11 fevereiro 2013

Resenha: Cuco - Julia Crouch

Título Original: Cuckoo
Autor: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Resenha: Uma sinopse empolgante, uma capa chamativa e uma história que ao final me deixou sem ter certeza se gostei ou não. Cuco conta a história de Rose e Gareth, eles são casados, com duas filhas - uma delas ainda bebê. Polly é casada com Christos, mas seu marido falece e ela acaba sendo convidada por sua grande amiga Rose a passar um tempo em sua casa até que as coisas se ajeitem. E junto ela leva seus dois filhos, Nico e Yannis.

Rose é o tipo de amiga fiel, faria tudo por Polly tendo ela sido sua única e melhor amiga de infância. As duas possuem uma amizade cheia de segredos. Aos poucos Rose começa a perceber que seu lugar na casa, diante das filhas e até mesmo do marido está se desintegrando e pensa que talvez sua grande amiga Polly seja culpada por isso. Na verdade não, ela não pensa isso. Ela é um pouco boazinha demais. Todos os outros personagens a alertam sobre a amiga, mas ela simplesmente ignora. Até não poder mais.

A narração é feita em terceira pessoa, mas com o foco na visão de Rose de modo que sabemos apenas o que essa personagem pensa o que torna a história toda mais limitada e... instigante. Certamente você fica curioso para saber quais são os segredos por trás dessa amizade e o que a autora têm a nos revelar. A questão é que por mais interessante que a história pudesse parecer, eu não me senti tão empolgada a continuar. Eu lia várias páginas do livro, mas depois que parava demorava pelo menos um dia para conseguir retomar a leitura. Não sei o que acontecia, e não sei se vocês estão entendo o que quero dizer, mas é isso. 

Os personagens são todos loucos ao meu ver. Exceto as crianças. Aliás, acho que elas são o ponto forte do livro. Anna, a filha mais velha do casal junto com Nico e Yannis mantém falas inteligentes e por vezes até mais interessantes que a dos adultos. Os outros personagens no então sofreram tantas variações ao longo da história que fiquei na dúvida se estava lendo sobre a mesma personagem do início da trama. Acredito que isso se deve ao fato do livro se tratar a visão de Rose. A medida que ela vê os outros personagens diferentes, eles acabam mudando para nós, leitores, também. 

O final foi completamente nada do que eu poderia imaginar. Fiquei completamente surpresa com o que aconteceu e confusa com o fim que a autora decidiu dar a história. Senti que boa parte da história anterior ao fato final não foi explicada, ou simplesmente não valeu de nada. E o epílogo me deixou com vontade de rir. Foi uma leitura diferente, não deixo de recomendar porque tenho certeza que muitos de vocês podem gostar mais da história do que eu. 

Julia Crouch, você certamente é uma autora que eu gostaria de sentar e conversar para que pudesse me explicar direito sua obra porque sinto que ela é uma grande confusão para mim. 

21 comentários:

  1. Cuco me parece ser uma história clichê, não sei porque. Acho que me lembra um pouco A mão que balança o berço. Li o comecinho, mas acabei deixando para depois :/
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive muito interesse por esse livro, mas fiquei um pouco curiosa agora. Adoro livros confusos! IDUASUIDHUI Mas também não estou animada ao ponto de largar minha lista de leitura e pegar ele para ler.

    E Naty, você saber se tem algum outro livro da autora lançado aqui, ou é só esse mesmo? O nome dela não me é estranho...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar desse então! HAHAHA'

      Só sei desse livro dela, acredito que não tenha nenhum outro lançado aqui não (:

      Beijo:*
      Naty.

      Excluir
  3. Oi, Naty!
    Parabéns pela resenha :D
    Já passei por algumas situações literárias como a sua. Achei a capa e a sinopse bem instigantes, mas imaginava outra temática. Só que depois que eu li a sinopse com mais calma, já comecei a mentalizar um provável enredo para esta trama.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pôxa, ainda bem que eu não fui a única que não entendi várias coisas no livro... Também gostaria que a autora me explicasse algumas coisas que ficaram muito mal explicadas...

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Xarazetis,.
    quando leio suas resenhas, tenho vergonha das minhas hahaha.

    Sempre quis ler esse livro e ainda continuo com vontade, mas confesso que sua resenha me deixou bem confusa, se vou gostar ou não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Naty! Estou ansiosa para ler Cuco e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Então amiga pela sua resenha, eu também não sei se eu ia gostar de ler esse livro ou não. hahahaha Tipo a capa é linda, o enredo é bacana mas ficou faltando algo a mais pra chamar a minha atenção sabe?! Mesmo assim, eu gostei muito da sua resenha! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!

    Ótima resenha! A confusão do livro ficou tão bem explicada, que realmente eu não fiquei com vontade de ler.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty
    Eu estava muito afim de ler este livro,mas depois de ler sua resenha a vontade foi embora,parece um livro bem confuso,pelo jeito a autora se perdeu porque ela tinha uma ótima história nas mãos.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhhhhhhhhhh Naty, livro confuso e que ainda por cima não é lá tão bom? Poxa, desanimei total, eu esperava algo muito empolgante de Cuco e não um bando de gente louca falando coisas confusas! HAHAHAHAHA Não gostei. Mé. Mas como está na estante, um dia eu leio. Mas a vontade é pouca, deixa eu te contar!
    Beijocas da Nini

    ResponderExcluir
  11. Esse negocio de chamar alguém para morar junto, até as coisas se ajeitarem, na minha opinião nunca deu certo haha Cuco parece ser bem confuso, mas eu gosto de livros confusos, vai que no momento da leitura as coisas começam a fazer sentido. Sem contar que adoro livros que contem segredos a serem revelados.
    Sobre importâncias

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty!
    A quantidade resenhas positivas e negativas que leio desse livro só aumentam mais ainda a minha vontade de lê-lo. Certamente será um dos próximos exemplares da NC que irei pegar para ler.
    Eu adoro esse tipo de história, thriller psicológico a la "A mão que balança o berço". Fico agoniada, mas, ao mesmo tempo extasiada, e adoro me sentir assim haha
    Engraçado que tem muita gente que ama, tem muita gente que odeia e tem aquelas, como você, que ficam meio que no meio termo. Isso não deixa de ser curioso e atípico.
    Morro de curiosidade para conferir esse final que tanto comentam!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. AMEI a resenha, e a sipnose me chamou a atenção concerteza mais não acho que será umas das minhas prioridades quando for a livraria, Já li várias resenhas sobre o livro mais não me empolguei muito não, ainda mais isso de final confuso acho livros assim decepcionantes e no final nunca mais leio um livro da mesma autora com medo de acontecer a mesma coisa, mas vou tentar comprar pra tirar minha propria conclusão

    ResponderExcluir
  14. Oi, Naty!
    Quando esse livro foi lançado, fiquei super com vontade de ler. A capa é bonita, o subtítulo é atraente e você sabe que não leio sinopses, né? rs Mas enfim. Depois de ler sua resenha, desanimei total. :c E esse epílogo que te deu vontade de rir? Gente. '-'

    Adorei a resenha, Naty!
    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ja vi várias resenhas positivas a respeito desse livro, e estou curiosa pra saber como realmente ele é!
    achei massa a história e espero de fato lê-lo logo! gostei da sinceridade em dizer que não se agradou tanto assim do livro mas que ele é interessante! acontece! :*

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa.Alem de Rose e Gareth com seus segredos. Esse livro já esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  17. Estou tão curiosa para ler esse livro!
    A sinopse me cativou e ela me fez lembrar do filme (A mão que balança o berço). Mas ainda não comprei o livro (oh my god)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  18. Ganhei esse livro em um top comentarista, mas ainda não tive a oportunidade de ler ;/ Vejo muitas resenhas legais sobre ele, muitas recomendações, então pretendo ler com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Me desanimo desse livro a cada resenha que vejo! Muitas pessoas reclamam que o livro é muito devagar no inicio e que o final é horroroso! Não sei se animaria ler um livro assim
    ;/

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tem gente que ama e tem gente que odeio esse livro...confesso que já não sei mais o que esperar dessa história...vou tentar ler sem nenhuma expectativa pra ver o que acontece.
    É um livro que estou querendo ler há bastante tempo, mas ainda não tive a oportunidade, pois tenho vários outros na frente na minha listinha de desejados. Vou participar da promoção do blog e ver se consigo ganhá-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo