31 março 2013

Resenha: O Teorema Katherine - John Green

O Teorema Katherine
Titulo Original: An Abundance of Katherines
Autor: John Green
Editora: Intrínseca 

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Resenha: Comecei a ler O Teorema Katherine com grandes expectativas, afinal trata-se de um livro do John Green. Colin Singleton é um garoto prodígio que já namorou 19 Katherines até hoje. Sim, prodígio porque dizer gênio não é certo já que existe uma diferença entre as duas palavras e sim, todas as namoradas dele se chamavam Katherine. E todas elas terminaram com ele. E ele está determinado a comprovar matematicamente que dá pra prever quem terminará um relacionamento.

Definitivamente O Teorema Katherine não chegou a alcançar minhas expectativas, mas o livro conseguiu me agradar de uma maneira diferente da que eu imaginava. Não chega nem perto de ser tão bom quanto A Culpa é das Estrelas, isso eu garanto, mas John Green escreve maravilhosamente bem e é meio difícil não gostar do livro.

A história em si é interessante e os personagens são tão cativantes como se poderia esperar. Colin com toda a sua inteligência e Hassan sendo um fugging melhor amigo. O desenvolvimento da narrativa é fluído e consegui até me envolver nos problemas matemáticos propostos por Colin tentando entendê-lo.

O livro contém diversas notas de rodapé e são relevantes e até divertidas, mas eu não consigo gostar disso. Incomoda o fato de ter que parar a leitura para ir conferir a nota e depois voltar a história, então isso foi um ponto negativo no livro. O rumo que a história toma é previsível com alguns elementos surpreendentes que acabam tornando toda a trama atraente.

Como disse o John Green tem uma escrita incrível e consegui terminar a leitura do livro em menos de um dia. Pode não ser o melhor livro do autor mas certamente vale a leitura!


40 comentários:

  1. :) Eu adoro o Colin! Não é o melhor do John Green, mas eu adoro. Eu li ele sabendo que seria completamente diferente, então já esperava que fosse assim. É o livro mais divertido dele e eu realmente admiro como o John Green escreve livros completamente diferentes uns dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Naty!

    Fico feliz do livro ser bom, pois é o exemplar que pretendo ganhar de páscoa (sim, ainda não comprei o meu livro de páscoa, hahaha). Nunca li nada do John Green e, se o meu exemplar A Culpa É das Estrelas demorar a chegar, O Teorema Katherine vai ser responsável pela minha primeira experiência com um livro do autor.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa estória não desperta muito meu interesse, e pela resenha eu acho que não ia achar nada de mais nesta leitura :/

    ResponderExcluir
  4. To louco por esse livo, acho John Green sensacional! Ele trata algo ruuim com humor e irreverência e isso que o torna tão especial

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente na minha wishlist de livros!! Claro q quando lemos a grande obra de um autor, chegamos a comparar tal obra com as outras, msm sabendo que n devemos. Com certeza todos nós tínhamos (temos) grandes expectativas sobre a obra, mas como ainda n li, vou começar a corta-la logo eauheuahe Enfim, adorei sua resenha e espero que o John Green sempre nos surpreenda com histórias incríveissssss!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já imaginava pela sinopse que não seria tão bom quanto A culpa é das estrelas, afinal é difícil superar ACEDE.
    Mas fiquei super curiosa para ler outro livro do John Green e com certeza O Teorema Katherine está na minha lista de desejados.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. John Green foi um mestre em 'A Culpa é das Estrelas' e claro que tínhamos (temos) expectativas sobre a nova obra do John, mas obras não são todas iguais. Esse livro com certeza está na minha wishlist, mas tento não criar expectativas exatamente para não me decepcionar. Aliás, adorei sua resenha, e adoro o seu blog. Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Nat, você me deixou "ressabiado", como diria minha vó. Tipo, já vi resenhas de A Culpa é das Estrelas que dizem que o livro não é tudo isso. Ai vejo essa resenha sua e diz que é previsível '-' não gosto de coisas assim. Eu vou ler, mas também vou ver mais resenhas para ver outros pontos de vista.
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada do John Green, ainda. Já que nunca me lembro de solicitar o livro para um amigo. Mas voltando para o Teorema Katherine eu estou curiosa com o livro, espero não me decepcionar, já que pelas minhas contas vai ser o primeiro livro que vou ler do autor. Notas do rodapé incomodam mesmo, por um lado é bom, está ali te orientando sobre possíveis não entendimentos, mas o chato como você disse é ter que parar para ler elas, você sente aquela quebra de vibe.

    ResponderExcluir
  10. Já li comentários de todo tipo sobre esse livro, positivos e negativos e não sei bem em qual eu acredito mais...
    Para tirar minhas próprias conclusões, vou começar hoje mesmo (por coincidência hihi) a ler este livro :)
    Beijão,
    Nic

    ResponderExcluir
  11. Oi ná, eu nunca li nada do John Green, mas nessa minha última compra, comprei A culpa é das estrelas, e estou esperando ansiosamente para ler o livro, porque você sabe né, todos dizem que é muito bom e tal...

    Sobre esse livro: Parece ser um livro bem tosco (desculpa dizer isso! rs), mas o menino só namorar com meninas de nome katherine, e fazer uma formula para comprovar quando levará um fora... parece ser bem besta. Uma vez eu vi a Tati Feltrin falando que deviam correr desse livro, porque ela falou que é muito ruim, etc.

    Mas bem, a única coisa que eu li sobre esse livro foi essa resenha e a sinopse, e eu tenho que ler o livro para ter uma opinião certa sobre ele, certo? Certo (!!!), mas eu sei que se eu gostar de ACEDE, vou terminar lendo todos os livros dele, rs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty!
    Quanto tempo não é? Mas estou aos poucos voltando à ativa, haha. Estudar de manhã e de tarde não é fácil não, haha.
    Quanto ao livro, eu tenho, hum, um pouco de medo de ler esse do John. Eu li Quem é Você Alasca? e A Culpa é das Estrelas e não vejo a hora de ler Paper Towns, mas quando chego a pensar em ler O Teorema de Katherine eu tenho um medo horrível de acabar não gostando do livro. Eu vi muitas críticas não muito boas em relação a esse no Goodreads e tem o fato do livro ser taxado muitas vezes como chato... Sei lá, acho que o John Green sendo um dos meus autores favoritos fica difícil de acreditar que ele escreveu uma coisa que não é ruim, mas não é tão boa.
    Agora é só torcer para que eu goste de O Teorema de Katherine!
    Beijinhos
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nati, eu acho que isso vai acabar acontecendo com qse tds os leitores de John Green pelo fato de ACEDE ter sido tão bom. Agora td mundo vai estar com a expectativa lá em cima e vai dificil ele se superar né?
    TO até pensando em ler esse primeiro e dps o ACEDE.

    Beeeijao

    ResponderExcluir
  14. Acho que acabou não alcançando as expectativas por conta de A Culpa é das Estrelas ( Que ainda pretendo ler), mas tenho muita vontede de ler John Green sempre falam de como sua narrativa é maravilhosa, só elogios e criticas positivas , pretendo ler em breve parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo o John e eu vi esse livro na saraiva ontem e quase tive um orgasmo multiplo.
    Perfeito e quero lê-lo.
    Ah, resenha ótima, quase esqueço de dizer, estava viajando aqui KKKK
    Sou nova leitora \o/ ~uhules
    Te espero no meu. E to seguindo e curtindo aqui. Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  16. Ain, que bom que você gostou *---* Estou com tanto medo! Porque eu AMEI A Culpa é das Estrelas, mas já vários comentários negativos desse livro e fico muito receosa. Acho que vou ler esse livro, mas sem expectativa nenhuma (assim eu espero!)...

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho que igual a Culpa e das estrelas nunca mais..
    askoak relamente igual nunca mais

    Tava animadoo pra ler.. ve se comproo e leio logo..

    beijos

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nathalia!!
    Estou bastante ansiosa para conhecer a escrita desse autor que todos amam! Pretendo começar por ACEDE, mas também quero ler O Teorema Katherine. Gostei muito do exposto na sinopse e também na sua resenha!
    E eu já gosto dessas notas de rodapé! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha amiga eu estou morrendo de vontade de ler esse livro e pela sua resenha eu acho que eu vou gostar sim! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Estava super curoiosa para saber desse liovri , gostei da resenha e fico feliz que vc gostou ,adoro os livros dele doida para ler esse tambem .

    ResponderExcluir
  21. eu nunca li nada do john, mas tenho a culpa é das estrelas aqui em casa sabe
    espero ler logo e pow mesmo esse nao sendo um dos melhores livros dele o pessoal fala super bem olha

    ResponderExcluir
  22. Acredito que a expectativa em se ler um livro de um autor bom como John Green é sempre alta, também tenho grande anseio por ler este livro, simplesmente por ser dele, e adorei a premissa, original... onde ele acho 19 Katherines? kkkk

    ResponderExcluir
  23. Oi Naty!

    Vim correndo ler a sua resenha, pois ontem baixei o e-book desse livro.
    Vixe... como eu já não achei "tudo aquilo que o povo fala" sobre A Culpa é das Estrelas, então, provavelmente, não irei gostar muito desse também...
    Mas, mesmo assim, prendo lê-lo.

    Eu também não gosto muito desse lance de notas de rodapé. :/

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Naty!
    Eu estou com o pé atrás para ler O Teorema Katherine porque acho que nenhum livro será melhor que A Culpa É Das Estrelas. E você acabou de confirmar minhas suspeitas. John Green, sem dúvida alguma, é um gênio. Leria até revista Capricho se fosse escrita por ele. HAHAHAHA Então, apesar de não curtido muito a sinopse e nem rodapés, lerei o livro.
    Ótima resenha!

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Q pena q não atendeu suas expectativas, eu quero muito ler, mas não crio muitas expectativas não, o Jonh Green é ótimo, mas não foi só a escrita dele que conquistou em A culpa é das estrelas, foi a história e os personagens, nesse me parece ser mais leve, mais adolescente mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Oi Naty, quero muitoler esse livro. Sou fã do John Green e na primeira oportunidade vou ler. Li a resenha aos pulos para não pegar nada que tirasse um mínimo de suspense na história.

    ResponderExcluir
  27. Oi Naty!
    Fiquei fã do John Green depois de ler A Culpa é das Estrelas,fiquei mais ainda com vontade de ler depois de sua resenha maravilhosa,parabéns!!!
    Gostei da sinopse,do protagonista ser um garoto e dessa ideia dele de que dá para prever quem vai terminar o relacionamento, sem falar no fato curioso dele ter namorado 19 Katherines?

    ResponderExcluir
  28. Lembrando que "O Teorema Katherine" é de 2006, antes de "A Culpa é das Estrelas".

    ResponderExcluir
  29. Sou fã de carteirinha do John Green! Me apaixonei por "A culpa é das estrelas" e "Quem é você, Alasca?" ... assim que soube de "O Teorema Katherine" fiquei doida pra ler!
    Comecei a ler pelo ebook e já estou adorando! é um livro super divertido.
    Essa coisa das notas de rodapé também tá me incomodando um pouco, mas fora isso estou adorando ler!

    ResponderExcluir
  30. Bom nunca li nada do John Green então não posso avaliar muito bem o livros dele. Mas pela sua resenha posso ver que a escrita dele é bem gostosa de se ler, adoro livro assim. Espero ter a oportunidade de lê-lo, pois estou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  31. Do John Green só li 'Quem é você, Alasca?' e adorei a escrita do autor!
    Como muitos falam que esse não é melhor do que ACEDE (que já tenho), acho que vou esperar comprar 'O Teorema Katherine' e ler antes pra não me decepcionar. rsrsrs
    Tbm me irrito um pouco quando um livro tem muitas notas de rodapé. No livro 'Qual Seu Número?' por exemplo tinha muuuuuuuuuuuuitas notas de rodapé e foi um dos motivos por eu não gostar da leitura. :)

    ResponderExcluir
  32. Nunca li nada dele acredita?? Sou uma tapada mesmo, mas esse me parece ser um ótimo livro, quem dera eu poder ler. Mas eu pretendo.

    ResponderExcluir
  33. Estou louca para ler esse livro! Acabei de ler A Culpa é das Estrelas faz pouco tempo e simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  34. Amei a resenha,com vontade de Ler' :)

    ResponderExcluir
  35. Estou curiosíssima para ler esse livro. Amei demais A Culpa é das Estrelas e sei que vou gostar muito desse. A resenha está ótima, só aumentou minha curiosidade. Bjss!

    ResponderExcluir
  36. Ele tem uma temática diferente que não agradou muitos. Mas gostaria de entende-lo. Parece divertido e interessante.

    ResponderExcluir
  37. Espero que esse não me faça entrar em depressão de novo, gastei caixas de lenço com A CULPA É DAS ESTRELAS , mas sei que é bem diferente e tenho medo de me decepcionar .

    ResponderExcluir
  38. Oie, pela sua resenha eu vi que mesmo não sendo o melhor livro dele dá pra ler. haha eu tinha medo de criar uma grande expectativa com o livro e me desanimar, pq depois que li e gostei muito de A culpa é das estrelas, fiquei louca pra ler outros livros do autor. Eu fiquei curiosa para ler, mas não vou ler mais pensando que vai me fazer gostar tanto como eu gostei de ACDE.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Serio, que nerd F@#$%, ainda nao li nenhum livro do autor, porem todos falam super bem dele, e que seus livros sempre nos emocionam bastante! Acho que Teorema vai ser um gostoso de se ler, nao vejo a hora de telo!! <3

    ResponderExcluir
  40. Eu ainda não li A culpa é das estrelas e o Jonh Green já lançou outro livro de sucesso. Notas de rodapé realmente quebram um pouco o ritmo de leitura mas se forem importantes para a compreensão da trama não me incomodam muito. Preciso corrigir minha falha urgentemente e ler ao menos um dos livros do Jonh Green.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo