05 janeiro 2014

Resenha: Senhor dos Anéis, As Duas Torres - J.R.R. Tolkien

As Duas Torres
Título Original: The Lord of the Rings: The Two Towers
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martin Fontes

Sinopse:"As Duas Torres", segunda parte de "O Senhor dos Anéis", conta o que sucedeu a cada um dos membros da Sociedade do Anel, depois do rompimento de sua sociedade, até a chegada da grande Escuridão e o início da Guerra do Anel. Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves, mestre em tradução pela Univeridade de Campinas, e Almiro Pisetta, professor de literatura de língua inglesa da Universidade de São Paulo. Revisão técnica e consultoria: Ronald Eduard Kyrmse, membro da Tolkien Society e do grupo lingüístico "Quendily". Coordenação: Luís Carlos Borges.

Resenha: Senhor dos Anéis, As Duas Torres conta as próximas aventuras vividas pelos membros da comitiva na busca pela destruição do Um Anel. Se tratando do segundo livro da série e todo o universo criado por Tolkien já introduzido no livro anterior temos aqui uma narrativa mais ágil e repleta de cenas de ação que tornam a leitura muito mais fluída.

O livro narra toda a trajetória da comitiva do Anel, agora separada. Frodo e seu fiel escudeiro, Sam partiram para as montanhas de Mordor enquanto Aragorn, Legolas e Gimli seguem os orcs para tentar saltar Merry e Pippin que foram capturados, mas no decorrer da busca acabam mudando seu destino para Ronah.

Merry e Pippin sofrem na mão dos orcs mas felizmente conseguem escapar para a floresta e lá conhecem Barbárvore, uma árvore sábia e de fala arrastada que os ajudam em diversos momentos. Nessa parte podemos conhecer um pouco mais sobre esses dois hobbits além de toda a história sobre os ents, essa árvores antigas que podem ser movimentar e falar.

Logo no começo do livro temos um breve resumo de tudo o que acontece no livro anterior, A Sociedade do Anel, o que ajuda para que não fiquemos perdidos nos acontecimentos seguintes. A narrativa continua contando com a riqueza de detalhes característica de Tolkien, que não poupa esforços ao descrever as cenas e os aspectos da Terra-Média que vai ganhando vida ao longo das páginas.

Uma das coisas que mais gosto nesse livro é a amizade de Legolas e Gimli que parece crescer cada vez mais contrariando toda a ideia de que elfos e anões devem ser inimigos. As partes em que os dois aparecem são carregadas de falas bem humoradas o que dá uma bela balanceada no livro.

O final do livro trás uma bela reviravolta e uma demostração de bravura e heroísmo por parte de Sam e nos deixa com uma vontade louca pela continuação. Não vejo a hora de ler o próximo e último livro dessa trilogia incrível!

15 comentários:

  1. Oi Naty, tudo bem?

    Então, nunca li nada do Senhor dos Anéis, tão pouco vi os filmes. Acho que em breve vou tentar conferir alguma coisa, é um crime não saber nada dessa história, aparentemente, fabulosa.

    Beijos.
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty
    Eu sou daquelas que só assistiu o filme , espero um dia também ler esta belíssima obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oláa Nat! Esqueci de dizer no comentário do top, mas feliz ano novo! Haha. Que este ano seja ainda melhor que o anterior <3

    Sobre o Senhor dos Anéis, sinceramente eu nunca tive vontade de assistir e nem de ler, e nem tenho. Sei lá, nunca me interessaram os livros, muito menos os filmes. Prefiro romances *-* UHASUA

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty, eu também não assisti aos filmes e nem li os livros. Esse tipo de literatura não funciona comigo e eu acharia muito chato.
    Mas respeito quem curte, pois são obras bem extensas e de grande valor.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Naty. Ainda não li nada de Tolkien, mas já assisti os filmes da saga O Senhor dos Anéis e curti bastante. Beijo e feliz 2014!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty,
    Infelizmente, não tenho a menor vontade de ler a série, rs. Esta longe de ser um assunto que me agrade e sinceramente, não me vejo fazendo essa leitura. Enfim, que bom que você gostou! :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Bom, eu tenho uma birra com os livros do Senho dos aneis pelo fato de muita gente dizer que eles são enormes, maçantes e de leitura muito lenta. Eu já assisti todos os filmes e, honestamente, não tenho vontade de ler os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Naty!
    Sou super ultra pega power fã do Tolkien e de todo o universo que ele criou, então sou suspeita para falar. Tenho medo de ler os livros por causa da riqueza de detalhes, isso me assusta um pouco e foi por isso que abandonei a série Crônicas de Gelo e Fogo, mas, mesmo assim, quero muito lê-los. Legolas e Gimli são lindos e maravilhosos, segundo melhor OTP de Senhor dos Aneis, só fica atrás de Arwen e Aragorn <3 Assiste o filme só focando no Legolas que você vai rir demais!

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não li nada do senhor dos anéis, a única coisa que conheço até agora é o jogo do lego para Xbox, kkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Olá Natália, tudo bem??
    Tenho a maior curiosidade de ler esta trilogia, mas ainda não tive oportunidade devido ao preço, ainda não olhei nenhum dos filmes devido a este motivo...Mas espero poder ler em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Nathy, nunca li essa série. Se tenho vontade? Não sei, sinceramente. A história parece ser bacana, mas não é algo que me interessa muito.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  12. Também preciso ler logo a continuação!!! Apesar de ser um livro cheio de detalhes (o que me cansa um pouco), estou gostando da trilogia!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de ler os livros antes de assistir os filmes, mas creio que vai demorar um pouquinho para realizar o meu desejo de ter esses livros.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li, nem vi os filmes, da saga senhor dos anéis. Nos filmes sempre durmo e nunca quis ler eles. Mas tem aquilo de ser um "clássico" e blá.

    ResponderExcluir
  15. Olha, nunca li Senhor dos anéis, mas amo Hobbit. Achava muito chato e tudo mais, mas como é no mesmo universo, acho que darei uma chance né, quem sabe...

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo