04 fevereiro 2014

Desafio: Os Diários da Princesa [Conclusão!]

Olá pessoal!

Venho dizer a vocês que o meu desafio para ler todos os livros da série O Diário da Princesa terminou e com muito sucesso. Consegui ler todos os 10 livros dentro do prazo proposto. Eu perguntei se vocês gostariam de ver a resenha dos livros aqui no blog e algumas pessoas sugeriram que fizesse um post único resenhando a série toda. Achei melhor fazer assim porque resenhar cada um deles seria cansativo para mim e para vocês portanto contei abaixo o que achei dos livros (sem spoiler!).


O Diário da Princesa é narrado em primeira pessoa por Mia Thermopolis. Ela acaba de descobrir que é a última herdeira do trono de Genovia, um principiado da Europa, agora que seu pai não pode mais gerar filhos devida ao câncer de próstata. Ela vive em um loft com sua mãe e seu querido gato Fat Louis, sua melhor amiga é Lilly Moscovitz e apesar de não ter uma vida muito agradável na escola em momento algum ela desejou se tornar princesa. Mas é inevitável e agora ela precisa visitar a sua avó Grandmeré, princesa viúva de Genovia, para tomar aulas de princesa e aprender o necessário para assumir o trono quando seu pai se for.

O enredo descrito acima corresponde ao primeiro livro da série, mas cada um deles tem uma trama diferente a se desenvolver (que não vou contar, senão seria spoiler). Meg Cabot tem uma narrativa muito fácil e gostosa de acompanhar e essa é uma das coisas que mais gosto na escrita dela. É importante levar em conta que trata-se de um livro infanto-juvenil portanto se você não gosta de livros do gênero dificilmente terá uma leitura agradável.

Os personagens são incríveis, cada um deles possuem suas particularidades e através da narração da Mia vamos conhecendo melhor cada um deles. A protagonista ganhou minha simpatia quando li o primeiro livro há uns 5 anos. Ao reler o livro agora consegui perceber que ela consegue ser irritante e completamente alheia a certas coisas além de ter uma capacidade incrível de dramatizar as situações que pode acabar afastando alguns leitores. Mas ela te um bom senso de humor o que torna tudo mais fácil e agradável de ler. É uma personagem que cresce muito ao longo da série e isso é um dos pontos positivos. Todos os livros contém inúmeras referências a filmes, livros, músicas e artistas que incrementam a história de uma maneira muito favorável.

Eu diria que a série é ótima até o 6º livro. A partir daí eu não consegui gostar de algumas escolhas e atitudes da Mia e a história em si começou a perder o sentido pra mim. É claro que cada um dos livros tem seus defeitos como por exemplo algumas controvérsias que existem de um livro para outro. Provavelmente só reparei isso por ter lido em sequência caso contrário não teria percebido, mas é um ponto negativo na narrativa. As coisas só melhoraram quando chega ao último livro da série que felizmente fez todos os anteriores valerem a pena. Acho que a leitura é totalmente válida e que certamente recomendo.

E então? Alguém aí já leu os livros dessa série ou pretende ler? 

19 comentários:

  1. Nunca li os livros, só vi o filme mesmo, mas achei a história bonitinha.
    Acho que séries muito longas acabam se "desviando" em algum momento, não tem como ser diferente. Seria melhor que parassem antes do que fazer o leitor perder um pouquinho da magia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Naty a unica saga da Meg que li foi A Mediadora e ainda hoje sou maravilhada com a sua escritora.
    Meg encanta de imediato e aposto que esta saga sendo encantadora tambem.
    Mas consigo entender os pontos negativos citados por ti. Acho que se fosse lançado hoje, não faria tanto sucesso quanto na epoca. Muitas adolescentes crescerem com a historia. Eu mesmo amo o filme, mas tambem nao concordo com muita coisa

    Um beijo

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço a série e com certeza ler em sequência ajuda a perceber a série de uma forma bem mais completa. Não sei se vou ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, tudo bem?
    Vi seu blog no Desejo Literário e adorei. *-*
    Nunca li nada da Meg Cabot, mas sempre vejo ótimos comentários a respeito. É impressionante como a nossa visão sobre os personagens muda conforme amadurecemos, né? O Diário da Princesa parece ser divertido, mas realmente deve ser difícil manter a história muito boa por tantos volumes.
    Gostei muito do seu espaço, voltarei mais vezes pra te visitar. :D
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Que bom que voce consegui Naty :)
    Eu vi o post sobre a maratona e achei bem legal a sua ideia.
    Não li nada da Meg Cabot ainda mas achei uns livros dela antigos no sebo e to louco pra comprar.
    Sem falar na serie A mediadora que eu tambem sou louco pra ler.

    Beijos,
    Guilherme http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty! O último livro faz realmente todos valeram a pena haha.
    Eu li essa série já faz bastante tempo, lembro de não ter gostado de alguns, ter sofrido para ler outros e amado os primeiros. A Mia é realmente um personagem que pode ser muito irritante em alguns momentos, mas ela é divertida. Eu sempre penso em reler a história para ver o que eu penso sobre ela agora, talvez eu acabe fazendo uma maratona como você!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Naty!

    Quero muuuuito terminar de ler essa série (parei no 5º livro). Li quando tinha uns 9 anos e não lembro de quase nada, mas sonho em ter esse box.

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente um comentário sobre toda a série foi uma ótima ideia.
    Ser narrado pela protagonista deve dar uma visão bem melhor da história. A série só é um pouquinho grande demais, né? Acaba ficando um pouco cansativo, sei lá. O interessante da releitura é que a gente sempre tem algo de novo a comentar. Alguns livros que eu odiei na primeira leitura, acabei gostando quando reli. rs
    Gosto muito do filme e por isso pretendo ler os livros da série.
    Esse kit do submarino, mesmo com a diagramação mais simples, é bem bonitinha, né? E ainda vem com essa sacolinha de brinde.
    Ah, e parabéns por cumprir o desafio! Eu geralmente demoro um tempão pra concluir uma série. Seja porque nunca tenho todos os livros ou porque às vezes acabo não gostando de algum volume e perco o ritmo da leitura. A que consegui ler mais rápido e comprei todos os volumes foi Percy Jackson.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty,
    Tenho a coleção toda aqui, mas estou adiando a leitura. Sei que vou levar um tempo pra ler, então fico postergando. Mas pretendo lê-la até Julho hahaha
    Gosto bastante da Mia e do Michael, no que vi deles nos dois primeiros livros.
    Espero gostar dos rumos que a série tomam e como todo mundo diz que vale a pena ler por causa do ultimo livro, o farei!
    Achei muito legal sua proposta de fazer uma meta pra ler todos os livros!! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty
    Adorei a coleção muito linda , eu quero muito um dia ler esta série porque gosto muito dos livros da Meg e tenho muita vontade de ver o que acontece com a Mia ,espero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Owwwn finalmente tu postou esse post amiga, eu estava esperando por ele desde o dia que eu soube que você tinha comprado essa série. Eu amei sua resenha, adoro a Princesa Mia e morro de vontade de ler todos os livros. Depois de ler seu post minha vontade aumentou ainda mais. Amei o post! Mil Beijos! ♥
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto bastante do filme e um dia, quem sabe, eu lerei os livros! :3

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ser mega fã da Cabot, acredita que NUNCA li nenhum livro dessa série? Assisti aos filmes e só. Morro de vontade de ler... acho que vou me forçar um desafio desses tb! hehehe
    Meg é diva! Adoro os livros dela! Suas personagens são sempre marcantes! Acostume-se! rsrsrs
    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi xará!
    Tava curiosa pela sua opinião, a maioria das pessoas começa a desgostar lá pelo 6º livro mesmo. Eu só li os três primeiros, na verdade quero completar a coleção toda primeiro e quero com aquela outra capa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Legal que voce gostou, mas eu nao acho que leria essa serie, nao me chamou tanta atenção.


    xx

    ResponderExcluir
  16. Olá.....gostaria de saber se vc comprou a coleção inteira, ou se foi comprando aos poucos. Se foi tudo de uma vez.....onde vc encontrou?

    Bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane!

      Comprei todos os livros juntos numa promoção do Submarino. Vire e mexe eles fazem promoção do box então é só ficar de olho por lá! ;)

      Beijos.

      Excluir
  17. Flor...reclama na loja porque o nono ta com o titulo errado...é um erro comum dessa edição...o correto é princesa mia...pode ver q ta igual ao ultimo e nomes iguais nao tem...bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os títulos vieram errados. Mas como já faz um tempo que comprei e não reclamei na época acho que nem vale mais rs'

      De qualquer forma, é só a lombada que está errada, o livro veio certinho. Beijos!

      Excluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo