25 setembro 2013

Entrelinhas [O Diário de Anne Frank]

Hoje trago para vocês alguns quotes do livro O Diário de Anne Frank. Marquei diversos trechos do livro e foi difícil escolher só alguns para postar e mesmo mesmo assim não foram mesmo. Espero que vocês leiam todos eles!

"Esta é uma das minhas fotografias que eu gosto de ver a toda a hora. Então fico imaginando a possibilidade de ir para Hollywood."
Tenho vontade de escrever, e uma necessidade ainda maior de tirar todo o tipo de coisas de dentro do meu peito. "O papel tem mais paciência que as pessoas".

Temos muita sorte aqui, longe do tumulto. [...] Sinto-me má ao dormir numa cama quente, enquanto em algum lugar meus melhores amigos estão caindo de exaustão ou sendo derrubados. Fico apavorada quando penso em amigos íntimos que agora estão à mercê dos monstros mais cruéis que já assolaram a terra.  E tudo por que são judeus. 

Uma boa gargalhada ajudaria mais do que dez gotas de valeriana, mas quase esquecemos como se gargalha. algumas vezes tenho medo de que meu rosto afrouxe com toda essa tristeza e que minha boca fique permanentemente caída nos cantos. Os outros não estão melhor. Todo mundo apavorado com o grande terror conhecido como inverno. 

Você pode me dizer por que as pessoas escondem seu eu verdadeiro? Ou por que sempre me comporto de modo muito diferente quando estou perto dos outros? Porque as pessoas confiam tão pouco nas outras? Sei que deve haver um motivo, mas algumas vezes acho horrível não poder confiar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas. 

O mundo vai continuar girando sem mim e não posso fazer nada para mudar os acontecimentos. Vou deixar que as coisas sigam seu rumo e me concentrar no estudo e na esperança de que tudo acabe bem. 

Ah, é tão difícil, a eterna luta entre coração e mente! Há um tempo e lugar para as duas coisas, mas como posso ter certeza de que escolhi o tempo certo?

E para finalizar o melhor de todos, em minha opinião. Acho que nessa parte dá para perceber o quanto Anne matinha acesa a esperança de que tudo aquele horror acabasse um dia. Apesar de ser um quote extenso, vale à pena ler.

Nesse momento não penso no infortúnio e sim na beleza do que permanece. É nisso que eu e mamão somos tão diferentes. Seu conselho diante da melancolia é: "Pense em todo o sofrimento que há no mundo e agradeça por não fazer parte dele". Meu conselho é: "Saia, vá para o campo aproveite o sol, [...] tente recuperar a felicidade que há dentro de você e em tudo ao seu redor, e seja feliz". Não acho que o conselho de mamãe possa ser bom, porque o que você deveria fazer caso se tornasse parte do sofrimento? Ficaria totalmente perdida. Pelo contrário, a beleza continua a existir, mesmo no infortúnio. Se a procurar, você encontrará cada vez mais felicidade, e recuperará o equilíbrio. Uma pessoa feliz tornará as outras felizes, uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça. 

14 comentários:

  1. Passagem linda e especial, assim como todo o livro!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, incrível! Eu não teria metade da esperança e otimismo da Anne numa situação nestas, aliás, estaria mais para a mãe mesmo. rsrs
    Adorei as frases e estou ainda mais animada para ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que belos quotes, Naty. Agora fiquei com mais vontade de ler o livro. Espero que esse dia não demore muito. Beijos!!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty
    Como pode esta menina escrever palavras tão bonitas , este último quote é de arrepiar ,gente como é que puderam privar o mundo de uma mente tão abençoada como esta.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei os quotes! Adorei, se encaixa perfeitamente hoje em dia!!
    Principalmente esse "Você pode me dizer por que as pessoas escondem seu eu verdadeiro? Ou por que sempre me comporto de modo muito diferente quando estou perto dos outros? Porque as pessoas confiam tão pouco nas outras? Sei que deve haver um motivo, mas algumas vezes acho horrível não poder confiar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas. "

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália!
    Esses quotes fazem pensar, refletir, é tão difícil imaginar que essa época foi real, que pessoas passaram por esse período e que deixaram sua marca na História com dor, perda, tristeza e sofrimento.
    Impossível não se emocionar, não se comover, não chorar.
    Anne foi uma heroína, uma criança que tão incrivelmente madura, que deixou para a História mais do que uma marca. Esse é um relato de fé, coragem e esperança.
    Esperança de um mundo melhor, de um mundo irmão, de amor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É incrível com a Anne escrevia bem mesmo sendo tão nova.
    Eu fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. Realmente o quote final mostra que ela quer ser feliz! Lindo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa... como uma garotinha passa tanto sentimento ao escrever? Acho que é por isso que dizem que as crianças tem um coração sincero (a maioria).
    Ainda não li o livro, mas está na minha top lista de desejos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Natália!
    Nossa, que belos quotes..
    Ainda não li O diário de anne frank, mas quero muito..
    Já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Que quotes lindos! Só me animou ainda mais para ler. bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais dos quotes! Só mostram que o livro realmente vale a pena ser lido!

    ResponderExcluir
  12. É realmente emocionante esses quotes. A Anne é uma autora imortal, é incrível. Ela consegue passar seus sentimentos de tristesa e dor de modo único. Pretendo ler esse livro um dia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. É uma história tão linda e tão triste.
    Nossa você separou ótimos quotes que fazem pensar do quanto reclamamos de pequenas coisas no dia a dia.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com mais vontade de ler depois de ver esse quotes! u.u

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo