27 abril 2013

O que fazer para incentivar a leitura?

Quantas vezes vocês já se viram falando sobre livros para um amigo que não lê absolutamente nada e desejando internamente que ele fosse tão viciado como você? Ou quantas vezes você mandou aquela indicação de livro na esperança de que um de seus amigos começassem a lê e entendessem o porque de você lê tanto?


Eu me contentaria se pelo menos um dos meus amigos parassem para ler um livro, mas a verdade é que todos eles olham torto e ficam se perguntando porque diabos perderiam tempo lendo um livro quando poderiam aproveita-lo fazendo seja lá o que eles gostem de fazer. A verdade é que ninguém se convence de uma hora pra outra que ler é tão bom quanto sabemos ser.

Acredito que a leitura é um hábito e todo mundo pode adquiri-lo. Como já vi escrito por aí todo mundo gosta de ler só que algumas pessoas ainda não encontraram o livro certo. Pra começar a leitura não deve  ser obrigatória. Não adianta nada ficar forçando uma pessoa a ler um livro sendo que ela não está afim de fazê-lo. Isso só vai fazer com que ela pense na leitura como algo chato e enfadonho. E não adianta indicar um livro de ação se a pessoa só gosta de romance. Ler livros cujo temas lhe interessem é uma frase um tanto quanto clichê quando se trata de incetivo a leitura, mas é a mais pura verdade.

Ler livros já sabendo grande parte da história também pode ser uma boa ideia. Recentemente tenho visto muitas pessoas começarem a se interessar em ler determinados livros por conta das adaptações cinematográficas. É estranho já que sempre via as pessoas comentando que não perderiam tempo lendo o livro sendo que havia um filme, mas fico feliz de saber que essa concepção está mudada. O legal é que ao ler o livro a pessoa acaba percebendo que ele é melhor que o filme e acaba se interessando em ler outros.

Outra dica é tornar o hábito de leitura frequente. Estabelecer uma quantidade de páginas ou de capítulos para se ler em um dia de modo que em certo momento a pessoa estará tão habituada a ler que nem verá isso com uma imposição mais.

E em relação ao custo do livro, até se darem conta de que comprar livros vale a pena SIM, as bibliotecas e os amigos leitores estão aí pra isso. E os sebos claro, onde pode conseguir livros com um preço bem mais em conta - para aqueles que se recusam a pagar o preço de um livro.

Por um mundo com mais leitores!

16 comentários:

  1. goooosteii de maisss me ensentivooou msm a minha preguisa bijão valeu
    naty*

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto amiga, realmente,se os meus amigos soubessem como ler é bom eles entenderiam o meu amor pelos livros. Vou ver se coloco as suas dicas em prática e consigo levá-los para o mundo dos livros de uma vez! hahahahaah
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty (estou sumido né? - muitas provas dão nisso, estudar, estudar e estudar). Eu tento incentivar a leitura aqui na minha região de toda forma, chego até a emprestar meu bebês, me sinto até corajoso em fazer isso. E é assim mesmo, também tenho amigos que nem sabe o que é um livro. E digo que eles pensam a mesma coisa.

    Também fico surpreso com essa coisas que os filmes fazem com as pessoas, tiro isso pelo meu primo, assistiu HP e começou a ler o livros, hoje ele quer sair lendo tudo. Eu fico bastante feliz com isso, porém, ele está sendo chato e pedindo todos os meus livros. E sabe como é? Ciúmes comigo rola muito entre eu e meus bebês!

    Mas estamos juntos!

    "Por um mundo com mais leitores!"

    Beijos, Igor 7hiago.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu texto, Naty.
    Eu também gosto muito de ler...
    (:
    Parabéns pelo post.
    Na verdade, eu leio bem menos do que eu gostaria. Meu hábito de ler não é de muito tempo, mas vou mudar isso (já estou mudando). Acho que o ideal é conseguir manter uma constância.

    Beijos!!!

    Visita lá o meu blog, se chama MERGULHANDO NA LEITURA!!!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty!

    Acredito que um dos principais fatores que fazem uma pessoa gostar de ler é o exemplo. Sempre incentivei minha filha a ler, desde muito pequena eu comprava livros para ela, e tanto eu como meu marido sempre estávamos lendo alguma coisa, e com certeza isso influenciou muito no seu gosto pela leitura.

    E vamos combinar né, como é bom encontrar alguém que gosta de ler tanto quanta a gente?

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. A minha maior vitória no incentivo a leitura foi com meu irmão.
    Concordo plenamente que temos que despertar a vontade do novo leitor com temas que ele goste.
    Consegui encantar meu irmão pela leitura com os livros do Percy Jackson, ele leu os 5 em um mês. Fiquei impressionada e muito feliz. Já tenho com quem dividir meus gastos com livros ;)
    E ele não ficou só nessa temática, começou a ler livros de investigação e medieval. Ah ele leu A culpa é das estrelas e adorou. E quando soube do lançamento do Teorema Katherine já quis comprar.

    Também acho que a adaptação para os cinemas contribui.
    Eu quando sai da sala de cinema após ver jogos vorazes, fui direto pra saraiva. Precisava ler todos os livros.

    Adorei o post ^^
    Por um mundo com mais leitores! \õ/

    ResponderExcluir
  7. Olá, vi seu blog uns dias atrás e me interessei muito no conteúdo. Tudo aqui muito bem organizado, parabéns!!
    Realmente é difícil convencer alguém de que ler é MARAVILHOSO! Mas me surpreendi na minha sala da faculdade onde consegui fazer 5 pessoas gostarem mesmo de ler, inclusive ficarem mais compulsivos em compras do que eu!! Uma coisa q eu pergunto antes de indicar um livro é quais os tipos de filme e séries que a galera gosta, e ai logo indico um livro que seja do mesmo gênero.
    Abçs ;DDD

    ResponderExcluir
  8. É bem difícil convencer as pessoas! haha Eu comecei a ler ainda criança e acho que talvez isso tenha facilitado esse meu amor por livros. Mas nunca é tarde para ser tornar um apaixonado por livros. Concordo com você que a pessoa tem que achar o livro certo. Talvez começar por um livro de leitura mais complicada ou que não tenha a ver com o que a pessoa gosta, irá desestimulá-la. Emprestar ou indicar livros da biblioteca são ótimas formas de induzir nossos amigos ao maravilhoso mundo da leitura! :)

    ResponderExcluir
  9. Para um mundo com mais leitores (para o preço do livro cair) <o/ kkk
    E sempre bom mesmo incentivar a leitura, principalmente num pais como o nosso, onde o índice de leitura é lááá embaixoo. É até mesmo por isso que o preço sobe né, mas fazer o que..
    beijoss
    http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nati,
    Pois pra mim foi totalmente diferente pois minha mãe sempre me incentivo a ler e o diferente é que eu e minhas amigas sempre adoramos ler então agente tá sempre lendo juntas comprando livro oque me deixa super feliz!
    Mais é isso Por um mundo com mais leitores!
    Beijocas! :)

    ResponderExcluir
  11. Ah sofro com isso! Na minha família só eu que gosto de ler, mas pelo eles admiram o meu gosto por leitura. Agora meus amigos não curtem e ainda acha bobagem carregar livros para todo canto, principalmente os colegas de faculdade, já que faço computação então a maioria lá troca um livro por horas no computador.

    O que faço para incentivar é sempre dar um livrinho de estórias para meus primos pequenos,ler gibis com eles, pois acho que isso é mais eficaz do que convencer algum adulto a começar a ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty
    Sabe eu até que tento mas as pessoas que não tem o hábito da leitura olha meio torto pra gente eu sei que temos que ignorar mas tem hora que elas são até meio grosseiras com agente , eu acho que tem que começar quando se é criança por que quando cresce é difícil viu.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Livros cujos temas lhe interessem, é exatamente isso que eu faço para incentivar os amigos/conhecidos a lerem, “nossa você gosta disso!? Tem um livro assim, assim assado, que uau é incrível, leia”. Já tentei trazer meu irmão, mas ta difícil, mas meu primo de sete anos está lendo que é uma maravilha, aquele guri daqui uns dias vai estar lendo mais do que eu hahaha pensa numa ligeireza para ler e entender, crianças de hoje deixando as de antigamente no chinelo.

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse negócio de encontrar o livro certo é verdadeiro, as vezes a pessoa não gosta pq só leu por obrigação, e vamos falar sério, esses livros obrigatórios na escola são muito chatos.
    Eu lia para minha filha desde o ventre, e quando ela era pequena lia todos os dias para ela, mas depois de uma certa idade ela não quis mais ler, ai qd ela tinha uns 10 anos eu peguei o livro do Harry Potter 7 para ler e como estava super empolgada eu comecei a falar partes do livro para ela, até que nós nos sentamos para ler juntas e hj ela lê quase um livro por dia.Brinco que ela lê até bula de remédio kkkk.

    ResponderExcluir
  15. OIEEEEEEEEEEEEEEEEE NATY!!!!! (aff, to sem carregador do note, to aqui na casa do meu primo fazendo esse comentário e tal) (hehuehehuehe)

    Mas enfim, o que eu quero dizer é que concordo em tudo o que você disse -ok, escreveu. Uma dica boa, ótima, perfeita p qm n gosta de ler, ou acha que não gosta de ler, são os livros viciantes. Por exemplo, jogos vorazes. Aposto que qualquer pessoa que não se interessa por leitura ler jogos vorazes vai ficar apaixonado rapidinho. A leitura do livro é fácil, os personagens são de dar orgulho e CARALIO O LIVRO É PERFEITO. E eu realmente acho que pessoas se apaixonariam rapidinho por livros quando lessem livros fodas. Mas ok, não vão saber se são bons se não lerem, certo? Mas enfim, ler livros "modinhas" é legal. Porque são livros famosos, todo mundo lê, todo mundo comenta e isso incentiva muito. Acho legal ;)

    Muita gente gosta de livros Nicholas Sparks, que fazem chorar, então LEIAM NICHOLAS SPARKS!!111

    Eu não gosto de livro por gênero, digamos assim, eu mesmo gosto de livros que são BONS. Espero que você entenda o que eu quis dizer. Mas enfim, é isso, e essa é minha opinião. Um beijinho. E outra vez::::::::::::::::::: adorei o post ;) <3

    ResponderExcluir
  16. Pois é, bibliotecas, em determinadas regiões, têm aos montes.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo