08 novembro 2012

Meus hábitos como leitora


A ideia para fazer esse post surgiu depois de responder a tantas vezes aos meus amigos quando eles me perguntavam pra quê eu colocava aquele 'papelzinho colorido' (conhecido como post-it) nas páginas no meu livro. Então eu comecei a pensar em outros hábitos que eu tenho ao ler e fiz uma listinha para compartilhar aqui com vocês. Tenho quase certeza de já ter visto uma postagem parecida em um blog, mas realmente não me recordo no momento qual foi, se lembrar posto o link aqui para vocês depois.

  • Eu leio durante as aulas. Não devia, eu sei. Mas eu leio. Leio quando o professor está passando matéria no quadro, leio quando ele está explicando a matéria e ao menos que ele chame a minha atenção eu não paro de ler. Aliás na última aula de história eu estava bem mergulhada no meu livro quando o professor me dirigi uma pergunta. Nem preciso dizer que não fazia ideia de qual era o assunto, não é? "Pois é, só fica lendo."

  • Eu faço uso de post-it para marcar quotes e fazer anotações. E pra marcar palavras desconhecidas para procurar no dicionário depois! E isso sempre gera a pergunta do papelzinho colorido. Eu uso os post-its menores para marcar os quotes e os maiores eu anoto alguma observação que merece atenção durante a leitura para quando estiver escrevendo a resenha. Sempre quando termino de ler eu digito os quotes e procuro as palavras no dicionário pra poder tirar os post-its.

  • Eu leio a última frase do livro antes de começar a leitura. Esse é um hábito que tenho há um bom tempo e estou tentando abandonar. Antes eu lia o último capítulo inteiro, ou seja, quase sempre lia um big spoiler. Aí eu passei a ler só a última frase, mas parece que o spoiler está nela também. Estou tentando evitar fazer isso mas é meio que uma mania.

  • Quando eu gosto muito de um livro eu abraço ele o tempo todo. É sério, eu pego ele e abraço e até converso com ele como se fosse uma criança estranha e quadrada. Que vergonha desse hábito.

  • Eu tenho conversar imaginárias com os personagens. Essa eu imagino que seja mais comum entre os leitores. Ou não. Sempre tem aquele personagem que fica na minha cabeça e eu começo a perguntar coisas pra ele e ele me responde sabiamente e temos longas conversas. Adoro esse momento de loucura.

  • Leio mais de um livro ao mesmo tempo. Ao contrário de muita gente eu não tenho problema em ler dois ou até três livros juntos. As histórias não se misturam e eu consigo acompanhar todas elas. É bom que se eu não tiver na vibe do romance posso pular pra fantasia ou pro suspense e assim vai.

  • Eu não me importo com barulho quando estou lendo. Eu posso estar na sala com a televisão ligada, com minha irmã tagarelando e com o Scooby latindo que ainda sim consigo prestar atenção no meu livro sem qualquer problema.

  • Tenho dó de abrir livro novo. Ah, é tão triste quando o livro está lindo na embalagem todo fechadinho e você tem que abrir ele pra ler e ele simplesmente não é mais o mesmo. Eu sei que é estranho, mas eu tenho dó.

E vocês? Quais são seus hábitos e manias como leitores?



27 comentários:

  1. Que post mais criativo Naty! Então, também marco os quotes que me prenderam com post-it nos livros. Também leio mais de um livro ao mesmo tempo e me incomodo com barulho, porém sempre leio com uma boa música de fundo. Ah, outra mania minha: conto as páginas de cada capítulo antes de começar a leitura...hehe. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Todos todos todos. Eu lia até três livros ao mesmo tempo, porém minha mãe falou para eu parar com esse hábito.
    Eu não consigo achar para comprar post-it, onde compra?
    Então Naty, lembra da Caminhada Pelos Livros? Eu queria falar com você, preciso de uma opinião. O que você acha de fazê-la no dia 12 e 13, e no dia 20 de Janeiro do ano que vem?

    Abraços,
    Beatriz Aline
    @Simeusouleitora
    http://simeusouleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também lia nas aulas Naty! kkk..
    e acredite, não é errado! Vai por mim, você geralmente está aprendendo muito mais do que eles iriam te ensinar! :) Eu gosto de marcar o livro com canetinhas marca-texto :) por isso só leio livros que são meus, detesto pegar emprestado ou emprestar! Esse é um hábito que nunca vou conseguir abandonar. Me sinto desconfortável em ler o livro que é de outra pessoa. E como você, também leio pelo menos 3 ao mesmo tempo, claro com histórias e gêneros literários beeeeeem diferentes! :D

    beeijos ;*

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    http://loveloversbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mania de cheirar o livro novo, rsrsr. Assim que abro a embalagem gosto daquele cheirinho de páginas novinhas, é doidera, mas eu faço, rsrs.

    Também leio mais de um livro. O único problema que vejo nisso é quando uma trama está mais interessante, então meio que abandono o outro livro até terminar com o primeiro.

    Uma mania que acredito que a maioria dos leitores tem: comprar mais do que pode ler. São poucas promoções que resisto, principalmente se algum livro desejado estiver com um precinho incrível, rs

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaa amei esse post achei super criativos! Suas manias são bem engraçadas e interessantes, mas eu não tenho nenhuma dessas manias! hahahahahahahaah Amei a foto que ilustra o post! ♥
    Então, meus hábitos como leitora são: eu só leio em casa, geralmente no quarto ou na sala. Preciso de silêncio absoluto para me concentrar na história. Fico sempre tentando imaginar pra qual caminho a história vai seguir, fico tentando imaginar qual será o final antes mesmo de chegar na metade do livro. hahahahahah E só faço anotações agora, porque preciso me lembrar dos detalhes para postar resenhas nos livros. Enfim, esses são meus hábitos! Ameeeeeei o post de verdade eu amo esses posts criativos com assuntos que a gente não espera! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não tenho a maioria dessas manias, mas realmente, tenho dó de abrir um livro novo.
    E não sei se conta, mas eu adoro o cheiro das páginas.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fiz esse post no meu blog também :p
    Adorei os hábitos que você colocou! E principalmente a ideia dos post its. Normalmente anoto os quotes que gosto no meu celular para lembrar depois mas as vezes acabo apagando sem querer. Eu também consigo ler com barulho e tem muita gente que acha isso estranho! Hahahaha
    Beijo, Nic

    ResponderExcluir
  8. o primeiro e os dois ultimos eu nao tneho ma so resto eu tneho sim uhasahsushushu
    cara eu falo com meus livros ahushusahuas mas ninguem vê husahu

    ResponderExcluir
  9. Eu também marco com post-its! A questão do barulho, depende muito do barulho haha. Eu não me importo de ler dois livros ao mesmo tempo, mas não gosto muito. Acontece quando eu leio uma leitura obrigatória para o colégio e outro livro da minha escola ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! rsrs
    Também tenho alguns hábitos; como você, leio a última frase do livro antes de começar a lê-lo. Sempre. E faço isso há muito tempo, já me dei mal por causa dessas pequenas palavras, mas me fez ler o livro mais rápido e desesperadamente. rsrs
    Eu também leio durante as aulas, principalmente quando cheguei no 3º ano, ano passado; meu professor de Biologia era o único que implicava com a minha leitura, eu deixava o livro um pouquinho de lado até ele voltar e depois pegava de volta. Acho que teve até uma vez que eu disse a ele: "Professor, tá no final do capítulo, vai. Já estou acabando."
    Não costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas se essa segunda leitura for de um livro que estou desesperada para ler, faço questão de dar uma pausa nos outros. rsrs Eu também não me incomodo com o barulho ao meu redor a não ser que o livro não esteja me prendendo, aí eu distraio facilmente. Mas se for algum favorito ou que esteja adorando, fica muito difícil até ouvir minha mãe chamando, do meu lado!
    Ao contrário de você, eu adoro abrir livros novos. Quando chegam alguns aqui em casa que estão lacrados eu me seguro muito para só abrir quando for lê-los; é uma forma de preservá-los da poeira até que chegue a vez dele ;D
    Não costumo marcar quotes ou fazer anotações, mas uso bastante o histórico de leitura do Skoob para soltar o verbo com as minhas mágoas, irritações e frustrações. Acho que marcar as coisas me distrai da leitura, que já tem um certo ritmo.
    Eu gosto de conversar com os meus livros, gosto de tirá-los da estante, principalmente algum com uma capa bonita ou de alguma série que eu adoro. Sou louca. rsrs
    Quando vou à livraria fico passando a mão sobre as capas, descobrindo as texturas e contando quantos daqueles livros quero. E nem pensar em emprestar para alguém, sei que não vai voltar do mesmo jeito!

    Acho que são esses meus hábitos. *hm*

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  11. Nossa Naty eu não consigo ler com barulho,simplesmente não consigo me concentrar,eu não gosto de ler dois livros ao mesmo tempo e com certeza eu abraço muito meus livros principalmente os que adoro,é isso.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  12. Oii Naty! Adorei o post! rs
    Ler na aula eu não consigo não, porque eu gosto muito de silêncio... Mas estranhamente eu leio no ônibus... vans... sem nenhum problema, porque será? Haha.
    Post-its eu uso muuuuito de vez enquanto, tentei pegar esse hábito com alguns livros, mas não deu certo e acabei deixando pra lá, rs. Tenho ainda os post-its com quotes anotados e tal dentro de alguns, isso só me rendeu quotes decorados. HOAISUEOIAS No fim das contas, a resenha sai de uma só vez, nem olho eles :(.
    Eu também abraço meus livros *----------------* que amor! Hahaha, eles são uns bebês, os amo <3 Ler mais um livro ao mesmo tempo eu não consigo, tive péssimas experiências e não consegui curtir alguns livros por isso :( E quanto as conversas com os personagens eu só consigo brigar com eles e enquanto eu leio, as pessoas até me olham estranho as vezes quando sai um "não acredito que você fez isso!" dentro do ônibus .-. é meio vergonhoso, mas acontece e eu não consigo controlar, kkkkkk'
    Ótima ideia de post! xD

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  13. báh, achei este post MUITO bom, mesmo!
    adorei ele.. mas eu n tenho quase nada de habitos em relação a leitura!

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha visto um post assim, mas amei muito. Eu sou diferente, eu só consigo ler se estiver muito quieto, não gosto de nenhum barulho quando estou lendo. E os post-it eu nunca usei, mas como agora tenho um blog comecei a usar, achei muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um habito sim!!! leio com barulho, numa boa...não sou muito fã de ler mais livros ao mesmo tempo. Mas se tiver que ler eu leio sim.
    Ah!!! Eu plastifico perfeitamente os meu livros com papel contacte transparente, principalmente se ele tiver a capa branca. E agora com o blog que criei, passei a marcar as paginas com post-it. rs...
    Parabéns pelo post!!!

    Bjokass

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. "É sério, eu pego ele e abraço e até converso com ele como se fosse uma criança estranha e quadrada. Que vergonha desse hábito." HAHAHAHAHAHAH EU NÃO SOU A ÚNICA \O/

    elaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse post Natália! Acabei descobrindo que existem mais pessoas nesse mundo como eu!
    Bem, eu não leio durante as aulas, nunca, em hipótese alguma. Já sou totalmente desatenta, então nem levo meus livros pra faculdade para não correr o risco te me tantar a tirá-lo da mochila durante a aula.
    Até um tempinho atrás eu grifava os livros com a minha caneta marcadora lilás de estimação, e ainda faço isso com os livros que eu tenho certeza que não irei querer trocar futuramente (e ainda uso marcador lilás). Já os livros que eu acho que tem uma certa probabilidade de virarem troquinhas no skoob, eu marco com post-it tbm. E acreditem, são vááários post-its por livro!
    Tambpem leio a última frase do livro, e nossa, ela fica martelando dentro da cabeça durante toda a leitura, é inevitável.
    Não diria que eu converso com os personagens, mas que eu os repreendo. Sabe quando vc assiste novela e fica gritando loucamente com a mocinha para ela não fazer tal coisa porque vc sabe que ela vai se dar muito mal com aquilo? Eu fico gritando do mesmo jeito com os pergonagens dos livros.
    Não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, me enlouqueço todinha se fizer isso.
    E livro novos, que dó de mexer neles! Sempre que compro um livro, ele fica embrulhadinho e intocado na estante, até chegar a hora dele. Ai eu tiro do plástico e... FUNGA FUNGA FUNGA! Cheiro loucamente aquelas páginas!!! Sério, é muito estranho eu com o nariz no livros até todo aquele cheirinho de papel novo acabar. Uma vez fiz isso no ônibus e acho que o cobrador pensou que tinha drogas dentro do livro, porque ele me olhou com uma cara de "coitada, tão nova e já tá cheirando loucamente".
    Emprestar? Jamais. Nem para a minha própria mãe que é quem banca meu vício.

    @Thatha_Ruiva

    ResponderExcluir
  18. Eu costumo ler de madrugada, não consigo ler ouvido música que eu conheça a letra (se não eu me desoncentro hahaha) e também leio mais de dois livros ao mesmo tempo! :)
    Me interessei em fazer um post assim lá no blog. Posso? Coloco os créditos. :)

    Obrigada,

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho alguns hábitos também..rsrs
    Eu não leio só a última linha, eu leio a última página. As vezes até as ultimas (que deselegante...rsrs)
    Eu cheiro os livros quando eles chegam e sempre que começo a ler eles.
    Tenho muito dó de tirar livros do plástico.
    Eu não gosto de ler ouvindo música, me irrita.
    Eu também tenho conversas imaginárias com os personagens, fico brava, explico, rio junto.
    Eu choro lendo. E dou risada. Quando estou lendo pareço maluca.
    Meu homem ideal é um personagem. Tenso, neh? Sei que isso dificulta minha vida real, mas nem posso evitar...kkk

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Oiii, Naty! Adorei o post, muito criativo mesmo! Assim como você tambem tenho muitos hábitos (e alguns até estranhos e vergonhosos) quando estou lendo, mas sei muito bem quando voce diz que tem dó de abrir o livro porque sinto a mesma coisa, acho ele tão bonitinho fechadinho e novo, parece que quando eu termino a leitura não é mais o mesmo! haha
    parabéens!!
    Beeijos, Viih

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post,e tenho varias manias parecidas com as suas:

    1) Apesar de estar na faculdade, e lá você fazer oq quiser,não consigo ler livro durante a aula,eu até tentei algumas vezes,mas fico com a consciência pesada demais :(.

    2)Não gosto de colocar,nem colar nada nos meus livros,quando tem algum detalhe importante no livro,para resenhar,leio aquela parte +1,mas nada de marcar meus livros.

    3)Tenho esse péssimo hábito de ler a última frase do livro HAHAHA,mesmo sabendo que possivelmente tem spoiler,eu não resisto.

    enfim,tenho várias outras manias também (:

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Naaaty!!
    Como assim ler a última frase do livro? Não pode linda, se você fizer isso em um livro do Harlan é bem capaz de ler um spoiler capaz de estragar todo o suspense/mistério hahahaha.
    Eu também lia bastante durante as aulas, eu aaaaamo abraçar os meus livros, você não faz ideia de quantas vezes eu abracei, beijei e cheirei, sim cheirei, A culpa é das estrelas, HUSAHUSHUA. Adorei esse post, fofíssimo, haha.
    Ps: Eu já conversei por milhares de vezes com os personagens de livro, gente, isso não é loucura, é amor <3
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  23. Nossos hábitos como leitores são um pouco diferentes, eu simplesmente não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, gosto de ficar totalmente concentrado na história de um único livro, também não costumo marcar quotes, não sei escplicar porque, e eu odeio barulho quando estou lendo, tira a minha concentração.
    Mas por outro lado eu também tenho conversas imaginárias com personagens, afinal é um direitos fundamentais doss leitores de se zangar com as trapalhadas dos protagonistas, e antes de começar a leitura eu gosto de ler alguma frase da última página do livro, não necessariamente a última, alguma aleatória.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu também tenho usado muito post-its para marcar quotes.
    Quando eu gosto muito de um livro eu Também tenho vontade de abraçar o livro o tempo todo quando gosto. Isso aconteceu com Vaclav & Lena, eu não queria largá-lo de tão fofo! *-*
    Morro de pena de abrir livro novo também. Abro o mínimo possível pra ler. Tem uns que parecem que eu nem li de tanto cuidado que tenho ao ler.

    ResponderExcluir
  25. Ai, Naty, eu te entendo perfeitamente! Adorei a parte de ''uma criança estranha e quadrada'' HIHDIHDSIHD mas é assim mesmo. Eu não leio na aula, porque atrapalha meu rendimento e tenho muuuuuuuuita preguiça de estudar em casa HIDSIDHSIH

    Adorei o post *-*
    Beijinhos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu também leio durante as aulas auahsuhasuhuash Às vezes o livro tá tão bom que fico com ele na cabeça, aí tenho que ler! Mas não costumo conversar com os personagens não oO Eu costumo ficar lembrando das conversas dele com os outros personagens. Eu também leio mais de um livro ao mesmo tempo, mas nem sempre dá certo, porque às vezes fico mais apegada a um do que outro e aí acabo lendo mais o que fiquei mais apegada. Eu também não me importo com o barulho (quando tem alguém perto de mim quando estou fazendo isso, a pessoa sempre fica surpresa e me pergunta como eu consigo auhsuhudhudhsas). Ah, não tenho pena de abrir não, geralmente quero é abrir logo pra saber como é dentro!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... adorei você abraçar os livros! rs... não faço isso não... hahaha... a maioria dos meus hábitos é diferente dos seus, mas eu também continuo lendo mesmo quando o vizinho para o carro e toca funk bem na porta!! hehe... E isso de ler a última frase me mataria, imagina o último capítulo!! odeio spoilers com todas as minhas forças!!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo