27 agosto 2013

Resenha: Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien

Essa resenha é de uma leitura para o Desafio Literário de 2013.

A Sociedade do AnelTítulo Original: The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring
Autor: J. R. R. Tolkien 
Editora: Martins Fontes

Sinopse: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. "A Sociedade do Anel" é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis". 

Resenha: Há dois anos peguei o livro Senhor dos Anéis para ler pela primeira vez. Me arrastei por uma semana nos primeiros capítulos do livro e demorei mais de um mês para completar a leitura, entretanto gostei do livro muito mais do que poderia imaginar. Com o Desafio Literário que decide participar esse ano tive de escolher um livro do gênero fantasia e como pretendia ler a continuação do primeiro volume decide relê-lo. 

Senhor dos Anéis foi publicado inicialmente como volume único sendo posteriormente dividido em três partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Em A Sociedade do Anel temos a introdução de toda a grande obra de Tolkien. Bilbo Bolseiro está prestes a completar 111 anos e planeja uma grande festa para os moradores do Condado. Nessa festa ele some inesperadamente durante um discurso de adeus deixando todos os hobbits estupefatos. Frodo Bolseiro é seu sobrinho e é para ele que Bilbo deixa suas riquezas inclusive o Um Anel. Gandalf, um mago que costuma visitar a Vila dos Hobbits e um velho amigo de Bilbo alerta Frodo sobre os perigos de ser o portador do Um Anel. Seguindo seus conselhos Frodo decide deixar o Condado acompanhado de seu fiel companheiro, Sam Gamgi e de seus amigos Merry e Pippin para proteger os hobbits do perigo que se aproxima e tentar manter o Um Anel a salvo. Depois uma longa jornada e de vários perigos eles chegam a Valfenda onde vivem os elfos e lá se forma a Comitiva do Anel que tem como objetivo a destruição do Um Anel que Frodo carrega consigo.

Não vou me alongar na descrição porque creio que a maioria de vocês já conheçam a história e para aqueles que não conhecem certamente não vão querer que eu fique contando os detalhes. Preciso dizer para vocês: é fácil perceber o motivo de uma pessoa abandonar Senhor do Anéis mas garanto que só é possível saber o quanto vale a pena depois de virar a última página.

Tolkien narra a história com uma descrição extremamente detalhada e é basicamente o que torna a narrativa cansativa e ao mesmo tempo única. Por isso digo que é preciso ter paciência e tempo para prosseguir com a leitura. Os personagens são incrivelmente bem trabalhados, cada um com seus defeitos e suas qualidades que são apresentados durante a história. Toda a trama envolve diversas criaturas mitológicas como os elfos, orcs, trolls, anões além de muitos outros que conhecemos ao longo do livro o que torna tudo ainda mais fascinante.

Não é uma leitura simples, trata-se de um livro extraordinário que nos leva em uma grande jornada cheia de conflitos e perigos com uma pequena dose de humor além de levar a sério valores reais. Por mais que seja fantasia, Senhor dos Anéis tem muito a nos ensinar em suas páginas.

Para quem deseja ler a trilogia recomendo que leia primeiramente O Hobbit. É importante para entendimento da história, mesmo que não seja essencial. O Hobbit tem uma leitura mais tranquila e de fácil entendimento permitindo acostumar com a narrativa do autor.

Dessa vez consegui ler o livro em menos tempo que dá primeira vez e pude aproveitar a leitura da mesma maneira. É um livro indispensável para quem é fã de fantasia, complexo e incrivelmente fantástico. Tolkien é simplesmente um gênio.

13 comentários:

  1. Oi, Naty!
    Ótima resenha.
    É impressionante o quanto a galera fala bem da escrita de Tolkien e para mim, mais ainda, porque não li nenhum livro do autor.

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o box da série em inglês já faz alguns meses, mas estou deixando para ler quando passar toda a loucura do vestibular. Vai ser um grande desafio, justamente porque a narrativa é detalhada e pelo que eu vi, mais lenta. O meu box é dividido em sete volumes, o que torna menos assustador para começar hahaha. Espero gostar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty!

    Acredita que nunca li nenhum dos livros da série? Embora eu goste dos filmes não tenho muita vontade de ler esses livros não...

    Ah linda, tem selo para você lá no blog tá?

    http://www.detudoumpouquinho.com/2013/08/selo-de-qualidade.html

    Bjus

    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenhaaaaaaaa!!! Eu preciso começar a ler O senhor dos anéis :/
    Pois é né hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha! Eu sempre releio esse livro e os outros dois livros. É muito perfeito ><

    bj

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que eu quero ler, mas só fico imaginando, que se demorei muito para conseguir terminar de assistir aos filmes, imagina os livros?! Apesar que tenho certeza de que são tão bons quanto
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  7. Ei Naty! Minhas versão de A sociedade do anel é de 1994, ou seja, é gigante. E velho. Levei muuuuuito tempo para terminar e me arrastei como você KKK Mas no final compensou, eu amei a história :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu troquei esse livro pelo o Skoob hahahahah sério.

    Tenho mais vontade de ler O Hobbit do que a série de "O Senhor dos anéis", mas enfim, se eu lesse O Hobbit e gostasse, até que continuaria. Parece ser interessante.

    Já tentei assistir o filme umas 3 vezes e nas 3 vezes eu sempre parei de vê-lo lá perto dos 40 minutos. Gostava do filme toda vez que via, mas nunca terminava pq ficava cansado. Mas enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, no começo fiquei com medo de comprar, mais depois, vi que talvez eu goste!
    BJS!

    ResponderExcluir
  10. Naty, Eu amor senhor dos anéis, os filmes eu digo, nunca tive, infelizmente, a oportunidade de visitar a terra média através dos livros. Mas pretendo faze-los o mais rápido possível. Li o Hobbit e amei demais o livro e a escrita de Tolkien, então espero gostar tanto quanto de o senhor dos anéis e poder comprar os livros logo em breve! adorei a resenha. parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Naty adorei o senhor dos anéis agora eu quero ler.
    Só que vou fazer fazer como vc disse para lermos o hobbit primeiro.

    ResponderExcluir
  12. Oii!! tbm já li o Senhor dos Anéis há um tempinho, realmente o livro é grande, no começo eu achei que não ia conseguir ler pela quantidade de págs, mas me enganei, eu li e não me arrependo de ter lido, quando eu terminei de ler pareceu que a vida não tinha mais sentido, eu disse isso há mim mesma quando terminei a ultima folha.

    ResponderExcluir
  13. É exatamente o que eu achei sobre o livro, ele é muitas vezes cansativo e super detalhista mas, gostei muito! Não gostava muito do filme e agora quero assistir de volta para comparar o livro com a adaptação.

    Se puder acessar meu blog LiteraFilmes, faço comparações de filmes com livros, resenhas de livros , críticas de filmes e séries... tudo nesse meio rs
    http://literafilme.blogspot.com/


    beijos.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo