27 janeiro 2013

Resenha: A Aprendiz - Trudi Canavan

Postei a resenha de O Clã dos Magos e hoje trago a resenha de A Aprendiz, segundo livro da trilogia. Deixo claro que pra quem ainda não leu o livro anterior a resenha pode conter spoiler.


Título Original: The Novice
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

Resenha: A Aprendiz é o segundo livro da trilogia do Mago Negro. O livro anterior, O Clã dos Magos, terminou com uma revelação que foi o suficiente para me deixar curiosa com a continuação. Em A Aprendiz, Sonea está se preparando para tornar-se uma maga. Assim como todos os outros, ela precisava passar pelos estudos, tornando-se uma aprendiz. Por um momento ela pensou que poderia ser bem recebida pelos outros aprendizes, mas a verdade é que a maioria a julga por suas origens. Regin particularmente parece querer tornar a sua vida dentro do Clã um inferno.

No primeiro livro conhecemos um pouco sobre a favela em que Sonea vivia, e nesse segundo livro a autora foca no Clã. Conhecemos melhor como são as coisas lá dentro, os hábitos e regras dos magos, além é da rotina de estudos de Sonea. Mais uma vez senti que a autora poderia ter desenvolvido melhor a narrativa, tornando a história mais rápida e menos enfadonha. Dessa vez demorei um pouco mais para me empolgar com o livro, mas ao chegar na metade da leitura me vi ansiosa para terminar.

Personagens que tiveram destaque no livro anterior, como Cery e os outros amigos de Sonea mal aparecem nesse livro. Cery aparece apenas em um capítulo em que vai visitar Sonea no clã e só. Depois disso foi como se ele nem existisse. Não gostei dessa exclusão, até porque Cery era um personagem que gostei bastante no livro anterior e esperava mais desenvolvimento dele nesse livro. Para compensar a autora nos apresenta a novos personagens, como Dorrien que é filho do Rothen e demostra bastante interesse por Sonea.

Dannyl é promovido a Embaixador dos Magos e ele tem de fazer várias viagens não só para cumprimento dos seus deveres com o novo cargo, mas também para descobrir sobre o passado do Lorde Supremo, como lhe é pedido. Nessas viagens ele conhece Tayend, um bibliotecário com quem ele mantém uma relação de grande afeto. Achei incrível o modo como a autora decidiu tratar o homossexualismo no livro, me surpreendi por o tema vir a ser tratado.

O final de A Aprendiz me fez manter um largo sorriso no rosto, fiquei imensamente feliz pelo pregresso e determinação que Sonea demostrou. Ao terminar a leitura fiquei completamente ansiosa para saber como a autora irá finalizar essa história. É uma trilogia que até então valeu a pena a leitura e espero que o último livro seja ainda melhor.

14 comentários:

  1. Como falei na resenha do Clã dos Magos, me interessei pela história, mas pelo modo como você descreveu ainda não me empolguei para lê-lo. Ainda não está na minha lista de prioridades.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nathy!
    Não vou ler a resenha, pois ainda pretendo começar a ler essa série!
    Li a sinopse de O Clã dos Magos e gostei muito, espero não me decepcionar com a leitura! =)
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. Li a resenha por cima pois ainda não li o primeiro livro.
    Mas estou bem curiosa. Parece ser bem legal.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sobre o Cery ter aparecido pouco: é compreensível, afinal, qualquer um que viesse da favela não se sentiria a vontade no Clã, sem falar que, aparentemente, Cery tem alguns problemas para resolver com os Ladrões, o que dificultaria sua passagem no livro, também tem o fato de que esse livro não teve espaço para o Cery, sim, teria gostado se ele aparecesse mais, mas, pessoalmente, acho que, se a autora o fizesse, estaria desviando o foco do livro.

    Eu realmente não entendo o porque de algumas pessoas não gostarem de uma narrativa mais descritiva, sem falar que, todos os pontos do livro são importantes para o desenvolvimento da estória, até aqueles que não o parecem.

    A Aprendiz foi um ótimo livro e, pelo o que minha amiga falou, o terceiro é ainda melhor.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo me empolgar pra ler...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Natália! Já li O Clã dos Magos e curti bastante, apesar de ter me irritado um pouco com os "cê" da Sonea e achar que o enredo poderia ter sido melhor desenvolvido. No entanto, estou ansiosa para ler A Aprendiz! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty! Li só o último parágrafo da resenha, pra não pegar spoiler. Mas vamos aos comentários! Já vi muita gente que gostou dessa série, mas eu ainda não estou com aqueeela empolgação, sabe? Pelo que li, você está gostando bastante. Tanto que está doidinha pelo terceiro, rs
    Enfim, talvez eu leia nesse ano. Acho as capas bem diferentes e bonitinhas também. :)

    Beijinhos!
    (Tenho certeza de que foi uma bela resenha, mesmo não tendo lido, mas todas as suas resenhas são ótimas mesmo, né? rs)

    ResponderExcluir
  8. Amigaaaa mesmo não querendo ler esse livro, ler uma resenha sua sempre é muito bom então eu tenho que dizer que eu amei o post! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar bem, ja ouvi falar mal dessa trilogia e não sei o que achar por enquanto, mas uma opinião é sempre comum a autora enrola muito no enredo, enfim espero poder ler o livro e tirar minhas dúvidas! ^^

    ResponderExcluir
  10. Uhuuu, leu rapidinho heim. Eu não li a resenha desse devido o spoiler, pois desejo acompanhar essa trilogia.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  11. Há Natália essa trilogia não me convenceu não!!!Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas ela parece ser muito boa. Quero muito ler os livros!!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. aind anaum li ,mais gostei muito da resenha , e achei a capa curiosa !

    ResponderExcluir
  14. Quero MUIIITO essa trilogia mean, a cada resenha fico roendo (evitando) as unhas pra saber o que ira acontecer com a Sonea no fim as contas.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo