24 abril 2013

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Essa resenha é de uma leitura para o Desafio Literário de 2013.

O Diário de Suzana para Nicolas
Título Original: Suzanne's Diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 


Resenha: Os comentários e as resenhas positivas em relação a esse livro não são poucos e foi fácil criar altas expectativas em relação à ele. Posso adiantar que minhas expectativas não só foram atendidas, como superadas. O livro é incrível e ao terminá-lo minha vontade era de voltar ao início e ler tudo novamente. 

Katie recebe em sua casa um pacote cujo remetente é Matt, que rompeu seu relacionamento com ela no dia anterior. Dentro desse pacote ela encontra o Diário de Suzane para Nicolas. Ao virar as páginas ela acaba descobrindo um pouco mais sobre quem são Suzana e Nicolas e a partir daí começa a entender melhor o motivo de Matt tê-la deixado, como ele mesmo disse que aconteceria.

Talvez esse diário explique as coisas melhor do que jamais conseguiria. Se puder, leia-o. Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.

A cada página virada um acontecimento novo para me surpreender e emocionar. A narrativa é simples e fácil de acompanhar, o livro me prendeu do início ao fim e levantou reflexões sobre o amor,  a família, o casamento e a importância de tudo isso em nossa vida. A narração é feita pela Katie alternando com as escritas de Suzana na diário e o autor conseguiu a proeza de me fazer sentir tudo o que as personagens sentiam. Acompanhamos tudo o que Katie  pensa e sente a respeito do que lê e ao mesmo tempo conhecemos fatos importantes sobre a vida de Suzane e é como se fizéssemos parte da história e essa proximidade só me fez gostar ainda mais do livro.

O final me surpreendeu completamente, tive de segurar as lágrimas com medo de que alguém por perto reparasse. Um livro fantástico, com uma história simples mas que me emocionou mais do que eu poderia esperar. Só acho que James Patterson deveria escrever outros livros de romance porque ele acertou em cheio nesse, eu certamente gostaria de ler.

18 comentários:

  1. gosteiii pra valer gostei mesmo
    gostei tambem da resenha vc sabe descrever bem
    beijo e um abraço bem apertado naty'

    ResponderExcluir
  2. Li o livro depois de ver seus comentários no twitter, e não me arrependi de seguir sua indicação, amei o livro, senti o mesmo que vc em relação a ele. Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty!
    Eu concordo totalmente com você, o livro é emocionante mesmo!
    E o Patterson tem outros dois ou três romances publicados, temos é que chorar pra Arqueiro publicá-los por aqui!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty
    Realmente este livro é de tirar o chapéu a história é belíssima,
    como vc eu me emocionei durante toda a leitura e que final foi aquele demais,também acho que o autor deveria escrever mais romances como este.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii Naty, :)
    Que incrível,adorei esse enredo, sua resenha ficou ótima e se como você disse você quase chorou imagine eu que sou tanto emotiva ,acho que é por isso que eu adoro romances!
    Com certeza eu lerei esse livro! :)
    Bjoca!

    ResponderExcluir
  6. Me sinto uma E.T quando falo que não li nada do Patterson ainda :O !
    Esse livro nunca me chamou atenção, talvez pela capa não ser tão atraente. Nunca tinha parado para efetivamente ler uma resenha. E que boa surpresa, parece um livro ótimo, vou ter que colocar na listinha dos desejados!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito conhecer a escrita do James Patterson, todos falam muito bem mas não muito nesse gênero. Bom saber que nesse ele acerta também..
    beijoss
    http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Li James Patterson pela primeira vez em 'Eu, Alex Cross'. Foi um livro bom mas nada demais.
    Então fui ler esse sem muita expectativa e AMEI!
    Livro lindo, li em um dia e não consegui segurar as lágrimas no final.
    Virou favorito! :)

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já tinha lido muita coisa positiva a respeito de James Patterson, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum de seus livros.

    Há algum tempo atrás li uma resenha desse livro e fiquei muito interessada na leitura. Confesso que agora, após ler a sua resenha e mais alguns comentários acima, está na minha lista dos "mais que desejados".

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Posso me jogar de um prédio? Eu vi esse livro numa das promoções malucas que As americanas aqui perto de casa faz, por 9,90 - e não comprei. Daí venho e leio uma resenha dessa, rs. Só eu mesma. Não sabia que ele era tão incrível assim *o* Adorei!

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ouço tantos comentários positivos sobre o livro, que não sei por que ainda não fui atrás dele e não comprei até hoje. Vou acrescentar ele nas minhas próximas compras se eu encontrar ele em oferta eu trago ele pra casa.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Naty! Já li O Diário de Suzana para Nicolas e amei! Sem dúvidas, emocionante! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro *-*
    Não é uma sorte James Patterson ter escrito ele?
    A história é linda. É um dos meus livros favoritos ♥
    Sempre recomendo a leitura dele pros meus amigos.
    E não consegui conter as lágrimas no final.

    ResponderExcluir
  14. Taí um livro do James que eu acredito ser bom de verdade. Infelizmente o estilo de narrativa dele não me agradou em uma outra obra que li do mesmo no ano passado. Mas esse enredo, em especial, tem algo diferente a dar... e são tantos os comentários positivos, que eu acredito de fato na veracidade da trama.

    Se é surpreendente, emocionante e bem escrito, então eu com certeza devo ler!
    Amei a resenha, Naty... me deixou ainda mais segura.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu estou bastante surpreso com esse livro. Confesso que não sabia que o James escreveu esse tipo de história. A sua resenha ficou muito boa, infelizmente eu ainda não li nenhuma obra do James Patterson, mas gostaria muito de ler Lua de Mel, dizem que é muito bom também.

    Parabéns pela sua resenha.
    Sucesso!!!
    Beijos!!!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece mesmo tão emocionante!!
    Me pergunto porque nunca o comprei, se ele vira e mexe entra em promoção, aiai ahahah

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar bastante de James Patterson, mas ainda não li nada dele! ): Esse livro parece ser bem emocionante e sua resenha me deixou bem curiosa para saber o que está escrito no diário e qual a relação dele com o fim do relacionamento de Matt e Katie.

    ResponderExcluir
  18. Uau! ótima resenha, como fiquei com vontade de ler esse livro!
    Beijos :)
    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo