15 março 2013

Literatura Nacional: Você lê?


No post de hoje venho falar um pouco sobre a literatura do nosso Brasil. Quem nunca viu por aí frases do tipo 'Apoie a Literatura Nacional', 'Valorize a Literatura Brasileira' que atire a primeira pedra. Todo mundo sabe que a literatura brasileira não tem o mesmo tratamento que a literatura estrangeira. O preconceito com os livros nacionais existe? Sim, claro que existe. Eu mesma, confesso aqui agora a vocês, que já tive esse preconceito. A verdade é que o contato com livros nacionais que eu tinha antes era através de livros que lia na escola - por obrigação, diga-se de passagem - e sempre eram aqueles livros clássicos com uma escrita bem diferente do que poderia me agradar, ou a qualquer um dos meus colegas de classe. Hoje eu consigo ler e gostar dos clássicos, mas isso porque já li diversos outros livros e tenho um contato maior com outros gêneros de forma que posso aprecia-los. Acredito que se os professores investissem mais em livros que se adequassem as idades (em relação a escrita) talvez o número de alunos que gostassem de ler fosse maior. Mas esse não é o foco do post.

Sempre que posto resenha de livros nacionais aqui no blog inevitavelmente vejo alguém comentando que achou a história interessante, mas que não leria por ser nacional. E eu paro para me perguntar o porquê. Por que as pessoas pensam que se é nacional não deve ser lido? E mais importante: por que pensam que nacional é diferente de estrangeiro? Já li livros nacionais maravilhosos, mas também já li livros nacionais que nem mereciam ter sido escritos. Mas o mesmo já aconteceu com livros estrangeiros. Ou seja, a qualidade de um livro não depende de onde ele vem e sim do talento de quem escreve. 

Lembro de me contarem certa vez a seguinte situação: A pessoa foi na livraria e viu um determinado livro cuja capa lhe chamou atenção e comprou sem nem pensar duas vezes. Depois de ter lido o livro descobriu que era de um autor nacional e ficou surpresa porque havia gostado do livro e não esperava por isso. E se ela soubesse de antemão que o livro era nacional, não teria comprado. Teria perdido uma boa leitura por puro preconceito.

Não sou adepta dessa ideia de ler livros nacionais aos montes para apoiar a literatura brasileira e coisa e tal. Acredito que devemos ver os livros nacionais da mesma forma que vemos qualquer outro. Se você gostou da capa, da sinopse ou se interessou pelo enredo LEIA O LIVRO! Independente se quem escreveu foi um brasileiro, um americano ou um coreano, leia!

26 comentários:

  1. Olá, mocinha, tudo bem?

    Olha, existe mesmo MUITO preconceito. Há muitos anos criei em meu blog uma campanha para ler livros nacionais, porque as pessoas realmente não conheciam nada. Muita gente me disse, na época, que conheceu André Vianco, por exemplo, através do blog, e que adorava vampiro, mas não dava chance aos brasileiros...

    Enfim, hoje acabei com a campanha porque vejo campanhas erradas sendo feitas, não concordo com muitas por aí, que é só pra se autopromover e não a literatura nacional em si.

    As pessoas dizem: leia um autor nacional, mas elas mesmas não leem, ou leem somente aqueles que lhes dão livros para resenha, ou os amigos.

    O mercado nacional não vai pra frente porque as pessoas têm sim preconceito e não compram livros, como você disse que aconteceu. E com outros, será que a pessoa compraria sabendo ser brasileiro, tb?

    Eu compro e leio livros de todas as nacionalidades, se eu me interessar pela sinopse, o livro é meu e será lido e comentado, independente de ser ou não brasileiro. Há anos vejo o preconceito por cousas brasileiras, qualquer uma, imagine a literatura?

    Tem que ler, isso sim. =)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii..
    Poxa, vou deixar o meu ponto de vista (rs).
    Sempre que entro em uma livraria, a primeira coisa que me atrai é a capa. Sim, as aparências chamam a minha atenção. Acredito que com a grande maioria seja assim.
    E tipo, NÃO SEI PORQUÊ, a maioria dos livros que me atraem, são estrangeiros.
    A livraria também não ajuda muito. Geralmente são os estrangeiros que estão logo na frente, autores famosos, títulos inéditos, e por aí vai.

    Eu leio a história que me agrada, seja ela nacional ou estrangeira. Mas tenho feito uma proposta em ler mais livros nacionais, sim.

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também tinha esse preconceito, mas concordo com você, se o enredo for legal, se eu gostar da capa eu vou comprar e ler sem problemas. Não vou ler só pq é nacional, vou ler se eu gostar, leitura por obrigação só nos tempos de escola, agora é por prazer, e o prazer da leitura não tem nacionalidade, seja qualquer a origem se gostar vou ler.

    ResponderExcluir
  4. É naty acho que nunca li nada de autores nacionais da atualidade porque não tenho muito conhecimento de quais são os livros brasileiros que rolam, não vejo muito em livraria, e por vezes eles tão bem caros porque foi uma publicação independente justamente pelo preconceito inclusive das editoras é triste ver isso acontecer e eu espero que a situação dos autores nacionais melhore e muito pois valorizar o que vem de dentro do país e é bom é obrigação nossa ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty!
    Estou com você!
    É besteira total nutrir preconceito por ser nacional, da mesma forma que eu também acho uma besteira apoiar simplesmente por ser nacional.
    Apoie a leitura que você gosta, leia o que te interessa, independentemente de ser nacional ou não.
    Se fosse pra sair por ai apoiando algo só por ser nacional, eu teria que apoiar "Assim você me mata" e afins rsrs...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, eu quase nunca leio nada nacional, mas por falta de pesquisa mesmo. Como acompanho bastante blogs literários eu acabo vendo indicações de livros de autores nacionais, mas nunca vou atrás. Vou tentar ler livros nacionais, tenho até alguns na minha lista de desejados no Skoob.

    ResponderExcluir
  7. Oie Naty eu acho que todo mundo tem esse preconceito com livros nacionais.
    Apoio sim a divulgação para que os livros nacionais de qualidade possam ser lidos e ganharam seu valor.
    Sempre que posso gosto de resenhar livros nacionais no blog para mostrar aos leitores que independente de quem é o autor o livro pode sim, ser muito bom !!
    Beijos
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente este preconceito existe,mas vou confessar que as vezes ficava meio receiosa com algum livro nacional,mas este receio caiu por terra quando eu li uns dos melhores livro,na minha opinião, no ano passado que foi Sob a Luz dos seus olhos,fiquei apaixonada por este livro da Christine M.,a história é linda de mais,e este ano mas uma vez fiquei mega feliz de conhecer os livros da Paula Pimenta, Jesus, são bons demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty!
    Eu também já tive esse preconceito... não queria nem saber de livros nacionais e sim, dos estrangeiros... Mas agora mudei minha opinião. Estou sempre vendo nos blogs literários, resenhas positivas sobre os livros nacionais e me interessando mais sobre eles, mas ainda não tenho a chance de lê-los, pois na internet eu sei de cor e saltiado a minha lista de desejados, mas ai eu chego na livraria e esqueço qual livro quero comprar, e acabo comprando livros estrangeiros...
    Os livros nacionais são tão bons quanto os livros estrangeiros e as vezes, muito ruim também. Como você disso no post, não importa de onde o livro veio, e sim do talento de quem o escreve! Gostei muito do post, é um assunto bem interessante!
    Abraços Raphael
    leiturascomosnsd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não sei por que as pessoas costumam ser traumatizadas com os clássicos que lemos na época da escola. Eu era simplesmente apaixonada por aqueles livros. Foi uma das melhores coisas da época de escola pra mim. Ler Machado, José de Alencar e tantos outros ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo muito isso por aí. A maioria das resenhas em blogs, por exemplo, é de literatura estrangeira. Eu acho uma pena porque temos muitos escritores talentosos aqui, muitos bons livros escritos, inclusive os clássicos que assustam todo mundo. Acho que cada um tem que ler o que agradar mais, mas não dá pra dizer que não gosta de algo que nem conhece por puro preconceito (e que coisa estranha ter preconceito com algo NOSSO).

    Beijos,Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Esse preconceito é absurdo mas é frequente. Já vivi essa experiência com alguns comentários no blog também. Eu sempre li coisas nacionais em função da escola e com o tempo meu gosto foi só aumentando. Acho que é importante incentivar a leitura de livros nacionais mas para isso é preciso nivelar os preços. Porque um livro nacional precisa custar R$ 50,00 e um estrangeiro R$ 29,90? Deveria ser o contrário ...
    Não que a gente queira pagar barato nos livros, a questão é igualar os preços para que as pessoas não façam diferenciação e para não dar mais margem as desculpas para não ler nada nacional.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Ei Naty!
    Acho que um dos motivos para tal preconceito é a falta de contato com esse tipo de livro. Pelo menos na área da blogosfera, a maioria compra seus livros, e raramente vai em bibliotecas pegar emprestado. Nessa lógica, a maioria vai escolher livros estrangeiros para comprar, e não nacionais... (salvo algumas exceções xD)
    Gostei da sua opinião sobre as escolas, geralmente nos obrigavam a ler alguma coisa, e a professora nem supervisionava... Enfim ... :(
    Parabéns pelo post :)

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaat <3

    Desde já, gosto de post! Eu conheço muitos "blogueiros literários" que não leem livros nacionais, não leem. Isso me dá um ódio, porque sim, existe muito livros nacionais bons! Porém existe livros ruins, e nem sempre vamos ler um livro bom, as vezes pegamos um livro ruim, e a pessoa por ver que é nacional generaliza, isso me dá um ódiozinho!

    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, hey te espero lá..!

    ResponderExcluir
  15. Então amiga, eu leio o livro independente da nacionalidade do autor. Sendo assim, eu super apoio o seu post! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Minha opinião sobre isso acho que muitos já sabem, eu sempre que posso faço essa divulgação da literatura nacional, mais o que mais chama a atenção para esse assunto que alguns Brasileiros, depressam nossa literatura sem mesmo não ler um único livro, isso é pré julgamento, 98% dos livros que estão em destaque na livraria são estrangeiros, não á essa duivulgação do trabalho do nosso país nem na livraria, já li livro nacionais que com certeza são melhores que alguns internacionais, não é questão de julgar os autores ou obras, acho que é questão de justiça se nós mesmos não paramos para ler um livro nacional antes de ficar falando como o Brasil é pobre em cultura, como podemos demonstrar ou opinar, Outra coisa é que além de não haver divulgação, destaque e ter poucas oportunidades para nossos autores é o PREÇO que é um absurdo, como podemos divulgar nossa literatura sendo que um livro estrageiro custa em média R$ 20 á 30 e o Nacional R$ 40 á 55 reais, o que é verdadeiramente triste, se a pessoa está a procura de um livro novo e ver o preço por qual ele vai optar? Vamos repensar, leia antes, opine depois!

    ResponderExcluir
  17. Acho que tem muitos autores nacionais que tem um talento incrível e só precisam de mais espaço para conquistarem os leitores!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post Naty!

    Há algum tempo atrás,quando ouvia: Literatura Nacional, logo pensava naqueles clássicos chatos que tinha que ler na escola! Também não curto essa ideia de apoiar a literatura nacional e ficar lendo milhões de livros nacionais. Eu leio aqueles que tem uma boa estória,independente se é nacional ou não ! O que me faz não ler muitos nacionais é o preço,que é um absurdo, consigo comprar livros internacionais por 10.00 quando tem promoção do submarino,mas não consigo comprar um nacional por esse preço!

    Precisava de um incentivo maior para baixar o preço desses livros,que são muito caro e convenhamos ainda não evoluímos tanto quanto a literatura estrangeira, para ter uns preços tão salgadinho!
    Precisamos de incentivo :(

    ResponderExcluir
  19. Oi Naty! Leio vários livros nacionais, tantos de parceria quanto aquisições próprias, e virei fã de vários autores. Assim como em qualquer nacionalidade, há livros bons e ruins, e também já li alguns que foram muito maçantes. Como você disse no texto, o importante é ler o livro que te encanta, pela sinopse, capa e afins, afinal independente de ser estrangeiro ou não, sempre teremos leituras "mais ou menos". Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Natalia, acho que realmente a nacionalidade do livro não importa e o fato de ser daqui só acrescenta a diferença de ter o autor ali ao seu alcance em eventos, para trocar ideias sobre o que a gente lê.
    Com certeza o fato de termos aquelas literaturas clássicas nas escolas nos desmotiva da literatura nacional, pois tem gente que acha que todos são daquela forma.
    A realidade do cenário literário nacional vem mudando aos poucos, mas as editoras pelo visto ainda não se sentem muito seguras em investir. Aguardemos os próximos capítulos dessa saga, rs.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho um opinião bem semelhante a tua.
    Se o livro é bom, é bom, fim!
    Se o livro é bom e é nacional, melhor ainda porque aquela partizinha nacionalista na minha cabeça começa a cantarolar de felicidade e orgulho.
    Enfim. Adorei teu blog e o post ainda mais. Estou a te seguir =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  22. Eu acredito que livro BOM merece ser lido, seja ele nacional ou não. seja clássico ou contemporâneo, literatura boa é boa, independente de onde foi produzida!!! Como autora eu confesso que enfrento certo preconceito, e somado ao fato dos livros nacionais serem misteriosamente mais caros, isso dificulta um pouco também, mas sou defensora da boa leitura, sobre toda q qualquer coisa. bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Natália tudo bem? Assim como você houve um período em que eu também não gostava de literatura nacional, mas felizmente eu já superei este problema, hoje em dia tantos os livros brasileiros quanto internacionais são tratados da mesmo forma por mim, apesar de na minha estante ainda não existir tantos livros nacionais, mas com o tempo eu vou conseguir balancear isto.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Gosto de livros nacionais tanto quanto gosto de livros gringos. Como você disse, existem livros bons/maravilhosos e outros que nem mereciam ter sido escritos, tanto os daqui quanto os lá de fora. Você comentou de livraria, e eu reparei um ponto – pelo menos as aqui na minha cidade – não vejo livros nacionais nas prateleiras, sim, eu não vejo livros nacionais, nem de autores brasileiros famosos – é lógico que por exemplo vai ter uma obra do Paulo Coelho na livraria – mas e os outros? Temos tantos autores que vemos falar pra caramba que eu não vejo, se tiver... SE tiver está muito bem escondido; mas é claro que entra a parte de que pra ter um livro em exposição se paga por ele, mas mesmo assim, cadê? É daí que as coisas começam. E o papel da escola também contribui, na grade temos os clássicos – clássicos são clássicos e deve ter – mas além deles – na minha opinião – caberia colocar livros mais atuais, que os olhos dos brasileiros iam mudar a maneira de ver/ler livros nacionais. Existem muitos livros maravilhosos aqui que vale a pena ler.
    Sobre importâncias

    ResponderExcluir
  25. Pra mim não importa se o livro é nacional ou não. Se eu gostar da história, eu leio! *-* hehe Quando era criança, lembro bem que eu era super fã dos livros de autores nacionais e foram as melhores histórias que já li! Algumas lembro até hoje! Assim como há livros de literatura estrangeira que não me agradam! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Essa é minha filosofia de leitura "gostei da sinopse do enrendo e da capa leio o livro!"

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo