06 março 2013

Top 5 [Livros proibidos que não podem faltar na sua estante]

O TOP 5 de hoje é com livros que já foram proibidos ou censurados. Fiquei sabendo sobre eles através dessa listinha aqui, que vi no blog Na Parede do Quarto e escolhi 5 deles para indicar a vocês.


1 - Harry Potter - J. K. Rowling


Durante um tempo eu tinha a leve fantasia de que todo mundo já tinha lido Harry Potter até descobri que tem muita gente por aí que ainda não prestigiou essa obra. Ou não gosta, o que sinceramente não consigo entender. Depois de saber que tem várias pessoas que de fato não leram essa história incrível me sentia na obrigação de insistir, indicar, e recomendar Harry Potter pra todo mundo. Não vou dizer que foi Harry Potter que me fez gostar de ler, porque eu já tinha gosto pela leitura muito antes disso, mas posso dizer que foi essa série que me fez querer conhecer outros livros incríveis. Harry Potter já foi proibido nos Emirados Árabes, teve algumas censuradas no EUA e no Brasil, mas nada impediu que fizesse o tremendo sucesso que fez e faz até hoje. Indispensável na sua estante.


2 - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível foi censurado por conta dos assuntos que Stephen trata no livro como drogas e homossexualismo. O livro foi publicado em 1999 e apesar de não fazer muito tempo não é de se espantar que um livro com esse tema fosse censurado em alguns lugares. Nos dias de hoje o assunto não é mais tabu, a maior parte dos livros já trata mais livremente sobre os assuntos. Esse foi um livro que gostei muito e apesar de não considerá-lo aquele livro cuja leitura é obrigatória eu recomendo muito que leiam essa história e se sintam tão próximas de Charlie como eu me senti.


3 - Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Esse livro foi uma surpresa de encontrar na lista, porque quando penso nele não vejo nada que possa vir a ser censurado, mas parece que consideraram que ele fazia referência ao consumo de drogas e violência. Fahrenheit 451 é uma distopia que narra um mundo onde livros são proibidos. Conseguem imaginar? O governo faz com que todos os livros seja queimados. O livro foi publicado em 1953 e vi a saber mais sobre ele com a recente morte do autor. Li o livro emprestado da biblioteca e certamente é o tipo de livro que todo mundo precisa ler. Ele te faz pensar e refletir muito depois da leitura!


4 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins


A violência contida nos livros da distopia Jogos Vorazes parece ter gerado vários protestos nos EUA. Gosto muito do gênero distopia (repararam que tem duas nessa lista? Foi sem querer.) e Jogos Vorazes é uma das que mais gosto. O modo violento e a opressão que a autora retrata no livro dão margens para vários pensamentos em relação ao governo da atualidade. Sem contar que a narrativa e história da Suzanne Collins já são motivos suficientes para indicar a leitura dessa trilogia. 



5 - Revolução dos Bichos - George Orwell


Em Revolução dos Bichos George Orwell faz uma paródia - se é que pode-se chamar assim - do governo da antiga União Soviética. Utilizando aminais ele representa cada um dos personagens que fazem parte da história desse país. Li esse livro na escola (aliás, foram um dos poucos que valeram a pena) e adorei. Gosto muito da matéria História e esse livro me ajudou bastante em relação aos estudos na época em que li. Recomendo muito a leitura! O livro foi publicado em 1945 e desde então foi banido e censurado algumas vezes.


Então? Já leram algum desses livros? Indicam outros livros censurados que não podem passar batido? Digam aí nos comentários!

19 comentários:

  1. Fico feliz que eu tenho todos esses cinco e já li todos! Eu acho que existem mais, esses dias eu li uma outra lista que tinha esses e uns títulos diferentes, mas não consigo me lembrar agora quais eram!

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler Fahrenheit 451, mas não sei quando isso vai acontecer. Eu não li Jogos Vorazes – mas vou ler ele em breve – mas achei meio que ridículo ele ser motivo de protesto, qualé, tem 87654345543 filmes com alguma forma de violência que é lançado no continente norte americano todos os anos e não é motivo de protesto, mas o livro é. Quero ver se pego A revolução dos Bichos para ler ainda este ano, já faz algum tempo que estou querendo ler mas sempre rola um imprevisto. O top 5 ficou ótimo, até pensei que ia rolar um Dan Brown como extra haha Mas a sua lista ficou ótima.
    Sobre importâncias

    ResponderExcluir
  3. Desses eu li apenas A Revolução dos Bichos em uma edição bem pequena D: Estou louca para ler As Vantagens de Ser Invisível e também Fahrenheit 451 /Õ\

    Até mais!
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O engraçado foi ler a matéria e saber que Crepúsculo também já foi proibido. HAUHAU Harry Potter ser proibido eu até imaginava, mas outros nunca passaram pela minha cabeça.

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty! Acredita que ainda não li Harry Potter? Só assisti os filmes por enquanto...A trilogia Jogos Vorazes é uma das que pretendo ler ainda este ano. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Naty!

    Já tinha lido essa listinha em algum lugar e fiquei chocada pelo fato de já ter lido alguns deles XD

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu tenho os dois primeiros
    vishi uhahuas to passando longe de jogos vorazes

    ResponderExcluir
  8. Já li JV, As Vantagens de Ser Invisível e o primeiro livro de HP. Gosto dos três, apesar de menos gostar do segundo. :)
    Tenho muita vontade de ler Farenheit 451. :D

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Excelente lista!! ;)

    Adorei!!

    Beijoos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nati.. eu nao li nenhum deles, acredita? #vergonha
    Quero mto ler As vantagens de ser invisivel, nao sabia que o livro havia sido escrito nos anos 90..achei que era atual haahah..

    Mto bom o post!

    Beeeijao

    ResponderExcluir
  11. Oi, Naty!
    Dessa lista, eu só li Jogos Vorazes :( Todos estão na minha lista de desejados, mas né. Entendi os motivos porque cada um foi censurado, apesar de achar super desnecessário. É como aquilo que dizem: ''Leio, logo penso'', não é?

    Adorei a lista! <3
    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não li nenhum da lista desatualizada, sempre quis ler Harry Potter vi os filme mas não gostei (Sim, eu não consigo gostar do filme) então tenho uma mega curiosidade de ler o livro pra ver se mudo de opinião, a Mesma coisa acontece com Jogos Vorazes a diferença é que não vi o filme e nem li o livro #tristeza

    ResponderExcluir
  13. Nunca li HP, mas amo a história. Já li Jogos Vorazes e As Vantagens de ser Invisível. Nem dá pra acreditar que eles já foram censurados um dia! hahahaaha #bizarro
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu estou bem a fim de ler "As vantagens de ser invisível". Acho legal também Jogos Vorazes mas por ser uma série eu tenho um tiquinho de preguiça, normalmente não gosto sabe. Bom acho censura um total absurdo, literatura é literatura e deve estar acessível a todos. Muito obrigada pela visita, tenha uma ótima semana ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Falta ler a Revolução dos Bichos e Fahrenheit 451... Recomendaria 1984 também de George Orwell.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho MUITA curiosidade de ler Fahrenheit 451 e Revolução dos Bichos, mas são livros que eu não tenho, aí nunca pude ler! :(

    Os outros 3.... São maravilhosos, amei todos, tem nem o que falar!

    Fico pensando o que seria de um mundo com esses livros completamente proibidos. Credo! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. já imaginava que a recolução dos bichos e fahrenhit tinha sido censurados em alguns lugares mas nunca pensei que Harry Potter pudesse estar na lista! kkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi uma descoberta engraçada! ^^

    ResponderExcluir
  18. Adorei a iniciativa de criar um TOP 5,
    mas, confesso que nossos gostos literários não bateram muito hehe

    http://devoradoreshistorias.blogspot.com.br/

    Os livros acima não estão na minha listinha de desejados e,
    quanto ao único que li, Revolução de Bichos,
    não faço questão de tê-lo na estante.

    Ps: Não li, mas assisti Jogos Vorazes e adorei ;)

    http://devoradoreshistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. De todos esses só não me interesso (por enquanto) por Jogos Vorazes! E li apenas Harry Potter! Já tinha visto uma matéria sobre os livros proibidos e achei bem legal você criar esse post! :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo