22 outubro 2012

Resenha: Marta - Breno Melo

Mais uma resenha pra vocês, dessa vez de um livro nacional, espero que gostem!


Título Original: Marta
Autor: Breno Melo
Editora: Schoba

Sinopse: Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele.

Resenha: Quando decidi participar do book-tour do livro Marta meu principal interesse na obra era a questão da bipolaridade. Certa vez li uma fanfic que tratava sobre o assunto e a ideia foi muito bem explorada e vi em Marta um livro onde em poderia me aprofundar um pouco mais no assusto.

O livro Marta é ambientado na Argentina e conta da história de uma adolescente bipolar que ainda é apaixonada pelo ex-namorado João, mesmo ele já estando com outra pessoa. Naila e Silvia são suas duas melhores amigas com quem divide um apartamento.

Criei grandes expectativas em relação a esse livro e não foi nada do que eu imaginava, apesar disso não vou dizer que me decepcionei apenas li o livro através de perspectiva diferente da qual esperava. Breno narra o livro estabelecendo conversas com o leitor, e de início me incomodei bastante com isso porque ele parecia fugir do foco do livro algumas vezes e apesar de serem assuntos interessantes a serem tratados não era o que eu queria saber no momento. Acontece que ao longo da narrativa me acostumei com essa narrativa e no fim ela não era tão incomodante como podia esperar.

Logo no início do livro o autor deixa claro que há quatro tipos de leitura em relação a esse livro: a popular, a médica, a filosófica e a pessoal. Em cada uma delas a bipolaridade será vista de formas diferentes e me encaixo na popular: uma leiga sobre o assunto. Sabe aquele conhecimento que esperava em relação a bipolaridade? Não encontrei. Simplesmente não consegui perceber isso na personagem, e isso foi um dos pontos negativos sobre o livro. Achei que o autor poderia ter aprofundado mais sobre isso, ter exposto mais esse 'problema' da Marta de forma que pessoas que desconhecem sobre o assunto também pudessem enxergá-lo. Entretanto a leitura é rápida e temos uma boa história para acompanhar.

Talvez os loucos sejam mais felizes do que pensamos,e nós mais tristes do que eles parecem ser. Eles nos enganam quanto a isso? Quem sabe eles o façam muito bem e não o notemos.



9 comentários:

  1. o livro tem até uma temática legal, mas nao sei se leria
    curtia a resenha e olha só vc esuqeceu de colcoar a editora lá em cima, ta em branco.

    ResponderExcluir
  2. é complicado quando se cria muitas expectativas sobre um livro!
    mas valeu a leitura! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty!
    Já li várias resenhas desse livro e as opiniões sobre sempre bem divergentes rs
    Mas uma coisa em comum que a grande maioria aponta é justamente a falta de bipolaridade da protagonista, assim como você também percebeu. Não é dos que estou mais curiosa, mas certamente lerei no futuro, até porque o ganhei em uma promoção ^^ Espero gostar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Naty!
    Nos últimos tempos vi inúmeras resenhas sobre esse livro e confesso que nunca dei muita atenção. Achei bem interessante o fato da personagem ser bipolar, é uma pena que o autor não se aprofundou muito no assunto. Enfim, a resenha ficou ótima:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Oii Naty ^^
    Eu não curti muito a minha leitura de Marta, mas como você mesma disse, não é uma decepção... Pra mim foi mais uma coisa em troca de outra, eu gostei da leitura, só não foi o que eu esperava dele também, rs.
    Me incomodei também com a parte do autor falando com o leitor, em alguns livros acho até divertido, mas nesse pra mim não rolou :(
    Uma pena, mas de qualquer forma, foi um livro que me ensinou bastante coisas rs

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  6. Realmente é complicado. Você entra na história tentando achar algo e não encontra. Me senti assim com A última música,que deixei de lado para ler bem depois.
    Eu não leria esse livro porque não faz meu estilo mesmo.

    http://missaustenofficial.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/missaustenofficial
    @MissAustenOfficial

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser legal, vejo comentários positivos, mas eu simplesmente não me sinto tentada a ler. Não sei o porquê. Talvez ele realmente não tenha me conquistado de forma alguma e apenas isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oii Naty :)
    O livro tem uma temática realmente interessante, mas acho que não estou no momento agora para ler. É chato criar expectativas sobre um livro e ele não ser aquilo tudo que esperávamos, não é? :/
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Eu também acharia mais interessante se ele tivesse explicado mais sobre a bipolaridade, com certeza. Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas nunca tinha parado pra ler sobre ele. E, agora que li, não fiquei com vontade de conhecer a história não.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo