14 fevereiro 2014

Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

A livraria 24h de Mr. Penumbra
Título Original: Mr. Penumbra's - 24 hour Bookstore
Autor: Robin Sloan
 Editora: Novo Conceito

Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Resenha: Fiquei interessada nesse livro logo que vi a capa e a leitura da sinopse bastou para atiçar ainda mais minha curiosidade.

Clay Jannon é o mais novo empregado na Livraria 24h do Mr. Penumbra, uma livraria cujo clientes são restritos e tão estranhos quanto o dono do lugar. Mr. Penumbra instruiu Clay para o trabalho lhe dizendo que ele precisava descrever fisicamente cada pessoa que entrasse na livraria anotando em um caderno assim como fizeram outros funcionários, e a única coisa que não poderia fazer era ler os livros da livraria. E como todo mundo sabe que o proibido atiça a curiosidade do ser humano já podem imaginar o que ele fez.

É muito fácil se identificar com Clay, que está a todo momento pensando sobre a controvérsia entre livros digitais e livros físicos, sentindo e apreciando o cheiro de livros e comentando sobre uma de suas trilogias preferidas: As Crônicas da Balada do Dragão.

O livro traz uma narrativa leve que de início chega a ser entediante, mas logo que Clay começa a tentar desvendar os mistérios por traz da livraria a história começa a tomar um rumo mais ágil e empolgante. Alguns personagens ajudam Clay nesse empreitada e entre eles estão Neel Shan, seu melhor amigo atualmente rico e dono da sua própria empresa, Kat Potente que trabalha no Google e entra na livraria por conta de anúncio criado por Clay e Mattew e Ashley, que são seus companheiros de apartamento.

Nesse livro, Robin Sloan buscou tratar livros e tecnologia de uma forma diferente, trazendo eles não como inimigos, mas sim como aliados. Mostrou que mesmo a tecnologia sendo importante e quase indispensável atualmente ela não será capaz de substituir os livros.

O livro trás uma trama inteligente e bem desenvolvida e apesar de entender completamente a decepção de alguns leitores com o final devo dizer que o autor agradavelmente me surpreendeu com o desfecho. Não há grandes mistérios, ou grandes emoções portanto quem for ler com esse pensamento é provável que vá gostar.

Quer ganhar o livro? Participe do sorteio preenchendo o formulário logo abaixo. A promoção começa hoje e termina no dia 17/3.


Boa sorte pra vocês!

19 comentários:

  1. Estou bastante curiosa para ler este livro, e essa é a primeira resenha que leio sobre ele, e que bom que foi positiva. Espero que eu consiga lê-lo algum dia.
    Não sabia que muitas pessoas se decepcionaram no final, é sempre ruim quando isso acontece.
    Gostei da ideia que o autor quis passar: que os livros não ser substituídos. Eu sinceramente espero que não, é coisa que não pode acabar.
    Enfim, gostei da sua resenha.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Naty.
    Ainda estou tentando terminar de ler esse livro (-.-'). A temática é bastante interessante e o assunto que ele coloca como destaque também. Mas em boa parte da narrativa ele se tornou tão entendiante que tive que parar. Ainda esse mês pretendo terminar de ler e lançar a resenha.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, já tinha visto a capa deste livro em algum lugar por ai e acho que até na net já vi algo, mas nunca tinha lido mesmo uma resenha. Nem fazia idéia do que se tratava. Parece ser um suspense mais leve, sem grandes assassinatos né? Quem sabe um dia desses eu leia, achei a história diferente, bem interessante e agora fiquei curiosa para saber o mistério da livraria....

    Bjo
    Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, este foi um livro que eu esperava mais da leitura. Me empolguei com o início, depois achei um marasmo, ficou empolgante novamente e assim foi uma montanha russa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi, td certo?

    Eu vi esse livro em alguns canais literários gringos, mas ainda não tinha nem lido a sinopse. Eu com certeza leria os livros também hahaha

    Bjs
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse livro (acho que foi você mesmo que falou dele) e achei interessante, vou ler!

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty
    Tenho muita curiosidade em relação a este livro mesmo lendo algumas criticas negativas ,eu achei a sinopse bem legal,espero ganhar a promoção.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não tenho uma opinião muito certa quanto ao livro. Ao mesmo tempo que acho a premissa inovadora, parece que a narrativa não é tão bacana (chegando a ser um tanto tediosa em alguns momentos).
    Talvez valha a pena arriscar na leitura. Provavelmente me surpreenderei!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty, acho que eu sou uma das únicas pessoas que não gostou desse livro. Eu achei a narrativa muito entediante, não gostei dos personagens e simplesmente o enredo não me agradou. É uma pena, praticamente todo mundo que eu converso gostou bastante.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a capa bonita, mas a história em si não me chamou muito. Mesmo que pareça um pouco interessante, não sei se eu leria, - então eu nem vou ´participar do sorteio, muito embora eu deseje a capa protetora <3 Enfim, é isto. Sou dessas de preconceitos de livros que não vou com a cara (?). Mas sua resenha está ótima /o/ Beijos!

    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  11. Tô querendo ler esse livro desde o ano passado! Quem não ficou curioso com esse título? E que capcapa linda!!! Participando! Sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  12. Deve ser legal ler um livro que fala sobre livros, hahah. Gostei da sua resenha :D

    http://viva1livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Naty!

    Estou muito curiosa a respeito desse livro e espero arrumar clima para ler em breve. As pessoas estão dando opiniões um tanto negativas para ele, mas quero dar uma chance, hehe.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Naty!
    Fui uma das leitoras que se decepcionou com o final .-.
    Na verdade, eu não estava me agradando tanto da história desde que comecei a ler, então, como não consegui um final que compensasse, fiquei bastante frustrada. Até porque, a premissa a redor dos livros tinha tudo para dar certo, mas acabou não rolando pra mim :/
    Bom, apesar de eu não ter gostado do livro tanto quanto você, gostei da sua resenha. Sei que algumas pessoas realmente adoraram o livro e pensam de forma parecida!
    Beijos, Lis.

    ResponderExcluir
  15. Certa vez, uma prima minha comentou a respeito desse livro e de cara me interessei. No entanto, me desanimou um pouco quando disse que a narrativa no início fica um pouco tediosa, geralmente quando acontece isso, me desmotivo a continuar. Mesmo assim, tenho grande interesse em ler esse livro, o enredo parece ser realmente inteligente.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas fiquei um tempinho com o pé atrás quanto a lê-lo por causa de uma resenha negativa que li. Mas acho que devo dar uma chance ao livro, já que sempre gosto das suas indicações.

    É simplesmente perfeito se identificar com os personagens <3 Tenho tido uma dificuldade nesse quesito de uns tempos pra cá, vou tentar lê-lo sem grandes expectativas como você instruiu.

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Já tenho este livro, por isso não participarei do sorteio. Está na estante, mas ainda não li. Parece ser ótimo. Imagine trabalhar em uma livraria como essa?
    rsrs
    Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom, mas fiquei com dúvida quando você disse que a narrativa é meio entendiante no começo, quando é assim eu largo o livro, dá uma preguiça de continuar :c
    Mas que esse livro chama a atenção chama, a capa é linda e o título também, qual leitor não quer ler um livro sobre livros? kkkkkk' AAAH! Eu não conseguiria trabalhar ai, não poderia nem ler um livro, imagine que frustração? Enfim, a resenha ficou ótima, vou participar da promo, se eu ganhar é porque ele livro está destinado a mim <3 kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Adorei meu premio Nat!! Vai ser legal porque vou ler e fazer resenha depois no meu blog, obrigada e parabéns pelo blog fofissimo!
    bjos

    http://herdeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo