13 março 2013

Resenha: Casa de Verão - Marcia Willet

Casa de Verão
Título Original: The Summer House
Autor: Marcia Willet
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse: Matt sempre sentiu que faltava algo em sua vida. Em uma caixinha marchetada, sua mãe guardou lembranças da infância do filho. Entre elas, várias fotos de quando ele era menino. Mas há algo que o intriga naquelas fotos. Seria mesmo ele ali? Por que ele não se lembra daquelas roupas? Dos brinquedos? E mais: por que sua irmã, Imogen, não aparece nas fotografias?

Diferentemente da maioria das escritoras do gênero, os romances de Marcia Willett fogem do pieguismo e dos lugares-comuns. Aproximam-se mais da vida real das pessoas, narrando situações complexas e verossímeis. No caso específico de Casa de verão, a autora aborda os mistérios que surgem em meio a uma família.

Resenha: Em Casa de Verão, Marcia Willet narra uma história familiar, com personagens bem trabalhados e uma narrativa estimulante. Matt sente que falta algo em sua vida, observando as fotos que sua mãe guarda como lembrança não consegue se sentir conectado a nenhuma delas e não entende o motivo de a irmã mais nova não estar presente nas fotos. Sua irmã, Imogen, vive muito bem casada com sua pequena filha Rosie. Lottie é como uma mãe substituta para os dois e vive com Milo que é ex-marido de sua irmã, Sara. Nick é o filho do casal. E tem também a Venetia que é uma figura a parte. São muitos personagens e suas relações são bem complicadas o que me confundiu bastante no início, mas ao longo da narrativa fui entendo melhor o papel que cada um desempenhava e percebendo que na verdade não era tão confuso quanto parecia.

O livro é dividido em duas partes e toda a trama gira em torno da Casa de Verão. Apreciei bastante o fato de a autora não ter centrado a história em nenhum personagem específico nos dando a oportunidade de conhecer e julgar melhor cada um deles. Não dá nem pra dizer qual personagem mais me agradou, gostei de cada um deles de maneiras diferentes. Matt já me conquistou no momento em que soube que ele era escritor; Lottie como seus pensamentos filosóficos, ajudando a todos; Imogen com seu jeito centrado; Milo que esconde um homem solidário e agradável por traz de sua rigidez e Venetia com toda sua sinceridade extrapolada.

O toque de suspense, se é que posso chamar assim, que a autora introduziu no livro foi bem sutil mas o suficiente para me manter curiosa durante toda a leitura. A autora soube explorar diversos pontos da narrativa mostrando ações cotidianas dos personagens apesar de o foco principal ser a venda da Casa de Verão. Os segredos que são revelados ao longo do livro trazem várias reflexões que foram muito bem colocadas na história e o final traz um pequena surpresa que fez todo o livro valer a pena. Leiam!

OBS: A promoção Novo Conceito já foi finalizada e vocês podem conferir os ganhadores no próprio post da promoção. Parabéns aos três!

15 comentários:

  1. Oi Naty!
    O livro parece ser bem construído, proporcionando uma leitura agradável!
    Não fiquei tão cativada pela leitura, mas esse toque de suspense certamente chamou minha atenção!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty!
    Gostei da resenha! A história do livro me agradou, mas não para pegar o livro e ler ele rapidamente... A sinopse me agradou pelo faro "Por que ele não se lembra dos brinquedos" e etc... Vou ler o livro, mas por enquanto, ele vai ficar só nos desejados... rsrs Gostei da resenha, ficou bem interessante!
    Abraços Raphael
    leiturascomosnsd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. opa olha só a resenha que eu tava esperando
    caramba que legal. pelo visto é um livro que eu vou gostar se for ler :)

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido nada a respeito deste livro,fiquei curiosa espero conhecer esta história em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha, livros que instigam a nossa curiosidade são sempre bons de serem lidos :)
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  6. Naty, acredita que eu nunca li nada da Bertrand? Vergoooonha
    Mas enfim parece ser um livro bem fluído e o que chamou minha curiosidade é você ter dito que ele foca em todos os personagens e não em um central. Gosto disso porque não fica tão contaminado pelas emoções de um só.
    Beijo

    Baiana Literal
    tharcilalima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Naty, adorei a resenha! O livro chama a atenção pela capa e pelo que você escreveu parece ser mesmo muito bom. Não sei se o leria no momento, mas quem sabe um dia...

    Fica anotado a dica. ;) Adorei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parece ser uma história linda e emocionante, pelo oque você mencionou na sua resenha. Qualquer dia lerei este livro.

    Adorei, abraços!
    http://caminho-contrario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser muito interessante mesmo. Legal!
    Mas, eu adoro um romance mais focado em uma estória de amor.
    Curto o clichê mesmo, desde que seja bom ;)

    ResponderExcluir
  10. Oie Nathy =)
    menina, primeira vez que vejo o livro e leio a respeito dele, que capa linda *o*
    Gostei da resenha também, quero ter oportunidade de está lendo ele.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro, mas parece bem interessante.

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/verbosdiversos

    ResponderExcluir
  12. Não é o tipo de gênero que leio com frequencia, mas a sipnose é interessante, resenha ótima, capa muito bonita, o que mais me animou foi o fato de você citar a narrativa como estimulante, livros assim são muitos bons, então já quero comprar.

    ResponderExcluir
  13. Casa de Verão me parece uma leitura muito gostosa, cheia de mensagens, mas muito gostosa de ler. Se não fosse pela pitada de suspense na estória eu ia dar muita bola para o livro, mas eu adoro um suspense bem trabalhado. Não sei quando vou poder apreciar o livro, mas espero ter a oportunidade um dia.
    Sobre importâncias

    ResponderExcluir
  14. Olá, Natália!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da história! Espero ter a oportunidade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  15. Parece ser bem interessante e adorei a capa ^^ ja esta na minha listinha de leituras..
    estou seguindo seu blog!
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo