13 janeiro 2013

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor:  Stephen Chbosky
Editora: Rocco

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Resenha: 
13 de janeiro de 2013
Queridos leitores,

Não é fácil falar sobre um livro que você odeia. E também não é fácil falar sobre um livro que você ama. As Vantagens de Ser Invisível se encaixa na segunda categoria e estou na dúvida do que dizer a vocês sobre essa obra. Ele conta a história do adolescente Charlie, ele tem 15 anos. A narração é feita através de cartas e senti vontade de escrever a resenha dessa forma também e espero que vocês não se importem. De início pensei que não fosse gostar do formato da narrativa, mas me vi virando cada página ansiosamente para saber o que mais Charlie tinha a contar e compartilhar. Acredito que por serem cartas tivemos uma aproximação maior com a personagem principal e Charlie mostra ser um grande amigo. Ele é um adolescente um pouco ingênuo para a idade, mas extremamente inteligente, apesar de não ter conhecimento disso. Ele é uma pessoa bastante sensível, acho que nunca conheci um personagem masculino que fosse tão sentimental como ele. E de certa forma, acho que isso o permite reparar coisas que outras pessoas não veem. Ele conhece dois novos amigos. Sam e Patrick. Me apaixonei por esses dois desde o momento em que os conheci. Patrick principalmente. Ele é o tipo de pessoa que sabe a hora e o momento de introduzir uma piada para reanimar um grupo e está sempre por perto marcando presença. Durante a narrativa Charlie conta ao seu amigo através das cartas tudo sobre a sua vida. Ele fala sobre seu relacionamento com a família, seu pai, sua mãe seus dois irmãos mais velhos e ainda aqueles parentes que ele só vê nas datas especiais. Adorei a forma como o autor abordou isso no livro, mostrando as dificuldades e os entendimentos com cada membro da família expondo um pouco sobre a personalidade de cada um. O livro retrata temas bastante comuns como drogas, sexo e rock'n roll! A história toda é tão especial e te marca de uma forma que é impossível não gostar. O final traz uma surpresa, que justifica muita coisa na história, senti imensa compaixão por Charlie ao ler. Em certa parte do livro Charlie vira para Sam e Pratrick e diz que se sente infinito. É mais ou menos assim que me descrevo após a leitura desse livro. Depois que terminei passei horas pensando sobre a história, os personagens e tudo o que Charlie me ensinou em tão poucas páginas. Me lembrei dos livros que o professor de Charlie o indicou a ler e fiquei com vontade de ler todos eles também. Mais do que isso, tive vontade de ter uma amigo como Charlie com quem eu pudesse contar em qualquer ocasião. Isso nem de longe é uma resenha tão boa quanto eu queria que fosse, mas quero dizer a vocês que As Vantagens Ser Invisível é um livro que indico. E muito! Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer e se deliciar (ou não) com essa história incrível.

Com amor,
Natália.


21 comentários:

  1. Oi Nati!
    Sei como é essa sensação de não conseguir encontrar as palavras certas para descrever algo que amamos.
    Eu adorei o fato de você ter feito uma "carta resenha", muito digna do livro e criativa :)
    Pretendo ler logo, estou muito curiosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty, gostei muito da sua resenha em forma de carta, tudo a ver com a história (que até hoje eu nāo li kkk).
    Quero muito ler esse livro, e por causa disso até hoje nāo vi filme ( =/ ) mas tenho a intençāo de fazê-lo em breve!
    Bjs

    http://livrosealem.blogspot.com.br/2013/01/resenha-extase-serie-fallen-lauren-kate.html

    ResponderExcluir
  3. Vi hoje o filme e estou ENCANTADA! Estou louca para ler o livro, quero logo comprar!
    Adorei a forma que escreveu a resenha, gostei muito da resenha em si também! Me deixou com mais vontade ainda de ler!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. eu espero gostar da leitura viu *-* sua resenha está muito boa

    ResponderExcluir
  5. Quero ler mais não estou desesperada por ele, não tenho muita expectativa então posso ler sem medo de me decepcionar. Depois de ler quero ver o filme q,dizem que é bom.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com a Claris, vi o filme e fiquei louca para ler o livro. Adorei o formato da resenha e o conteúdo dela, pois é realmente difícil fazer resenha sobre um livro que entrou para categoria de favorito, o que você pode dizer é seu sentimento durante a leitura. Quando eu vi o filme vi muito do Forrest Gump no Charlie, quero ler o livro principalmente para saber se a minha impressão vai permanecer, mas pela sua resenha já acredito que sim. :)
    Fiquei ainda mais curiosa, preciso comprá-lo urgentemente, rs.

    Beijão Naty.

    Mari - http://leitorete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Naty!
    Ah, sua resenha me deixou encantada. Adorei o fato de você escrevê-la em forma de carta, muito bacana mesmo. Sempre vi criticas ótimas sobre esse livro, espero ter oportunidade de lê-lo o mais rápido possível.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Bem criativa sua resenha ;)
    Adorei tá -*
    As Vantagens de Ser Invisível deve ser muito bom mesmo. Ainda não tinha pensado em tê-lo mas depois do que você escreveu fiquei com uma imensa vontade de lê-lo ♥
    beijoss
    http://bibliotecaaconchegante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OIii
    Adorei a forma como escreveu sua resenha, fiel à idéia do livro.
    Foi sim uma boa resenha, e digo isso porque li do começo ao fim, sem pular nenhuma parte.
    Gostei da premissa do livro e é um que eu tenho que add na minha wish list!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty
    Adorei sua resenha em forma de carta,e ela está bastante emocionante vou confessar que eu não estava muito animada a ler este livro, mas sabe que vc me pegou de jeito e agora quero conhecer está história emocionante,muito obrigado.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  11. Assisti o filme um dia desses e me apaixonei perdidamente. Estou louca pra ler esse livro, só estou esperando uma boa oportunidade($$). Gostei muito da sua resenha :)
    Como você também desejei ter um amigo como Charlie, mas nos dias de hoje é meio difícil disso acontecer.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Natália, como vai você? *O*
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas quero isso PARA ONTEM! Infelizmente não tenho muito tempo de $obra para comprar o livro.
    Adorei sua resenha em forma de carta. Muita gente compara esse livro com A Culpa é das Estrelas, pelo fato de que são livros dramáticos curtos que te fazem pensar e amar os personagens. São livros que você ama muito ou odeia demais. Eu realmente quero me sentir infinita D=
    Li um trecho do livro na internet que é um poema. Não sei de quem, fala sobre um garoto que escrevia redações e os professores davam notas boas e ele cortava os pulsos no final. Sinceramente, eu PRECISO LER ESTE LIVRO!
    Aceito doações *piscadinha marota*

    Beijos :*
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah naty! to a fim de ler esse livro a um tempão to me segurando pra não ver o filme antes de ler o livro!
    e gostei da maioria das resenhas que li sobre ele!
    espero le-lo logo!
    aiai! *_*
    adorei a resenha por sinal!

    ResponderExcluir
  14. Que linda sua resenha! *-* Adorei a ideia de escrever em cartas.
    Eu não sabia que o livro era narrado pelas cartas, mas isso me deixa mais animada ainda, gosto desse tipo de narrativa. :D

    Naty, tem uma tag pra você lá no Alma. http://tinyurl.com/aq9bllh

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. ai fiquei muito curiosa parece ser interessante

    ResponderExcluir
  16. Amei esse livro, amei sua resenha e amo que a nossa opinião sempre é a mesma quando o assuntos são livros! #adoro
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amei sua resenha, Naty! Sinceramente <3 Ficou um amor. Eu concordo com tudo!

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a resenha em forma de carta. Infelizmente não achei tudo isso do livro. As vezes senti a leitura lenta e cansativa.

    Abçs

    ResponderExcluir
  19. Nossa que resenha maravilhosa,porque você mergulhou de cabeça no livro
    Ainda não li o livro,mas assisti o filme, que é muito interessante porque mostra um lado diferente da fase da adolescência sob o ponto de vista de vários personagens,mas principalmente pelo ponto de vista de Charlie.
    Depois da perda do seu amigo ele se isola,mas muda de comportamento quando conhece Sam,Patrick.
    São os altos e baixos da vida de um adolescente.

    ResponderExcluir
  20. Ahhnnn, que liiindo! Me deixou mais ansiosa pra ler o livro Naty!! Curti sua resenha em forma de carta, uma gracinha.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  21. Quero tanto esse livro que estou evitando ler muitas resenhas, mas ja sou apaixonada pelo Charlie (♥), acho a capa original mais bonitinha do que a com o poster do filme.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo