22 dezembro 2013

Além dos Livros [Em Chamas]

Jogos Vorazes - Em ChamasDirigido por: Francis Lawrence
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, etc.
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica 
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Eu sei que o filme já foi lançado a semanas, mas se tratando da adaptação de uma das minhas trilogias preferidas não poderia deixar de reservar um espacinho para falar sobre o que achei de ver esse livro nas telas do cinema.

Antes de qualquer comentário preciso dizer que Em Chamas definitivamente superou Jogos Vorazes. Enquanto o primeiro filme atendeu as expectativas mas deixou no ar aquela vontade por algo mais, Em Chamas chegou com tudo e surpreendeu.

Após a vitória dos Jogos Vorazes no livro anterior, Katniss volta ao Distrito 12 e logo podemos ver que apesar disso ela continua vivendo em um universo bastante opressivo. Tanto que o presidente Snow, vivenciado por Kiefer Sutherland, resolve lhe ameaçar pessoalmente lhe exigindo que mantenha as aparências de seu namoro com Peeta. E só para ajudar um pouquinho mais o novo coordenador dos jogos decide mandar para a arena vencedores das antigas edições o que torna tudo ainda mais perigoso.

Os livros escritos por Suzanne Collins trazem à tona sentimentos quase palpáveis e é incrível perceber que a Jennifer Lawrence, em sua interpretação da Katniss, consegue passar tudo aquilo que a personagem retrata, desde seu trauma psicológico até seus sentimentos confusos no triângulo amoroso que se forma entre Peeta e Gale. Triângulo esse que foi muito bem retratado, ganhando a atenção necessário mas sem deixar que se tornasse o grande foco da trama.

Aliás, são só a Jennifer mas grande parte do elenco fez um trabalho incrível em sua atuação dando um destaque ao Kiefer Sutherland (Presidente Snow) que simplesmente arrasou transparecendo todo o poder e autoritarismo que emana do personagem sempre que aparecia em cena.

Além de tudo o filme conta com uma excelente caracterização da população da Capital que demonstra o enorme contraste que há entre esses e as pessoas que vivem nos Distritos. Por fim, só posso dizer que não vejo a hora de ir aos cinemas conferir A Esperança - Parte 1, que espero ter o mesmo brilhantismo dessa adaptação.

10 comentários:

  1. Oie,
    Eu pretendo ir assisti em chamas em breve, vi o primeiro filme e adorei, confesso que me surpreendi com a adaptação tão bem feita.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei a adaptação, inclusive, assisti duas vezes! hahahahah apesar das pequenas mudanças em relação aos livros o filme é muito bom! :D
    Estou esperando ansiosamente por Esperança.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li os livros, mas já assisti aos dois filmes. Realmente a qualidade do primeiro para o segundo é gritante e os personagens estão ótimos. Gosto muito dessa trilogia pela mensagem que ela passa sobre alienação.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Naaaty,
    Que bom que você voltou!! :)
    Eu, infelizmente, ainda não vi o filme. Mas como todo mundo SÓ FALA BEM eu espero assistir logo. Realmente não tive tempo...
    Adoro a trilogia e espero não me decepcionar com o filme hehe

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Superou e muito Jogos vorazes, é claro que não dá pra ficar idêntico ao livro, mas eles conseguiram deixar mt parecido, o que não teve não fazia tanta falta na trama, e o que para mim foi mais incrível é que eles conseguiram fazer o Peeta ficar com a personalidade cativante que ele tem no livro, pq no filme um ele parecia um banana e era impossível torcer por ele, já nesse ele conseguiu me conquistar.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha amiga! Infelizmente, eu não pude ir ver o filme, eu fiquei com a perna imobilizada bem na semana da estreia e só tirei a tala agora. Mas eu estou louca pra ver e como esse é o meu livro favorito tenho certeza, que eu vou amar o filme. ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estou me martirizando por não ter ido aos cinemas assistir Em Chamas... mas realmente não deu e não vejo a hora de baixar ou comprar o filme para assistir, porque amei o primeiro filme!
    Quantos aos livros, eu tenho o primeiro, Jogos Vorazes, e ainda não comecei a ler porque quero ter todos os livros da série em mãos para poder ler um atrás do outro *-*
    Portanto, como não li os livros, não tem como eu fazer a comparação, mas que amei o primeiro filme, e espero amar o segundo filme não tenho dúvidas!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Haha, eu adorei Em Chamas! Já assisti 6 vezes contando com a estréia \o/ Filme fantástico! <3

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o filme, acho que foi a melhor adaptação que eu já assisti. Espero que o próximo seja do mesmo nível ou até melhor!

    ResponderExcluir
  10. Ai, maravilhoso Em Chamas ♥ amei amei amei. Vi duas vezes no cinema. Tenho até um poster! Ha!

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo