18 novembro 2012

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes

O Sonho de Eva
Título Original: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Resenha: Não me interessei na leitura desse livro logo de cara, na verdade nem sequer botei muita fé nele e estou arrependida de não tê-lo lido antes. O Sonho de Eva foi um livro que surpreendeu bastante e positivamente.

Anna Abelar é responsável por cuidar de Joachim, seu sobrinho autista, enquanto sua irmã Dra. Eva Abelar apresenta uma palestra sobre sua principal pesquisa que está relacionada a sonhos lúcidos. Logo após terminar sua palestra, Dra. Eva recebe a notícia do suicídio de sua irmã e o desaparecimento de seu filho. Enquanto ainda tenta reunir forças para superar ambas as perdas, Eva é convidada a continuar o projeto DreamGame de sua irmã na empresa Yume. Com a suspeita que essa empresa possa estar de alguma forma envolvida no suicídio da irmã e principalmente no desaparecimento de Joachim, Eva aceita o trabalho e acaba descobrindo que as coisas são bem mais complicadas do que poderia imaginar.

A narrativa de Chico Anes é maravilhosa, alternando entre o ponto de vista de vários personagens diferentes o autor nos permite visualizar toda a história além de nos transmitir os sentimentos das personagens de maneira bem sutil sem perder o foco do livro. Toda a história sobre sonhos lúcidos, as tecnologias que podem controlar a mente humana e toda a referência apresentada no livro foi um ponto positivo. Havia muitos momentos em que ficava me perguntando o que era real e o que era invenção do autor, ele nos envolve numa trama muito bem elaborada.

É um livro que possui bastante ação, mistério e um pouco de romance. Desde o primeiro momento me senti fisgada nessa história, curiosa e instigada a avançar cada página para saber o que Eva faria logo em seguida, se conseguiria ou não resgatar o filho, se seria capaz de desvendar todos os mistérios em relação a Yume.

Chico Anes nos fez avaliar o caráter de grande parte dos personagens, você se via suspeitando de um ou outro e no fim acabava descobrindo que ele não era nada do que você havia imaginado anteriormente. Alguns possui uma importância maior do que outros entretanto outros me pareceram desnecessários na trama, se estivessem ou não na história não faria grande diferença.

É um livro diferente, trata de um assunto interessante e o autor consegue nos passar todas as informações necessárias com facilidade e forma fácil de compreender, uma leitura que recomendo muito: leiam, leiam! Não vão se arrepender.

18 comentários:

  1. Sinceramente não consegui ter interesse nesse livro, :(

    Li algumas resenha positivas, mas mesmo assim não mudei de opinião.

    Apesar de ter um assunto que nunca tinha ouvido falar...

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros que abordem temas um pouco futurísticos. Então, me senti super interessada no livro, desde que vi a capa pela primeira vez.
    Ainda não tive oportunidade de lêr, mas espero poder matar minha curiosidade em breve.
    Sua resenha só acrescenta mais um ponto positivo ao que eu já espero do livro.

    ResponderExcluir
  3. Já vi algumas resenhas desse livro, mas confesso que nunca me surpreenderam realmente. Prefiro ler romances, mas narrativas de suspense também atraem minha atenção. Gosto da sensação de não imaginar o final, de tentar descobrir as coisas antes do final. É você contra o livro, quem descobrir primeiro ganha :) Acho que vou gostar, mas não vai ser uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro e ainda não li, mas com certeza será um dos próximos.
    Poxa, fiquei empolgada em saber que o livro tem um pouco de romance... pensava que era só mistérios e ação. E adoro essas leituras que vc susteita de todo o mundo, mas no final descobre que não era nada do que vc havia imaginado.
    Para ajudar mais ainda na perfeição do livro, ele tem uma capa super maravilhosa né? Não me canso de olhar para a capa do meu exemplar.
    PS: Antes dessa de ler sua resenha eu pensava que Yume era uma pessoa, e não uma empresa (lamentável Thais, lamentável.. rs).

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    Esse livro parece ser suuper interessante Naty. :)
    Fiquei imaginando agora que situação difícil a da Eva, ter que superar o suicídio da irmã e ainda o desaparecimento do filho. Maior barra :/.
    Fico feliz que você tenha gostado do livro e se surpreendido, haha.
    Quero muito ler esse livro!!
    Beijoo.. (:

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Naty! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ganhei o Sonho de Eva e ainda não li. Mas estou com uma vontade imensa de ler. A história dele me lembra um pouco a do filme A Origem e me encanta muito, pois é um tema muito interessante e original.
    Vou ler logo e volto aqui para contar se achei tão maravilhoso quanto você.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário de vc eu me interessei pela história desde o lançamento. E adorei a escrita do Chico! Achei uma história super diferente e bem escrita.
    É ótimo ver que a literatura nacional tem autores bons assim. ^^

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a capa desse livro uma das mais lindas que eu já vi. Eu amei essa escolha de cores. Sobre o livro em si: eu prefiro os livro com romances mais melosos sabe hahahahahaa mas ultimamente, eu estou com a mente mais aberta e estou me interessando mais, por livros que envolvam mistério e temas diferentes como é o caso desse. Eu achei o enredo bem interessante e despertou a minha curiosidade sim! Quem sabe um dia eu leio né?! *--*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty
    Não sei o que pensar deste livro,li uma resenha recentimente falando super mal
    deste livro,agora vc gostou.Eu sei, só lendo para ter minha opinião,mas sinceramente
    não estou muito animada não.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty!
    Não sei se esse é um livro que eu leria, principalmente porque não ando exatamente nesse clima de estórias de suspense, mas talvez um dia eu acabe lendo. Minha fome por romances tem aumentado bastante (sério, eu não quero saber de ler outra coisa, hahaha).
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. eu tive uma época em que eu queria muito ler esse livro, mas depois passou
    hoje em dia talvez eu leia, mas nao estou mmuito empolgada sabe
    gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi naty,

    primeira resenha que eu leio desse livro, gostei bastante, quero ler ele, eu me apaixonei pelas cores da capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gosto desses livros com suspense,e esse poder de invadir os sonhos,acho que eu queria hein haha! Quando lançou esse livro fiquei muito empolgada para ler,mas até hoje não tive oportunidade!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu nem sabia sobre o que o livro tratava! Acho que vou lê-lo nesse fim de ano, heim :) ele está aqui olhando para mim da estante nesse exato minuto! HAHAHAHA
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
  16. Oi, Naty! Então, ganhei esse livro aqui no blog mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Bom, você sabe, vários livros vão chegando e sempre tem algum que você quer ler muuuuuito, e passa na frente. haha Gostei do livro, parece ser interessante, vou dar uma chance à ele!

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa desse livro muito linda! De uns dias pra cá eu tenho visto váááááários comentários positivos a respeito dele e confesso que antes disso nem tinha interesse de lê-lo, mas agora ele está na minha listinha de desejos *-*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Me interessei por O Sonho de Eva desde a primeira vez que vi o Chico falando sobre o livro. Ele é um palestrante incrível e explica muito bem o assunto dos sonhos lúcidos. Além do mais, é mineiro como a gente! =) Ainda não consegui ler, mas também está na fila... Já deu pra perceber que a fila tá monstro, né? hahaha

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo