27 maio 2013

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Sabe quando você termina de ler um livro com lágrimas escorrendo pelos olhos e não consegue pensar em palavras adequadas para descrever o que você sentiu ao ler? Estou parada diante de uma folha em branco faz alguns minutos relendo alguns trechos do livro sem conseguir escrever a resenha. Na verdade sei que qualquer coisa que eu escreva aqui não chegará aos pés do que eu realmente gostaria de transmitir porque é impossível explicar. Portanto tenham em mente que vocês precisam ler esse livro para entender completamente qualquer coisa que eu venha a dizer.


Extraordinário é narrado não só por Auggie como também por alguns de seus amigos e familiares o que nos permite ter uma visão de como as pessoas o enxergam. Ele nasceu com uma deformidade facial que o obrigou a passar grande parte de sua vida em hospitais fazendo cirurgias. Por causa delas era impossível que fosse a escola. Entretanto agora que elas já não são mais frequentes seus pais decidem lhe dar a oportunidade de frequentar a escola pela primeira vez. Ser um aluno novo nunca foi fácil para ninguém, mas para Auggie parece ser um pouco mais complicado que o normal. R. J. Palacio nos mostra as dificuldades que ele precisa enfrentar diariamente, como as pessoas reagem quando vêem seu rosto e o quanto Auggie é um garoto especial. 

O livro não fala apenas da dificuldade em se adaptar em uma nova escola por ser diferente mas trata sobre o valor da amizade. Mostra o quanto é necessário acreditar em si mesmo e confiar nas pessoas certas para estar perto de quem é verdadeiramente amigo. Uma história completamente cativante de uma sutileza sem tamanho. Os personagens são quase tangíveis e nos passam uma lição que deve ser levada para a vida toda, pelo menos eu vou levar essa lição comigo. 

Como se não bastasse a história emocionante o livro ainda conta com várias referências a livro e principalmente a Star Wars já que Auggie é um grande fã. Simplesmente adorei cada frase que a autora conseguiu incluir no livro.

Sei que vocês devem ter lido a mesma coisa em inúmeras resenhas, mas vou precisar repetir para enfatizar o que achei desse livro: nunca um título fez tão jus a história quando em Extraordinário. Na verdade posso dizer que extraordinário é pouco para descrever esse livro.

16 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, ele está na minha lista de leituras de férias. Meu namorado leu esse livro e disse o mesmo que você: dizer que extraordinário é pouco para descrever esse livro. (:

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro. A história me chama muita a atenção e eu pelo tema, acho que ler sob a perspectiva de diversos personagens acrescenta muito a narrativa do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Naty!
    Parabéns pela resenha.

    Eu não sabia do que se tratava o livro, mas amei a temática (:

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar muito bem desse livro e estou muito curiosa por ele. Não vejo a hora!

    http://pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey,
    Entendo perfeitamente o que você quis dizer. Já li vários livros que causaram esse efeito em mim. É tão bom quando o livro te marca tanto a ponto de você não saber o que falar dele.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  6. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  7. gente eu quero ler esse livro, mas ainda não tive tempo ;w;
    assim que der leio o ebook que comprei na amazon

    ResponderExcluir
  8. Olá Nathy,
    Eu sempre leio ótimas resenhas sobre este livro o que me fez comprar. Ele com toda certeza vai ser minha próxima leitura.
    Eu iria ler agora, mas como acabei de ler A culpa é das estrelas quero guardar um pouco das minhas lágrimas....rs
    Mas acredito que este seja um livro maravilhoso. Amei a resenha =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nati!
    Esse livro é simplesmente maravilhoso.
    Minha vontade durante a leitura era de entrar no livro, abraçar o Auggus e não soltar nunca mais, dizendo que tudo iria ficar bem.
    A história é de uma sutileza incrível, não há como não se apaixonar.
    Amei a sua resenha.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que coisa linda, Nat! Esse livro parece ser incrível e realmente extraordinário. Já li várias resenhas e em todas elas, como você mesma comentou, li sobre isso. Quero ler o mais breve possível. Pretendo terminar as minhas pendencias e começá-lo em seguida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. awwwwnnnnnn! *-*
    Comprei esse livro esse mês, mas ainda não li. Auggie parece ter muito a nos ensinar!
    Melhor ainda saber que a história é sutil! Acho que vou amar o livro! :D

    ResponderExcluir
  12. Quero ler esse livro desde que lançou e já vi vários comentários bons a respeito. Vamos ver se eu compro logo! (:

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Linda e emocionante resenha, Nathy.
    Só vejo comentários maravilhosos sobre esse livro e pelo jeito ele é realmente merecedor de tantas resenhas positivas.
    Também quero muito lê-lo.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Natália!
    Como você disse, muitas resenhas ressaltam o quanto esse livro é ótimo e eu mal posso esperar para lê-lo! A sua me deixou com mais vontade ainda só por ver o quanto o livro te emocionou e te fez parar por um momento. Realmente adoro livros assim *-*
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não é segredo pra ninguém que já faz um tempo que quero ler Extraordinário, mas não pelos motivos certos, queria ler esse livro pois tantas pessoas falavam sobre ele que tinha que saber por que era tão bom... mas de um tempos pra cá mudei totalmente de ideia, já não quero ler o livro por causa dos comentários e sim pela história dele, e a mensagem que ele passa, se agora estou emocionada só de ler a resenha, imagino o que vou sentir lendo o livro, como disse não posso descrever a vontade de ler esse livro, a cada noticia ou resenha sobre ele eu me apaixono mais pelos personagens. Eu sinceramente espero ler em breve, e sentir pelo menos um pouco do que você sentiu fazendo está leitura.

    http://voudarumalida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Li ontem a noite e simplesmente estou sem palavras até agora. A vontade que tive ao acabar, era estar lá com o Auggie e sua família e poder enche-lo de beijos e agradecer por nos ensinar a ser uma pessoa tão boa.... lindo lindo lindo... preciso passar pra frente... precisa que meus amigos e minha família leiam... esse livro não pode nunca ficar parado em uma estante... As palavras fogem para falar dele... #Leiam!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo