03 julho 2013

Livros que marcaram minha infância...

Oi pessoal!

Acho que desde a criação do blog que penso em fazer um post falando sobre os livros que li quando criança e acabo sempre adiando, adiando e não postando nunca. Na semana passada encontrei um livro que nem sabia que ainda tinha e comecei a lembrar das minhas leituras naquela época e bom, cá estou eu pra falar um pouquinho sobre isso pra vocês.


Desde que me entendo por gente gosto de ler. Sempre me perguntam qual foi o primeiro livro que li e realmente gostei, e quando paro pra pensar vem vários livros à mente.

Um desses livros é A Bolsa Amarela da Lygia Bojunga, que provavelmente é o que mais me marcou. Ganhei esse livro de uma professora na escola e li ele tantas vezes que é difícil contar. Algumas pessoas devem conhecê-lo, outras não. A questão é que naquela época eu me identifiquei completamente com a protagonista, queria ser ela, queria viver a história dela! Depois de ter lido esse livro da autora decidi que queria ler outros então fiz minha mãe comprar Angélica pra mim. Depois ganhei de presente de uma tia o livro A Casa da Madrinha e não poderia ter ficado mais feliz. Li os dois livros rapidamente e apesar de ter 
gostado de ambos nenhum chegou aos pés de A Bolsa Amarela.

Outro livro que fez parte da minha infância foi o livro O Menino do Dedo Verde, li esse livro duas vezes pelo simples fato de não ter entendido nada direito na primeira leitura. Foi um livro confuso, mas mesmo assim gostei. Esse foi um livro que alguém da família me emprestou quado soube que eu gostava de ler. O livro estava caindo aos pedaços de tão velho, as páginas até faziam barulho quando viradas mas isso não me impediu de ler.

A Ilha Perdida também foi um livro que li quando criança. Esse foi indicação do meu pai que falou tanto do livro que tive que pegá-lo na biblioteca da escola. Era um livro da coleção Vagalume e depois de tê-lo lido quis ler outros, mas não tantos quando gostaria. Além de A Ilha Perdida li apenas outros três livros da coleção sendo dois deles para a escola.

E por fim não poderia faltar um dos melhores livros de todos: Harry Potter! Apesar de todos os livros lidos anteriormente Harry Potter foi o meu maior propulsor já que foi depois de tê-lo lido que passei a ler com grande frequência. Contava os dias para chegar o fim de semana e meus pais me levarem a livraria para comprar o próximo livro da série. Imaginem minha tristeza quando não tinha o livro.... Mas isso é história pra outro post.

E então? Quais são os livros que mais marcaram a infância de vocês? Já leram algum desses? Comentem aí em baixo!

16 comentários:

  1. Pra mim fopi muito marcante Harry Potter tb.. oaksdoas até hoje é um dos que mais gosto... e tem tambem um que tinha na biblioteca da minha escola.. El Cid o Heroi da Espanha.. muito legal o livro.. li tantas vezes ele jah.. beijos

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Os livros que marcaram minha infância foram "O pequeno príncipe" e "Pollyana". Aiii ainda quero muito ler Harry Potter!
    Eu fui uma criança que lia muito, por um tempo abandonei o hábito e agora retomei com força total õ/

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália!
    Certamente os que marcaram minha infância foram os livros da série/coleção Vagalume..me lembro ainda do Mistério do 5 Estrelas, O menino de Asas, Sozinha no Mundo entre muitos outros. A Bolsa Amarela tbm fez parte desse grupo! (mais pq eu achava o máximo ter uma autora com o mesmo nome que o meu!)

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros!

    ResponderExcluir
  4. a bolsa amarela, não me marcou mais eu li.
    porém todos da disney me marcaram pq eu li todos quando era criança xp

    ResponderExcluir
  5. Ah, que legal! Ainda não li nenhum desses. E quando eu era criança eu só lia gibi, por que amava e ainda amo! haha ♥ Beijos
    anoteinaagenda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Omg, A Ilha Perdida eu também li quando era criança. E foi um dos primeiros, lembro o enredo da história até hoje!
    Gostei desse post, parabéns!
    Juliano, (diariodeumledor.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs Eu tbm li o Menino do dedo verde... Mas as primeiras histórias das quais eu tenho lembrança são algumas que existiam nas cartilhas de português do primário, como Os Pingos.
    Depois vieram as fábulas de Esopo e de La Fontaine.

    ResponderExcluir
  8. Os meus foram fábulas e livros de princesas, depois vieram o café van gogh, e outros que li na escola. O estopim foi "o sol depois da chuva", e depois Harry Potter. Este me fez devorar sem parar daí por diante...rsrs

    Beijos,
    www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Os que marcaram muito minha infância foram, "Danico Pé-de-Vento da Isabel Vieira" e "À sombra de um jatobá da Juliana de Godoy Ladeira", quando li devia ter uns 7 para 8 anos... Li tantas vezes que perdi as contas. Mas a minha fixação por livros começou aos 11 ou 12 anos, quando comecei a ler Harry Potter, e definitivamente são os meus favoritos. Agradeço a J. por ter nos proporcionado tantos momentos bons e tantas lições.

    Adorei o post. Beijooos.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era criança ganhei um livro de clássicos da Disney. Foi o livro mais mágico de todos ♥ Gosto bastante dessas coisas, haha.


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty! Os meus maiores propulsores foram coletâneas de sonetos do Fernando Pessoa e da Florbela Espanca. Meu padrinho era descendente de portugueses e desde que eu nem sabia ler, já me trazia livros de poesia. Acabei pegando gosto e foi assim que comecei a ler e não parei mais. Meus gêneros favoritos ainda são poesia e romance *-* algumas coisas nunca mudam :D

    Beijo
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah naty, vc falando em 'a bolsa amarela', já tive esse livro em casa quando criança e acho que li, mas não lembro bem mais. :/
    Os que marcaram minha infância foram 'Droga da Obediência' e 'Pântano de Sangue', do Pedro Bandeira, 'A recompensa dos Guerreiros' e 'Um vulto na escuridão'.
    Fora os clássicos infantis que li quando era bem mais nova mesmo e tenho até hj as coleções.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Naty!

    Já li A Bolsa Amarela, foi amor à primeira vista! Eu lembro que li no quinto ano, quando a professora estava fazendo um rodízio de livros na sala e eu fiquei torcendo para ser a primeira a pegar o livro emprestado, pois a capa tinha me chamado muito a atenção. Fiquei muito feliz quando ela me escolheu para ter a honra de levá-lo pra casa, fazendo com que esse dia ficasse marcado em minha memória! <3

    Mas os livros que mais marcaram a minha infância mesmo foram os contos de fada dos Irmãos Grimm, os gibis da Turma da Mônica e os títulos da Meg Cabot.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Naty, gostei muito do post. Um livro que eu li e adorei na infância foi "Um pai de verdade", acho que o nome do autor é Pedro Bloch.

    Beijos!!!
    SUCESSO...

    ResponderExcluir
  15. Que coincidência! O livro que marcou minha infância também foi "A bolsa amarela"! Nunca encontrei alguém que também leu...

    A série Vaga-Lume, nossa! Li quase todos os livros da série... Adorava!
    Muito legal este post!

    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/
    *Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Naty!
    Amei o post! *-* Li tantos livros bons na minha infância! Pena que eram todos da biblioteca! D:
    Já li A Bolsa Amarela, A Ilha Perdida e, claro, Harry Potter. <3
    Os livros que marcaram a minha infância, além de Harry Potter, foram: O Príncipe Fantasma, Deu a Louca no Tempo e Bom Dia Todas as Cores (esse eu lia todos os dias e contava a história também, sério haha).

    Beijos,
    http://sonhos-em-paginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo