não apostarei na leitura, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty (:

    Já ouvi falar na banda Ira! mas nada tão profundo. Bem interessante essa biografia :))

    Beijos :*
    Natalia | http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Naty, sua resenha ficou excelente!

    Confesso que não costumo ler biografias. Acho-as interessante quando quero obter conhecimento sobre a vida de alguém que considero muito, ou que sou fã. No mais, não tenho muito interesse por leituras assim... mas, a título de curiosidade, é sempre bom. Conhecer a fundo a vida de alguém marcante sem dúvidas é mais uma experiência que adquirimos no ato da leitura.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty!
    Só li uma biografia a minha vida inteira, mas como era de um ídolo meu, o Ozzy *u*, eu não resisti mesmo. Estou com esse livro de parceria pra ler lá em casa, mas ainda não tive coragem de pegar. Como você disse que conta também sobre a história do rock nacional, acho que eu vou pensar em pegar ele nas próximas leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Adorei!!

    Já li e amei muito, claro sou fã!!!

    Parabéns!!

    Bjaks


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Naty!

    Li este livro e, como tenho costume de ler biografias, gostei MAS não foi tanto assim. Não conhecia o Nasi, mas estava bem aberta para conhecê-lo e senti falta de um aprofundamento. Alguns temas levantados, me deixaram bem curiosa e fui pesquisar, amei a viagem pelo universo da música, mas acho que faltaram também umas coisinhas técnicas, como as referências, um índice onomástico etc.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por rock brasileiro, preciso ler esse livro. Ira foi uma das minhas bandas preferidas por um tempo, esse estilo de música me faz ter orgulho de onde eu nasci, não essas músicas de hoje em dia. Queria ver as referências de músicas que foram usadas D:

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu só gosto de ler biografias de pessoas que me interessam muito. Não é o caso dessa. Também não sou fã de música, mais um motivo pra não ler... hehe...

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo