07 janeiro 2014

Resenha: Vaclav & Lena - Haley Tanner

Vaclav & LenaTítulo Original: Vaclav & Lena
Autor: Haley Tanner
Editora: Intrínseca 

Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

Resenha: Vaclav e seus pais se mudaram para os Estados Unidos no momento em que a Rússia estava passando por tremendas dificuldades após o insucesso da glasnost e apesar da dificuldade conseguiram se estabelecer no país. Lena também é uma imigrante da Rússia e vive com sua tia não muito longe da casa em que mora Vaclav. Os dois se conhecem na escola para imigrantes e depois de verem juntos um espetáculo circense  os dois se tornam amigos inseparáveis. Acontece que certo dia Lena simplesmente desaparece, não aparece na escola e em nenhum outro lugar. Vaclav fica abalado com sua partida repentina e só a reencontra 7 anos depois.

No começo pensei que não fosse gostar do livro ao ter meu primeiro contato com a peculiar narrativa de Haley Tanner, no entanto ao passar das páginas me vi totalmente fisgada na história e cativada pelos incríveis e adoráveis personagens tentando desvendar o mistério do sumiço de Lena juntamente com Vaclav.

O livro é dividido em quatro partes: Juntos, onde é contada a história de como os dois se conheceram e pelas coisas que passaram na infância,  Separados, primeiro uma narração de como Vaclav seguiu a vida após a partida de Lena e em seguida o contrário, e por fim Juntos Outra Vez, quando os dois enfim se reencontram e podemos entender de uma vez por todas o que realmente aconteceu.

Posso dizer que estou completamente encantada com a originalidade da autora ao criar essa história tão singela e tocante que nos faz perceber que o amor pode sim vencer as mais duras barreiras trazendo alegrias ao mesmo tempo em que traz tristezas. Vaclav é completamente apaixonante, é maravilhosa toda a dedicação e amor que ele tem a Lena e a forma como ele consegue demostrar isso até a última página desse livro. Sem contar que seu sonho em ser mágico e modo como acredita fielmente que se tornará um chega a ser inspirador. 

A autora conseguiu me conquistar até com os títulos dos capítulos que são bobos e ao mesmo tempo cativantes, a única coisa que me incomodou nesse livro foi o uso de uma fonte pequena que sempre me atrapalha na leitura. Fora isso, é um livro completamente recomendado, um romance fofo, bem arquitetado e que envolve do início ao fim. 

20 comentários:

  1. Olha, o Vaclav e Lena parecem ser dois ótimos personagens. Nunca tinha ouvido falar deste livro, parece legal. Muito boa a resenha Naty!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty, eu tenho esse livro na estante e comprei por apenas R$ 10,00. Fico adiando a leitura, mas pretendo lê-lo ainda esse ano. Acho a premissa tão interessante e sua resenha me deixou mais curiosa para retirá-lo da estante. Sem contar que ele é fácil de carregar na bolsa.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente, todo mundo fala tão bem deste livro que é mesmo impossível não querer ler. Ele está na minha lista de livros para 2014 e, depois desta resenha tão linda, Naty, com certeza tentarei ler no próximo mês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naty. Fiquei bem curioso quanto a esse livro. Já faz um tempo que tenho reparado nele mas nunca havia procurado sobre a história. Acho que será uma das próximas leituras.

    Beijos.
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty!
    Toda vez que vejo o nome desse livro, me remete a livros de vampiros hahahaha, mas a capa num tem nada a ver e acaba confundindo minha cabeça hahaha.
    Parece até ser uma história boa de se ler.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty
    Eu tenho este livro já faz bastante tempo e ainda não li ,esta foi a primeira resenha que leio dele e já estou arrependida de ainda não ter lido , com certeza será uma das minhas próximas leituras.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li resenhas bem legas do livro, apesar de achar que iria me empolgar com ele logo de cara.
    Mas tenho esta mania de julgar antes de ler. O que pretendo parar HHAHAHAHA
    Beijo

    baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  8. Amei, amei, amei o enredo desse livro! A sua resenha me deixou com muita vontade de ler! *------*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty,
    Nunca tinha ouvido falar do livro ou da autora, mas adorei a premissa!
    Tenho uma forte quedinha por livros que são separados e mostram os pontos de vistas dos personagens. Achei a premissa super interessante e pretendo ler o livro! Adorei sua resenha!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Naty!

    Comprei esse livro na bienal que teve aqui no Rio e provavelmente será uma das minhas leituras de 2014. Estou doidinha para conferir, parece ser muito fofinho <3

    Beijo!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O enredo parece valer a pena, mas esta capa não gostei nem um pouco!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty!!
    Adorei a sinopse de Vaclav & Lena embora a capa não tenha me chamado a atenção... nunca pensei que seria essa a historia... me parece muito bonitinha... vou ler quando tiver oportunidade ...

    ResponderExcluir
  13. Sempre vejo esse livro em promoção, mas nunca tive grande interesse nele, acho que a capa não me permite tal façanha, rsrs. Achei a separação do enredo bem bacana, muito criativa, me lembrou FMF 4. Fiquei com vontade de ler, não é sempre que achamos uma história de amor singela e cativante!

    ResponderExcluir
  14. A capa me cativou, assim como a resenha + sinopse. Quero este livro já. Necessito dele. Bjos,

    ResponderExcluir
  15. Fontes pequenas também me atrapalham um pouco, Naty! Mas a história parece ser muito bonitinha! Assim que eu puder, vou comprar para desvendar também o mistério do sumiço de Lena!

    ResponderExcluir
  16. Já li alguns quotes do livro (aqui no blog mesmo) e eu vi que ele é super fofo e a história vale a pena ser lida. Esperando comprá-lo para poder ler.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com muita vontade de ler esse livro desde que vi um trecho dele em um post seu no instagram! Corri para saber mais um pouco e agora estou doida para comprá-lo, e depois da sua resenha, me animei ainda mais! E para falar a verdade, eu achei a capa bem bonitinha :)

    Beijos,
    Jen.

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre via esse livro quando navegava entre sites de compras e no skoob, mas nunca havia parado para saber da sinopse. E, como já acontecera em outras situações, agora estou arrependida de não tê-la lido antes. Não imaginei que pudesse se tratar de uma história tão inspiradora e bonita, e a forma como você descreveu o livro é ainda mais linda! Certamente irei acrescentá-lo à minha lista. =)
    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bem curiosa pelo livro. Tem cara daqueles suspense ótimos que te pedem até a última página. Isso sem falar que gostei muito da capa. A única coisa que também não gostei foi da fonte ser pequena, isso cansa minha leitura. Mas pelo visto a história compensa esse probleminha, rs.

    ResponderExcluir
  20. Awmmmm como você citou quotes na outra postagem, volto a falar, o livro deve ser muito fofo.
    Preciso adquirir em breve, preciso de leituras leves e fofinhas assim, para se ler em um dia.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo