25 maio 2013

Dia do Orgulho Nerd: Afinal, o que é ser nerd?


Hoje, no dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd que teve origem na Espanha, em 2006 onde era conhecido como Dia del Orgullo Friki. É uma referência  a estréia de Star Wars em 1977, que aconteceu no mesmo dia. É também comemorado o Dia da Toalha que é uma homenagem a Douglas Adams e faz referência a sua conhecida série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Todo ano nessa data existe uma pequena briga, de um lado quem comemora o Dia do Orgulho Nerd e do outro quem comemora o Dia da Toalha. Só não entendo porque não podem comemorar as duas coisas já que há relação entre elas, mas enfim. 

Há quem diga que nerd de verdade não comemora o dia do orgulho nerd, ou que nerd de verdade não se diz nerd. Mas no fim das contas, o que é nerd?

Tenho certeza de que não só eu mas muitas pessoas por aí tinha aquela visão estereotipada de nerd, ou seja,  nerd era aquela pessoa inteligente e estudiosa, socialmente excluída, com gostos diferentes e que geralmente usa óculos.

Zoo Dr. Seuss ': Um NerdHá muitas explicações para a origem do termo nerd, mas sua primeira aparição foi em uma citação no livro “If I Ran the Zoo”, escrito por Dr. Seuss, em 1950. O termo se referia a um animal esquisito e mais tarde a revista Newsweek publicou uma reportagem que dizia que o termo nerd era então associado a uma pessoal "fora de moda". 

Ser chamado de nerd nunca havia sido um motivo de orgulho, na verdade nerd era basicamente um termo depreciativo e ninguém gostava de ser intitulado dessa maneira. Entretanto dizem que ser nerd agora está na moda, inclusive fazem uso de um termo diferente, geek. Já vi inúmeros lugares que fazem comparação entre os dois termos mostrando quais são as principais diferenças, mas pra mim é bem simples: geek é uma derivação mais moderna de nerd. 

Atualmente ser nerd é ser popular simplesmente porque na cultura de hoje tudo o que se vê é nerdice. No cinema temos inúmeras adaptações de HQ's, temos seriados como The Big Bang Theory, todo mundo cita Star Wars mesmo sem saber do que se trata. Qualquer um se diz nerd, porque agora ser nerd é legal!

Apesar disso, gosto da seguinte explicação de nerd: Não é aquela pessoa que gosta disso ou daquilo, que é fã de Star Wars ou sabe tudo sobre computadores. Nerd é aquela pessoa que se interessa por  quase tudo, está sempre interessado em saber mais! Termina a leitura de um livro e vai pesquisar sobre um lugar citado ou sobre o autor do livro, assisti um filme que gostou muito e quer saber quais são as outras produções do diretor. Nerd é uma pessoa que está sempre atrás de conhecimento não importa de onde ele venha ou quem o fornece. 

Abaixo temos o Manifesto Nerd, que diz quais são os  direitos e deveres dos nerds. Foi criado em 1998 por Tim McEachern no primeiro Geek Pride Festival nos EUA. Não dá pra levar ao pé da letra obviamente, mas é bem interessante.

 Direitos

1. O direito de ser ainda mais nerd. 
2. O direito de não sair de casa. 
3. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
4. O direito de se associar a outros nerds. 
5. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo. 
6. O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser. 
7. O direito de não ter que estar “no estilo”. 
8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista. 
9. O direito de expressar sua nerdice
10. O direito de dominar o mundo. 
Deveres
1. Ser nerd, não importa o quê. 
2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um. 
3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha. 
5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um “museu da nerdice”. 
6. Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo. 
8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda. 
9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice. 
10. Tentar dominar o mundo!


Então? Preparados para comemorar o dia? Não se esqueça de que a toalha é um item importantíssimo então pegue a sua toalha! Ah, e não entre em pânico.

Feliz Dia do Orgulho Nerd e Feliz Dia da Toalha!








12 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeei o post amiga, eu sou nerd com muito orgulho! hahahahaa Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Não sabia que era separado e que tinha essa 'briga' entre Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd, pra mim eram associados hahahah


    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal adorei saber dos direitos e deveres dos nerds.
    Feliz dias do orgulho nerd para todos.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive quedinhas por nerds, mas nerd mesmo sabe? Com óculos, anti social, e com uma inteligencia de tirar o folego.
    Eu ja consegui o meu, ainda bem que nao esperei essa moda chegar ou seria dificil identificar os verdadeiros...rs

    Beijos

    Ana
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post, ri bastante, me senti tão nerd kkkkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente amei os direitos e deveres rs Ótimo post.
    E concordo, porq não comemorar junto?

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Indiquei seu blog para fazer um meme chamado 11 Things, da uma olhadinha:
    http://livrosealem.blogspot.com.br/2013/05/meme-11-things.html
    Se já tiver feito ignore,
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou da opinião de quer ser nerd está na moda e todo mundo é hoje em dia. Tenho pena dos nerd que foram sacaneados durante os anos fora de moda.
    Só hoje descobrir que todo dia 25/05 é o Dia do Orgulho Nerd '-'
    Pra mim é um dia com promoções de estourar cartão e zerar conta no banco.
    Por mais que as pessoas dizerem que sou nerd, principalmente por causa da faculdade que curso e meu hábito de ler, não me considero.


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho bem interessante a comemoração deste dia, mas tem gente que é meio louco. Uma menina da minha cidade foi pro supermercado enrolada na toalha. Isso é lá coisa que se faça? Enfim, desabafos a parte, o post ficou bem interessante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que post bacana Naty. Sou meio desatualizada e só fiquei sabendo que hoje era o Dia do Orgulho Nerd ao me deparar com uma homenagem no Facebook, pela manhã. Gostei dos pontos que você frisou e também das normas e deveres intituladas por Tim McEachern. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post.
    Um dia para os fãs do Guia dos Mochileiros das Galáxias comemorarem. Sendo eles nerd ou não...rs
    Acho que a visão do nerd mudou muito. E hoje acho difícil dizer o que é nerd.
    Ah quem se considere nerd e alguns que os outros consideram. O importante é você está feliz consigo mesmo independente do rótulo que colocam em você.
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  12. Desculpa se parecerei grossa. Mas ser "nerd" virou moda. Acho que a questão é ser nerd ou isso ou aquilo, acho que a questão é você saber viver em sociedade, sem confusão, seja lá o que você for,

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo