28 março 2014

Resenha: Convergente - Veronica Roth


ConvergenteTítulo Original: Allegiant
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco

Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Resenha: Divergente é aquela trilogia que começa lenta e deliberadamente conquistando o leitor a medida que as páginas avançam e os personagens vão ganhando forma. Em Convergente, último livro da trilogia, temos o desfecho de toda essa história incrivelmente bem estruturada.

Veronica Roth tem uma capacidade inquestionável de manter o leitor preso as páginas de seus livros. Apesar de começar em um ritmo compassado contrastando com a narrativa presente em Insurgente esse último livro conseguiu minha total atenção. 

Dessa vez temos narração não só de Tris mas também de Tobias. Apesar de considerar um ponto positivo, e necessário, creio que a autora pecou um pouco nesse ponto. Frequentemente precisei voltar ao início do capítulo para relembrar quem estava narrando porque os dois possuem narrativas muito parecidas e isso poderia ter sido melhor trabalhado. No entanto gostei muito de saber como Tobias pensa sobre alguns assuntos.

Toda a explicação sobre as facções e as perguntas que ficaram sem respostas nos livros anteriores foram muito bem elaboradas e trabalhadas nesse livro. Elas aparecem gradualmente e a autora conseguiu sanar todas as dúvidas. Gostei do esclarecimento e creio que essa é uma das características mais positivas de toda a trilogia. Além disso, a autora faz com que todos os personagens tivessem um papel relevante na trama e levanta vários questionamentos sobre a natureza humana e o que cada pessoa é capaz de fazer para garantir a segurança de sua família ou até mesmo a própria.

O relacionamento de Tris e Tobias é mais acentuado nesse livro então temos várias cenas fofas entre os dois o que acabou por tirar um pouco da ação presente na história. Não que isso tenha sido prejudicial mas certamente foi um dos fatores que tornaram o início desse livro tão arrastado.

Prolonguei um pouco a leitura, talvez por medo do desfecho ou por simplesmente não querer me despedir dessa trilogia que entrou para minha seleta lista de favoritas, mas sinto que terminei de ler um livro maravilhoso quando cheguei a última página. O final definitivamente não era o que eu esperava e nem de longe o que eu de fato queria mas creio que foi uma conclusão digna. E uma coisa não dá para negar: Veronica Roth foi extremamente audaciosa na finalização dessa história.

16 comentários:

  1. Oi, Naty!

    Eu ouvi muitas coisas ruins a respeito de Convergente, mas fico feliz em saber que você achou o livro bom. Já ouvi o spoiler sobre o final e também não gostei nem um pouco, mas fazer o que, né? Quem controla as palavras é a autora.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Naty do céu eu fiquei com este livro na cabeça durante uma semana depois que terminei,eu nunca esperava aquele final eu fiquei totalmente chocada ,com raiva e com muito pesar ,esta trilogia é umas das melhores que li e com certeza já esta no meu coração.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Desde que lançou Divergente estou louca pra ler, mas como a lista ta grande, nao consegui ainda.. Amei a resenha e fiquei mais ansiosa ainda (se é que é possivel) pra ler mais essa trilogia!

    Beijos Naty !

    ResponderExcluir
  4. gente tenho q ler esse livros ;w; essas resenhas desse livro tem me deixado doida!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Adoro a trilogia, mas ainda não tive a oportunidade de poder ler Convergente, apesar de já ter começado na livraria até o capítulo 4, ahaha.O que eu conseguia ler, sofri o mesmo que você: sempre pensava que quem estava narrando era a Tris. Parece ter um desfecho incrível, quero muito poder ter minhas dúvidas esclarecidas, amei a resenha. Beijos.

    livros-empilhados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que sinto falta de autores como Veronica Roth, que sabem como manter o leitor preso a leitura, no bom sentido, e que faz com queiramos mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. Você só me deixou mais ancioso para ler. Divergente é uma trilogia incrivel e escrita de uma forma incrivel e estou muito ancioso paa ler o último volume que com certeza irá me fazer chorar ~levando em consideração o spoiler que metade dos fãs já sabem~ mas enfim, tomara que seja maravilhoso como os dois primeiros livros.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Fico feliz que voce tenha gostado do desfecho da trilogia, to bastante ansioso pra saber como a Veronica resolveu fechar a serie.
    Que legal que agora temos a narrativa do Tobias <33333
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler essa trilogia, e estou com as expectativas bem altas, espero não me decepcionar quando eu ler :x
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  10. Bom... eu não li nada da série ainda =/ Mas pretendo.
    Mas li vários comentários sobre kkkkkkkkk pessoas chorando, sorrindo, e muitos outros sentimentos. Vários falaram mesmo que o final foi algo que não queriam/esperavam. Espero não me decepcionar na leitura, de verdade.

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty,
    Dei só umas espiadinha na sua resenha porque ainda não li essa trilogia!
    Estou super ansiosa pra conhecer a história pois sou mega fã de distopias e todo mundo fala muito sobre as obras! Enfim, espero gostar!
    PS: Esse seu ultimo paragrafo falando sobre o final me deixou mais ansiosa hahahhaa
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha só "por cima" com medo de ler algum detalhe, pois pretendo ler a trilogia. Nunca li nenhuma distopia mas me interessei pela série após ter visto o trailer do filme Divergente. Espero gostar do livro!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Naty.
    Não li a resenha para não pegar nenhum spoiler. Estou com os 3 livros aqui, mas ainda nem comecei Divergente :/

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo que você disse, e você sabe muito bem disso... kkkkk
    Fiquei muito fula com a Veronica pelo fim do livro, mas acho - assim como você - que ela foi audaciosa... Acho que ela quis quebrar com a história do convencional.

    Mas no geral, você sabe muito bem como eu me senti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Sou super ansiosa para ler essa trilogia. Pena que o preço está um pouco salgado.
    Mas muita gente fala bem.
    Parabéns pela resenha e o final não ser esperado, às vezes é bom, nem sempre. rs
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  16. Olá, Naty.
    Infelizmente eu ainda não comecei a ler a trilogia, apesar de amar distopias e os comentários serem super positivos.
    Infelizmente recebi um spoiler terrível do final desse livro na TL do twitter, me desanimou bastante, incrível como o povo consegue ser sem noção '-'!
    Sua resenha foi a mais positiva que li, a maioria do pessoal detestou esse final.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Terminou de ler o post? Aproveita para deixar seu comentário, é rapidinho! Os comentários são moderados portanto é necessário aguardar para que ele aparece por aqui. Obrigada!

Copyright © 2015 Just Books | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo