26 dezembro 2012

Resenha: O Rosto Que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

Título Original: O Rosto Que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71 (Publicação Independente)

Sinopse: Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Resenha: Já conhecia o trabalho do Maurício de suas duas outras obras anteriores, O Mundo de Vidro e Ainda Não Te Disse Nada. São ambos livros que gosto bastante, mantendo minha preferência em O Mundo de Vidro que foi sua primeira publicação, um romance muito bem construído. Desde essa primeira leitura coloquei bastante fé nos livros do Maurício, um dos autores brasileiros que têm crescido e mostrado o verdadeiro valor da literatura nacional. 

Nesse novo romance, Tomas Ventura é um músico conhecido por compor ótimas trilhas sonoras para filmes. Ele mora em um barco em companhia de seu violão, diversos discos e um telescópio. Apesar do reconhecido pelas suas trilhas sonoras ele não se considera rico e muito menos famoso e não têm aceitado nenhum trabalho ultimamente. Depois de ser traído e romper o namoro, Tomas busca afogar as mágoas com seu amigo Benjamin que possui um sebo-café e é lá que ele conhece A garota dos olhos cor de mel, Aurora. 

A narrativa do Maurício é caracterizada por ser rápida e dinâmica. O autor não enrola nos detalhes proporcionando ao leitor uma leitura que se desenvolve facilmente. Os diálogos são de longe a melhor parte da leitura garantindo uma proximidade maior com os personagens, ao meu ver. Tomas é uma pessoa que acredita em todos os tipos de sinais, principalmente após o falecimento dos pais já que ele crê que poderia ter evitado o acidente que os matou se tivesse visto os tais "sinais". A partir do momento em que Aurora entra em sua vida ele percebe que precisa seguir em frente e decide aceitar um novo trabalho e se dedica a essa nova trilha sonora.

Não existe a palavra "tarde" quando algo tem que acontecer. Se tiver que acontecer, pode acreditar que vai.

Os personagens são extremamente carismáticos e cheios de personalidade. Tomas e Aurora nos proporcionam vários momentos de divertimento e Benjamin também deixa sua contribuição quando entra em cena. Como disse anteriormente a narrativa é rápida e fluída, e o autor consegue passar de cenas leves para cenas com um teor mais emocional de maneira incrível. Acredito que a narrativa do autor é sim um grande ponto positivo, mas em O Rosto que Procede o Sonho se ele tivesse se aprofundado um pouco mais e desenvolvido mais a trama, eu não reclamaria. 

A música é um fator importante no livro, várias músicas são citadas e de forma geral acabam se transformando na trilha sonora do próprio livro. Todo o livro é emocionante, o final arrancou-me algumas lágrimas e um largo sorriso. Maurício conseguiu mais uma vez me conquistar com suas palavras. Recomendo o livro para todo mundo, não deixem de prestigiar esse romance.

21 comentários:

  1. Essa semana mesmo eu vi uma resenha desse livro, e a pessoa não gostou muito desse livro, apesar de amar o trabalho do autor. Mas agora que eu vi a sua opinião, acho que o livro merece uma nova chance. Vou procurar ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do autor, mas tenho visto boas críticas. Gosto desta mistura de romance, com uma pitada de "sobrenatural" (se é que posso chamar sinais desta forma) e arte. Música é uma coisa fantástica e acho que se o autor conseguiu encorporar tal elemento em sua narrativa, deve ter dado um brilho a mais.
    Gostei da resenha e se tiver a oportunidade, lerei a obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para começar a ler esse livro, sou louca pela escrita do Mauricio! *.*

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Natália! Estou ansiosa para ler O Rosto que Precede o Sonho! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty!
    O livro é mesmo lindo e vale a pena ser lido! Vi muitas pessoas que acharam o mesmo que você, que poderia ter um aprofundamento maior. Eu não senti isso, achei suficiente como está!
    Meu favorito continua sendo Ainda Não Te Disse Nada! Você é uma das poucas que vi cujo favorito é O Mundo de Vidro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga, eu não conhecia esse livro mas eu achei a capa tão linda e o enredo tão apaixonante que eu adoraria ler sim! Amei a dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália!

    Que legal! Adorei a sua resenha!
    Você me deixou com vontade de ler o livro.
    Ainda não li nada do autor...

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  8. Pensa num livro que me fez chorar bicas, pois é, este livro foi O Rosto que Precede o Sonho, uma obra prima do Maurício que eu não canso de elogiar e indicar!!!!

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Eu quero muito ler algo do autor, mas não consegui me interessar muito pela história desse livro. Acho que vou ler Ainda não te disse nada primeiro.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Naty!

    Eu simplesmente amei esse livro, chorei demais... Minha mãe leu e também chorou bastante. É lindo!

    Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso urgentemente conhecer as obras deste autor,só leio elogios de seus livros e este é o que me chamou mais a atenção,tomara que eu consiga ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Naty!
    Eu também prefiro O Mundo de Vidro. Em relação ao Rosto que precede o sonho, ainda não li, mas vou tentar pegar em breve. Todos têm falando super bem, mas já ouvi alguns comentando que gostariam que tivesse sido melhor desenvolvido mesmo. Acho que por o livro ser tão fino. Só vou saber mesmo quando ler!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Eu já vi algumas resenhas deste livro e todas elas falam bem da história da narrativa mas terminam por falar que o autor deveria ter se aprofundado mais!
    interessante! acho que quando se compara mais de um livro de um mesmo autor dá nisso um deles sempre vai faltar algo! ^^
    gostei da resenha bem sincera!

    ResponderExcluir
  14. Esse é o meu livro preferido dos três do Maurício *-*
    Achei ele perfeito, mas se tivesse sido um pouco mais trabalhado nas emoções eu também não reclamaria rs'

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei a historia do livro parece ser ótima a capa também é linda!
    xoxo

    ResponderExcluir
  16. Não conheço esse autor, mas fiquei bastante curiosa, principalmente porque acredito que devemos apoiar e incentivar a literatura nacional.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei a história, adoro esses livros que citam musicas! Amo procurar elas e ouvir!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada do Maurício, mas morro de vontade. Tudo mundo diz a as histórias dele são bem construídas. Own, já quero ler esse. A história parece ser tão linda *---*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Apesar de não conhecer o escritor, gostei do livro o enredo é lindo e parece ser emocionante. Só nao gostei da capa

    ResponderExcluir
  20. Tenho esse livro e em breve o lerei, com todas as resenhas maravilhosas que estou lendo sobre ele acho que irei amar.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li esse livro,apesar de ter acompanhado toda a divulgação e até participado dos sorteios feito pelo próprio autor. Achei um livro interessante,que tenho vontade de ler,mas não é prioridade,ainda!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo