03 maio 2013

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

O Livro do AmanhãTítulo Original: The Book of Tomorrow 
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito


Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Resenha: Em O Livro do Amanhã temos a história de Tamara Goodwin que tem a sua vida virada de ponta cabeça após o suicídio do pai. Além de todo o trauma de perdê-lo ela ainda tem que enfrentar todas as dívidas que ele deixou antes de partir. Tais dívidas obrigam ela e sua mãe a se mudarem para a casa de Rosaleen e Arthur, seus tios, em uma cidade do interior. Acostumada a viver em meio ao luxo tendo tudo o que queria de mão beijada, Tamara não consegue se adaptar a morar em uma casa onde sua vizinhança não passa de um castelo em ruínas e uma casa onde mora uma pessoa misteriosa. Sua maior distração é com uma biblioteca itinerante onde encontra um livro que não tem título e nem autor mas ao abri-lo descobre ali sua própria letra descrevendo acontecimentos do dia seguinte. 

Os primeiros capítulos do livro não contém qualquer acontecimento interessante que pudesse me prender a atenção e acabei me entediando de início. Apesar de toda a auto-crítica que Tamara faz de si mesma reconhecendo que era uma pessoa completamente mimada e que não teria visto isso caso o pai não lhe tivesse tirado tudo, não consegui me simpatizar com ela. Certas atitudes da personagem me irritaram bastante durante a leitura o que só fez com que gostasse ainda menos dela. Os outros personagens são mais agradáveis, entretanto senti que faltou um desenvolvimento maior da personalidade de alguns deles. Algumas perguntas ficaram sem resposta sobre certos comportamentos, mas talvez seja apenas uma cisma pessoal. A medida que a leitura avança a autora vai introduzindo alguns mistérios, indagando sobre certos segredos o que me levou a finalmente ficar empolgada com a história.

Gostei do modo com a autora fez todos os acontecimentos da trama se encaixarem, chega a ser genial a maneira com ela consegue introduzir cada um dos fatos de modo a condizer com o que foi dito do tal livro que a personagem encontra. E o final? É incrível! Acho que posso dizer que se não fosse o desfecho não teria gostado do livro, mas ele foi o suficiente para que eu percebesse que foi realmente a Cecelia Ahern quem escreveu esse livro. Dos três livros que li da autora esse certamente é o mais fraco, mas a narrativa é extremamente gostosa de acompanhar, por mais que demore para se envolver na história então não deixo de recomendar a leitura. Creio que se a personagem fosse mais agradável eu teria me afeiçoado mais ao livro. 

14 comentários:

  1. Gostei da sua resenha. Já tinha assistido ao vídeo em que você falou tão bem do final da história que até compensa o restante do livro.
    Ainda não li nenhum livro da Cecilia, mas espero ler um dia.
    Beijos!!!

    Dedos cruzados para o resultado do Top Comentarista de Abril... Quando sairá?
    (yn)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo,

      Prometo que posto o resultado do top comentaristas nesse final de semana... Amanhã ou domingo, ok?

      Beijo!

      Excluir
  2. Naty, acho que esse é o senso geral sobre "O Livro do Amanhã". De Cecelia Ahern, até agora, li apenas "P.s. Eu Te Amo", livro do qual gostei bastante. Mas acho que entendo os porquês de você não ter considerado essa leitura excepcional.
    Quando não simpatizamos com o protagonista, a leitura também sofre uma certa deficiência, ao meu ver.
    E, Naty, só uma dica: acho que ficou faltando uma parte da resenha, pois a frase em que você parou não tem pontuação e dá a entender que continua, sabe?

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty
    Ainda não li nenhum livro da autora espero resolver logo este problema.Estou curiosa com este livro, pelo final, o que será que acontece?Espero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naty *-*
    Estou ansiosa e ao mesmo tempo não para ler esse livro, então pode-se dizer que eu não estou criando tantas expectativas para lê-lo. Não sei quando irei lê-lo mas espero que seja logo. Parabéns pela resenha. ;) Que eu não me decepcione com a leitura! Até mais.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, não li nada da autora, mas ouço falar muito bem. Fiquei empolgada com o que vc fala sobre o final, gosto qd tudo se encaixa no final e a gente se sente satisfeita. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty!!! Eu estou lendo esse livro e estou me entediando um pouco também :/ espero que depois me empolgue como tu!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty!
    Acho que esse livro é daqueles que ou te conquista ou te faz achá-lo mediano, salvo o final (essa parte parece que todos concordam ser incrível).
    Eu estou no time que se encantou no primeiro parágrafo. Eu amei por causa da narrativa e da auto-análise, não consegui não simpatizar com a Tamara. Acho que se eu tivesse me irritado com ela, como você, era capaz de eu não ter gostado muito também.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse mas pela sua resenha deve ser sim muito bom!
    Da Cecelia até agora só li Ps. eu te amo, e me apaixonei pela escrita dela, espero me apaixonar por essa estória também *-*
    beijoss
    http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, vou começar com menos expectativas depois da sua resenha, mas eu espero que acabe gostando.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, que saudades eu estava de comentar aqui, professores passando tantos trabalhos que nem sei como arranjo tempo de respirar, mas enfim vamos a resenha, confesso que não me interessei pelo "O Livro do Amanhã" apesar de toda a divulgação da Novo Conceito em relação a esse livro, não consegui criar nenhuma expectativa sobre ele, só depois de ler algumas resenhas consegui me interessar "um pouco" pela história, ainda estou em dúvida se lerei ou não o livro, achei muito negativo o fato da história ser entediante no inicio, gosto de livros que me conquistem logo nos primeiros capítulos, acho que isso torna a leitura mas fácil e fluente, também não consegui me identificar com os personagens da historia pelo que li até agora mas você realmente consegui me deixar curiosa em relação ao final do livro, moral da historia apesar de ler a resenha ainda estou em dúvida em relação ao livro, parece ser uma boa leitura mas com tantos livros para comprar, acabo ficando um pouco indecisa.


    http://voudarumalida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu me tornei fã da Cecelia depois de ler A Vez da Minha Vida. Gostei bastante da escrita da autora e consegui ler o livro rapidinho porque queria saber como iria terminar.
    Eu estava criando grandes expectativas sobre essa história, mas a sua resenha me fará ir com menos "sede ao pote". haha É bem negativo quando um livro não começa tão bom, mas ainda bem que o final valeu a pena! Então continuo com bastante vontade de lê-lo! Até porque achei esse Livro do Amanhã bem interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, desculpe eu estar meio ausente esses dias, é que eu estou em época de provas na facul, aí eu só tenho tempo de postar e responder os comentários mesmo. Eu amei a sua resenha, eu acho o enredo desse livro muito interessante e eu tenho muita vontade de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai amei a resenha e eu com certeza eu queria realmente ler,mais que pena que o computador deu pane por vários dias e infelizmente não pude continuar seguindo seu blog,e também não concorri ao top comentaristas mais agora que tá tudo se ajeitando eu não vou deixar de seguir -lo ,saudades! :)

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo