05 maio 2013

Resenha: A Abadia de Northanger - Jane Austen


Título Original: Northanger Abby
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark

Sinopse:  Abadia de Northanger acompanha a trajetória de Catherine Morland, sua família e amigos, quando de sua visita ao balneário de Bath, na Inglaterra, local sempre frequentado por Austen e sua própria família. Em sua estadia, Catherine passa seus dias visitando seus mais novos amigos e frequentando bailes na cidade e acaba por se envolver com dois jovens da cidade, John Thorpe e Henry Tillney que a envolve com seu conhecimento de literatura e história. O pai de Henry, general Tillney, a convida para visitar uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger. Catherine que na história está lendo o romance gótico, “Os Mistérios de Udolpho”, de Ann Radcliffe, fica fascinada com a perspectiva de ingressar em um ambiente antigo, fantástico e sombrio. A Abadia de Northanger representa toda a capacidade de Jane Austen em se fazer a crítica social de seu tempo, bem como a de realizar a análise moral de seus personagens. Com o seu costumeiro e agradável senso de humor, a autora critica os romances góticos e seus excessos que tangenciam o ridículo, e introduz sua história em um cenário cotidiano e plausível.


Resenha: Dentre todos os livros da Jane Austen que li até agora, A Abadia de Northanger foi  o que continha a narrativa mais leve e até mesmo divertida, mas foi o livro que menos me agradou. Talvez exatamente por essa característica na narrativa, depois de ler Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade senti que esse livro deixou a desejar.

Catherine Morland é a protagonista dessa história, uma moça pertencente a uma família numerosa, desprovida de grande beleza e até mesmo de inteligência, ela é bastante ingênua e pouco entende sobre as cortesias em geral. Em sua estadia em Bath ela passa a frequentar bailes e conquista uma nova amizade além do cortejo de dois jovens: John Thorpe e Henry Tillney. Com a leitura de um romance gótico Catherine acaba ficando fascinada pela história desejando estar presente em um ambiente como o descrito no livro. 

Apesar de em todos os livros da Jane haver críticas, principalmente a sociedade da época, nesse livro a crítica é bem mais explícita. A leitura não foi tão fluída quanto pensei que fosse ser considerando que o livro é bem mais curto que os outros; demorei um pouco para concluir. Por outro lado esse livro contém uma atmosfera bem mais dinâmica e acredito que a ingenuidade de Catherine contribui bastante para isso. Apesar de não ter aproveitado tanto a leitura quando gostaria imagino que outras pessoas possam vir a gostar dessa obra então não deixo de recomendar.

13 comentários:

  1. Oi Naty!

    Concordo plenamente com você!
    Li esse livro neste fim de semana... E, como você disse, apesar de er o mais leve e divertido, deixou a desejar.
    Mas também acho que a leitura vale a pena! :)
    Ainda falta eu ler Persuasão e Emma...

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amoo Jane Austen... A considera uma das minhas autoras preferidas!! não sei bem porque... Considero seus romances leves, divertidos e distrativos... Eles me fazem sentir bem =D
    Gostei muito do seu Blog Natália, ja o estou seguindo e estarei sempre que puder por aqui!
    Se puder de uma passadinha no meu blog onceupotime.blogspot.com, que é bem novinho ainda, e ficarei muito feliz se você o seguisse de volta =D

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas não pude deixar de ficar curiosa em relação a ele, talvez pelo fato de ser da Jane Austen autora mais que reconhecida, gosto desse tipo de narrativa, em geral parece ser um bom livro, pretendo comprar, mas antes quero ler outras obras da autora, acho que isso vai me ajudar a formar uma opnião melhor na hora de começar essa leitura.

    Beijo;
    (http://voudarumalida.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Esse é um livro mais divertido da Jane Austen, mas eu gostei. Não tanto como Orgulho e Preconceito ou como Persuasão, mas os personagens me conquistaram

    ResponderExcluir
  5. Apesar de já ter visto outras críticas negativas ao livro além da sua, não deixo de ter vontade de ler pois, afinal, é um Austen né! HAHAHAH E eu simplesmente amo a escrita dela!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Jane Austen, mas por incrivel que pareça nunca li um livro dela. Às vezes gosto de um autor sem conhece-lo, acho que sou meio maluca ^^

    Adorei esse layout a culpa é das estrelas, amo esse livro *--*
    Natalia, você disse que é mineira ali do lado, mineira de onde?*le eu enxerida*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!

      Espero que você leia algum livro da Jane Austen, certamente irá gostar. Comece por Orgulho e Preconceito que é o melhor, em minha opinião *-* E obrigada!

      Sou de Belo Horizonte rs' :D

      Excluir
  7. Oi Naty
    Confesso que não conhecia este livro de Jane Austin,tenho muito vontade de ler algum livro dela espero um dia conseguir.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!!
    Nunca li nenhum livro dela, que vergonha, hehe.
    Mas como vi tua dica ali em cima que é melhor começar por Orgulho e Preconceito, vou fazer isso!!!
    Um beijão ^^

    ResponderExcluir
  9. Vou seguir sua dica e tentarei ler esse livro! Até porque quero ler outros livros da autora, além de Orgulho e Preconceito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai Naty, fiquei #chateado depois dessa resenha. Poxa, esse era o livro dela que eu mais tenho vontade de ler! Ok, não. Mas eu tenho muita vontade de ler esse (e começar por esse) justamente por ser o mais divertido da autora. Porque eu sei que se eu começar por "Orgulho e Preconceito", vai ser super errado, já que esse é o mais famoso da autora. Não sei... Quero dicas de "Qual-livro-da-Jane-você-precisa-ler-primeiro", ok? :* bjo

    ResponderExcluir
  11. Qual livro de Jane eu devo ler primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!

      Eu recomendaria que você lesse primeiro o livro Persuasão. É o livro mais leve e fácil da autora e na minha opinião o melhor livro para começar a ler Jane Austen ;)

      Excluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo