31 dezembro 2013

Retrospectiva Literária 2013

E só para não perder o costume cá está a Retrospectiva Literária de 2013! Trata-se de uma postagem coletiva criada pelo Angélica do blog Pensamento Tangencial e tenho participado desde a primeira edição. Confiram quais foram as leituras que marcaram o ano!



A aventura que me tirou o fôlego: Senhor dos Anéis (As Duas Torres) - J.R.R. Tolkien
O suspense mais eletrizante: O Verão das Bonecas Mortas - Toni Hill
O romance que me fez suspirar: Vaclav & Lena - Haley Tanner
A saga que me conquistou: Os Bridgertons - Julia Quinn
O clássico que me marcou: Emma - Jane Austen
O livro que me fez refletir: O Diário de Anne Frank
O livro que me fez rir: Menina de Vinte - Sophie Kinsella
O livro que me fez chorar: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
O livro de fantasia que me encantou: A Cidade Sombria - Catherine Fisher
O livro que me decepcionou: Bruxos e Bruxas - James Patterson
O livro que me surpreendeu: Julieta - Anne Fortier
O thriller psicológico que me arrepiou: O Homem do Bosque - Scott Spencer
O livro mais criativo: Homem Visível - Chuck Klosterman
O infanto-juvenil que se superou: Filho do Netuno - Rick Riordan
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Extraordinário - R.J. Palacio
A capa mais bonita: A Filha da Feiticeira - Paula Brackston
A frase que não saiu da minha cabeça:

 "Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida." 


"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscaras."

Extraordinário - R.J. Palacio

O(a) personagem do ano: August Pullman (Extraordinário - R.J. Palacio)
O casal perfeito: Bia e Guga (Azar o Seu! - Carol Sabar)
O(a) autor(a) revelação: Sophie Kinsella
O melhor livro nacional: A Infiltrada - Natália Marques
O melhor livro que li em 2013: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
Li em 2013 73 livros.
A minha meta literária para 2014 é: Não vou estipular uma média de livros assim como não fiz esse ano, mas fiz uma listinha com 3 itens a cumprir:

  • Ler mais clássicos.
  • Ler mais livros de terror/suspense.
  • Reduzir (ao menos) pela metade os livros não lidos da estante.

E vocês? Qual é a meta para 2014? Escolha pelo menos um item da retrospectiva e responda nos comentários!

14 comentários:

  1. Oie, também respondi essa Retrospectiva Literária no blog e adorei.
    Extraordinário também mudou minha forma de ver o mundo. Um dos melhores livros do ano.
    Como eu Era Antes de Você também é um livro sensacional. Bom demais!
    Guga e Bia <3
    Também preciso reduzir a quantidade de livros não lidos da estante.
    Feliz Ano Novo!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Natália!
    Bela retrospectiva literária!!

    Desejo um FELIZ ANO NOVO, repleto de realizações, amor, luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Comece o ano com fé e otimismo. Jamais deseje o mal, nem para aqueles que se julgam os teus inimigos e pratique o bem todos os dias do ano. Cuide bem de você e de todos ao seu redor. Ame cada vez mais a sua família e os amigos, pois cada segundo, assim como esse, será precioso. Caso algo não dê certo, confie tudo ao Senhor, porque as Suas bênçãos confortarão a tua alma." (Gleidson Melo)

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty
    Gostei muito da sua retrospectiva ,o melhor livro nacional do ano concordo plenamente com você A Infiltrada é bom demais,também não estipulei uma meta para este ano apenas ler alguns livros que estão na estante a anos e eu ainda não li por dar preferencia para os lançamentos.
    Desejo para você um ano novo com muita paz e saúde e que possamos estar juntas em 2014.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dos livros que você citou, só li O Diário de Anne Frank e Extraordinário, e amei os dois. Extraordinário foi o melhor livro do ano, para mim. Adorei a retrospectiva e espero poder participar nesse ano, já que pretendo ler pelo menos 50 livos :)
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, eu amo esse tipo de post acho tão criativo! ♥♥♥
    Eu também não tenho meta de leitura, eu vou lendo os livros que vão aparecendo e que eu vou gostando. Agora vamos as minhas respostas:
    O romance que me fez suspirar: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
    O livro que me fez refletir:O Lado bom da Vida
    O livro que me fez chorar: A Culpa é das Estrelas
    O livro que me surpreendeu: A Hospedeira
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu ainda não li nenhum livro da sua lista, mas eu gostei bastante dela. Eu fiz a Tag Oscar Literário com os melhores livros que li em 2013, então talvez no final desse ano eu faça essa tag. se quiser conferir os meus melhores livros do ano aqui está o link:
    http://leiturascomosnsd.blogspot.com.br/2014/01/tag-oscar-literario-2013.html
    Abraços Raphael.

    ResponderExcluir
  7. Nossos gostos são bem parecidos, a frase q mais gostei tbm foi essa, ficou um tempão na minha cabeça. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua retrospectiva literária Naty. Quero muito ler Como Eu Era Antes de Você e Extraordinário! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Hm, bem interessante as suas escolhas!

    Eu não sei se eu fiz alguma meta para livros nesse ano e nem sei se farei, sinceramentxxxe. Talvez ler 3 livros por mês porque esse ano eu quero estudar muito e tal kk e eu não só leio, também vejo vários filmes (que aliás, fiz uma meta para ver 365 filmes esse ano. TOTALMENTE cumprirei já que já vi 10 filmes esse ano :3), ainda tem as séries e tal................... ou seja né. Acho que metas metas mesmo: Não começar a ver mais séries. Só continuar a ver as que eu já assisto. Estudar mais (eu PRECISO pelo menos tentar essa). Para livros: Hm..... Talvez (talvez) ler 1 clássico brasileiro para esse ano. 1 já é demais, não posso botar mais que isso k

    E mé, acho que é só isso :( agora que eu percebi, não fiz muitas metas não. Talvez seja melhor assim :]

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty!
    Você me bate se eu responder todos aqui no comentário? hahahaha
    A aventura que me tirou o fôlego: A Bússola de Ouro
    O suspense mais eletrizante: Nenhum =\
    O romance que me fez suspirar: Outono de Sonhos
    A saga que me conquistou: Academia de Vampiros <3
    O clássico que me marcou: Orgulho e Preconceito
    O livro que me fez refletir: Quem Sou Eu, Afinal?
    O livro que me fez rir: Qual Seu Número?
    O livro que me fez chorar: Não cheguei a chorar com nenhum
    O livro de fantasia que me encantou: A Bússola de Ouro
    O livro que me decepcionou: Confie em Mim
    O livro que me surpreendeu: Dezesseis Luas
    O thriller psicológico que me arrepiou: Não li nenhum
    O livro mais criativo: Pula essa rs
    O infanto-juvenil que se superou: Não li nenhum
    O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Nenhum
    A capa mais bonita: Outono de Sonhos
    O(a) personagem do ano: August Pullman (Extraordinário - R.J. Palacio)
    O casal perfeito: Dimitri e Rose - Academia de Vampiros
    O(a) autor(a) revelação: Marcelo Lima
    O melhor livro nacional: Outono de Sonhos
    O melhor livro que li em 2013: Vou pular essa também hahaha
    Li em 2013 27 livros.
    A minha meta literária para 2014 é: bem, pretendo ler 50 livros, vamos ver se dessa vez eu consiga, além de algumas outras metas específicas que andei estipulando.

    Bejinhos!

    ResponderExcluir
  11. Ah, Naty, sabia que você ia gostar de Vaclac & Lena! É o livro mais fofo que eu já li e recomendo para todos. Extraordinário também mudou minha forma de ver o mundo, então te entendo completamente. Os outros que você citou eu ainda não li, mas dependendo de qual categoria você os colocou, vou dar uma olhada huhauhsuahua

    Beijos
    Oi, Naty!
    Sou super ultra pega power fã do Tolkien e de todo o universo que ele criou, então sou suspeita para falar. Tenho medo de ler os livros por causa da riqueza de detalhes, isso me assusta um pouco e foi por isso que abandonei a série Crônicas de Gelo e Fogo, mas, mesmo assim, quero muito lê-los. Legolas e Gimli são lindos e maravilhosos, segundo melhor OTP de Senhor dos Aneis, só fica atrás de Arwen e Aragorn <3 Assiste o filme só focando no Legolas que você vai rir demais!

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não fiz uma postagem desta para finalizar 2013. Dos livros citados, li apenas Bruxos e Bruxas e o Diário de Ane Frank.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. "O Diário de Anne Frank" e "Menina de Vinte" = únicos livros da sua lista que li. Mas, ahhhhhhh como amo esses livros! Para 2014 minha meta é ler 1 livro por semana (por um mundo com menos leituras apressadas, sim!) e só. Ah, e ler mais livros que realmente me interessam, quero deixar de lado o "mais do mesmo" e ler coisas que há tempos eu tive vontade, mas acabei deixando passar! Beijão, donanaty!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nat.
    Que bom que leu tanto #_# Da sua lista acompanhei alguns no blog, como Julieta, Como eu era antes de você, A Filha da Feiticeira. Feliz que o livro da Jojo foi o melhor. Ela é DIVA ♥
    Beijos
    Lucas, Descobrindo Livros.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo