05 fevereiro 2013

Resenha: Belle - Lesley Pearse

Título Original: Belle
Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Resenha: Quando comecei a ler esse livro sabia superficialmente de que se tratava de prostituição, mas não sabia que o assunto se expandia também para o tráfico de mulheres. Já li um livro que tratava sobre o mesmo assunto que tem sol no título, mas eu não me recordo o nome agora, mas também foi publicado pela  Novo Conceito recentemente então já havia tido contato com esse tema. 

Belle é uma jovem de 15 anos que vive no bordel que sua mãe comanda, mas não sabe absolutamente nada sobre o que se passa lá dentro. Para ela os homens aparecem por lá quando querem beber e dançar com as mulheres da casa, apenas isso. De início foi estranho pensar que uma garota de 15 anos, que vive dentro de um bordel não saber sobre o que acontecia lá, mas o fato da história se passar em 1910 e a mãe dela mostrar que fez de tudo para que ela fosse privada dessa realidade tornou isso aceitável. Só que Belle acaba descobrindo a verdade da pior maneira possível assistindo ao assassinato de uma das garotas e como se não bastasse ela é sequestrada e terá de encarar uma realidade que ela nunca poderia ter imaginado.

O livro é bem grosso e acredito que a autora pecou em se alongar tanto na história, ela poderia ter cortado certas partes e tornado a história mais rápido e gostosa de ler. Mas não digo que a leitura foi arrastada, pelo contrário, eu consegui curti bastante e até me vi ansiosa para terminar o livro.

Belle sofre um amadurecimento visível durante o desenrolar da história e a autora soube mostrar isso muito bem, nos apresentando seus sentimentos e seus pensamentos deixando claro como ela encarava tudo aquilo.

As outras personagens também sofrem algumas mudanças, Annie a mãe de Belle se vê perdida depois do desaparecimento da filha e descobrimos um pouco sobre seu próprio passado e o porquê de ser uma mulher um tanto quando rancorosa. Mog, a empregada do bordel que cuidou de Belle e a amou como se fosse sua mãe mostra um pouco de sentimento.

Ela chegou mais perto de Mog, colocou seus braços ao redor dela e abraçou-a apertado. 
- Porque isso? - Mog disse asperamente.
- Porque você é muito especial. 
- Sai fora. - Mog respondeu, mas o jeito brincalhão como empurrou Belle e o tremor em sua voz mostraram que ela estava emocionada. 

Jimmy foi um personagem encantador. Era o único amigo de Belle antes de ela sumir demostrar ser um rapaz corajoso além de possuir um amor inabalável e uma vontade incrível de encontrar sua amiga. Adorei a maior parte dos personagens e o modo com a autora construiu a personalidade de cada um sabendo desenvolvê-la ao longo do livro.

Ela é a mais encantadora e mais linda garota que já conheci. Não descansarei até que ela esteja segura novamente. 

Tem uma parte do livro que você chega e pensa que já é o final, mas a autora não se dá por satisfeita e estende a história por mais algumas páginas. Desnecessárias ao meu ver. Ela poderia ter resumido tudo aquilo e escrito um epílogo. Tirando isso o livro é uma leitura agradável na qual recomendo.

Aproveitem para participar da promoção do livro que está rolando aqui no blog!

22 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Naty! Estou ansiosa para ler Belle! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. sempre vi esse livro nas livrarias mas nunca imaginei que fosse sobre esse assunto...
    gostei bastante de resenha mas apesar de gostar do enredo e a sua resenha ter despertado a minha curiosidade acho que vou ler mais pra frente, estou com um monte de leitura atrasada...
    Bjs

    http://livrosealem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Natalia, tudo bem?
    Primeiramente, é a primeira vez que visito seu blog, e está sendo um prazer conhecê-lo.
    Com elação ao livro, eu não sei dizer se gosto ou não de livros do gênero mas já li inúmeros elogios quanto a esse livro. Talvez depois eu peça ele emprestado para conferir, por enquanto eu adio, pois estou preferindo ler pra descontrair e esse livro parece ser um pouco denso.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naty! ((:
    Juro que não sabia do que o livro se tratava, a única coisa que eu sabia era que se passava a muito tempo atrás. Gostei muito da temática que a autora busca passar para os leitores. Parabéns pela resenha!

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty!
    Ainda não me sinto com votade de ler esse livro. A temática é boa, mas tem algo que ainda não me agrada.

    beijos

    Philip Rangel
    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!
    A sua resenha me deixou com vontade de ler o livro!
    Eu também não sabia que trata sobre tráfico de mulheres...

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi ^^
    Indiquei seu blog para responder ao meme "Selo Versatile Blogger"
    O link é: http://omundoquasesecreto.blogspot.com.br/2013/02/selo-versatile-blogger.html
    Beijos
    Le Smynniuk ^^

    ResponderExcluir
  8. Estou me coçando para ler esse livro, até já o encomendei, não vejo a hora de poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero ler esse livro! A história parece muito interessante.
    Adorei a resenha!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty
    Não tenho muita vontade de ler este livro,ele me faz lembrar de um outro livro que li chamado Amor de rendenção que eu achei bem forte
    por isso acho que vou deixar passar.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua resenha amiga, todo mundo fala maravilhas desse livro, a capa linda e eu tenho muita vontade de ler! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Faz um tempo que vi algumas resenhas desse livro e to afim de lê-lo
    Vamo ver se eu ganho hahahahahahah
    mas gostei da resenha e o livro me parece ser exatamente assim interessante mas prolongado! u.u

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o livro que tem sol no título haha, estou tentando encaixar ele na minha leitura deste ano, e não sei se vou conseguir. Não sabia que Belle se estendia por tráfico de mulheres, boa informação. É totalmente estranho uma pessoa não saber sobre bordel, mas enfim. Adoro livros que os personagens sofrem amadurecimento ao decorrer da estória.
    A capa do livro é linda, sempre foi uma capa que fiquei babando ao vê-la, mas acho que poderia ter sido uma capa apresentando uma guria com traços e trajes de 1910, mas é só uma observação haha

    ResponderExcluir
  14. Oi Naty!
    O livro que você estava falando era Cruzando o caminho do Sol haha. Comecei a ler ele mas depois parei ): Não que ele fosse ruim, só que apareceram outros mais tentadores...
    Ainda não li Belle e também não tenho muita vontade, apesar de ter ele. Mas já li Amor de Redenção, que me lembrou um pouco a história e eu me apaixonei! Recomendo a leitura.

    Beijocas :D

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não gosto do tema do livro. Prefiro livros com histórias mais fantásticas, que consigam me tirar da realidade; esse é um principais motivos de eu gostar de ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Estou MUITO afim de ler esse livro: primeiro que a capa é linda ( baba nessa capa mean,) e segundo que ele trata de um assunto é serio e que atualmente esta sendo repercutido. Enfim ja ta na minha lista desde o lançamento.

    ResponderExcluir
  17. Bom,pela resenha pude perceber que é um livro com uma estória bem densa,mas ao meu ver,interessante. Confesso que não fiquei encantada pelo livro,e nem com uma vontade louca de ler,mas compraria :D !

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, Natalia.

    Não achei que a autora se prolongou no livro, não. Creio que foi na medida certa para contar a história como foi. É um livro triste, com cenas muito reais e o pior para mim é saber que mesmo com a diferença desses anos, continua a acontecer isso. Evoluimos em alguns aspectos, mas permacemos totalmente ignorante em boa parte de outros importantes.

    Adorei o livro. Uma leitura real, intensa, cheia de momentos angustiantes mas que valeram a pena.

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  19. Lesley Pearse sabe como mexer com as emoções do leitor, Belle pra mim foi diferente de tudo que li, nem de longe olhando pra essa capa você imagina um conteúdo tão forte, teve partes deprimentes, tristes na maioria das vezes mais acho que valeu a leitura, Jimmy foi um personagem apaixonante ao longo do livro todo, é o único livro que li da Lesley mas depois de Belle estou dando um tempo, pra em breve ler outro da autora

    ResponderExcluir
  20. Taí um livro que estou querendo ler, já me falaram super bem desse dele, apesar da trama ter um conteúdo mais forte e pesado.
    Ele está na minha lista de desejados
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  21. Adorei Belle, o enredo é fantástico.
    A personagem é forte, batalhadora, não se deixa abalar por nada.
    é um livro maravilhoso apesar da temática forte.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Achei a capa lindíssima, mas não pretendo ler...achei o tema meio pesado e ultimamente ando querendo ler coisas mais leves, mas fica a dica pra quando eu quiser mudar um pouquinho o gênero da leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo